Costeletas de porco com cogumelos

A não perder

As costeletas de porco são presença comum na casa de muitos portugueses, já que são muito fáceis de preparar e combinam com uma grande variedade de acompanhamentos. Mas se procura variar um pouco na receita, nós temos a solução para si, num formato simples, rápido, e rico em sabor. Deixamos-lhe a nossa receita de costeletas de porco com cogumelos!

Sabe aqueles dias em que precisamos de uma receita rápida, de fácil preparo e que demanda poucos ingredientes? Pois as costeletas de porco com cogumelos são o prato ideal para os momentos em que estamos a desejar uma comida deliciosa, mas que, ao mesmo tempo, não nos faça perder tanto tempo na cozinha.

Assim, vamos-lhe mostrar como preparar as costeletas de porco com cogumelos e ter praticidade no seu dia-a-dia, sem comprometer o sabor – e ainda beneficiar das propriedades medicinais dos seus ingredientes. Leia este artigo até ao final e aprenda a recriar este prato de sabor avassalador e muito fácil de fazer.

Como pode conservar a carne de porco?

Os erros de armazenamento de alimentos podem ter grandes consequências. Na pior das hipóteses, você ou um ente querido podem acabar com uma infeção bacteriana ou um caso de intoxicação alimentar. Na melhor das hipóteses, está a desperdiçar ingredientes preciosos – e dinheiro na mercearia – sem necessidade de o fazer.

A boa notícia é que temos mais controlo do que nos damos crédito quando se trata de prevenir estas questões. Embora tenhamos boas intenções quando se trata de armazenar adequadamente ingredientes caros e perecíveis, como carne crua, há frequentemente confusão sobre as melhores práticas. Onde deve ser guardada a carne no frigorífico, e quando é o momento certo para a congelar? Devemos manter a carne na sua embalagem ou transferi-la para outro saco, embrulho ou recipiente para prolongar a sua longevidade? E qual é a melhor e mais segura forma de descongelar a carne quando está congelada?

Mas não se preocupe, porque respondemos às suas questões: para começar, deve armazenar a sua carne bem embrulhada para minimizar a exposição ao ar.

As embalagens em esferovite são ótimas para armazenar no frigorífico, mas se vai congelar a sua carne, para mais tarde fazer as costeletas de porco com cogumelos, recomendamos que abra a embalagem e embrulhe a carne mais firmemente em papel de plástico ou de congelador, e depois a feche num saco para congelador.

Se já abriu a carne e só usou metade, a melhor maneira de voltar a embrulhar o resto para armazenamento é com um embrulho plástico, optando depois por manter a carne no frigorífico ou congelá-la. Mas nunca volte a congelar o porco, uma vez que a qualidade da carne, tanto na textura como no sabor, sofrerá com a perda de humidade na congelação e descongelação repetidas.

a, melhor conservará a sua qualidade e integridade. Mas, de um modo geral, pode armazenar carne no congelador por um ano, no máximo, usando-a para receitas como esta de costeletas de porco com cogumelos.

Pratos deliciosos para acompanhar as costeletas de porco com cogumelos

Já que o objetivo desta receita de costeletas de porco com cogumelos é ser rápida e prática no seu dia-a-dia, que tal aproveitar e combinar com outros pratos deliciosos e igualmente fáceis de preparar? Para quem ama comida saborosa, a dica é: experimente harmonizar com o arroz árabe fácil e a massa com feijão. Tratam-se de receitas muito práticas e que ficam bem com tudo, e esta receita de costeletas não é, de todo, a exceção. Por outro lado, não tenha medo de a combinar com os seus acompanhamentos preferidos, porque os resultados serão, certamente, excelentes.

Siga a receita e delicie-se com as costeletas de porco com cogumelos. Bom apetite!

Costeletas de porco com cogumelos

Um prato que acompanha bem com tudo.
Preparação 2 mins
Cozedura 9 mins
Total 11 mins
Refeição Carnes
Cozinha Portuguesa

Ingredientes
  

  • 3 costeletas
  • 1 lata de cogumelos laminados
  • 1 copo de vinho branco
  • 1 colher de sopa de mostarda
  • Qb de azeite, alho em pó, sal, pimenta e tomilho

Preparação
 

  • Tempere as costeletas com sal e pimenta a seu gosto.
  • Coloque um pouco de azeite no fundo de uma frigideira, polvilhe um pouco de alho em pó e frite as costeletas até estarem prontas.
  • Retire as costeletas do lume e coloque-as no prato de servir.
  • Na mesma frigideira em que fritou as costeletas, coloque um pouco mais de azeite e de alho em pó. Adicione os cogumelos e um pouco de tomilho, e deixe cozinhar.
  • Retire os cogumelos e coloque-os por cima das costeletas.
  • Ainda na mesma frigideira ,acrescente o vinho e a mostarda, mexa bem, e deixe levantar fervura, mexendo com frequência.
  • Verta este molho por cima das costeletas e dos cogumelos.

Dicas

  • Para conseguir uma carne ainda mais tenra, bata-lhes bem com um rolo antes de a cozinhar.
  • Pode deixar a carne numa marinada de sal, pimenta, alho em pó e sumo de limão de um dia para o outro, para ganhar mais sabor.
  • Também pode usar cogumelos frescos na receita, mas deverá ter o cuidado de deixar que percam a sua água na totalidade, antes de os retirar do lume.
  • O molho de vinho e mostarda não precisa de ficar muito tempo no lume. Basta deixar ferver um ou dois minutos e está pronto a servir.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome aqui

Últimas receitas

Receitas recomendadas