Couve-flor no forno

A não perder

Se está à procura de um acompanhamento muito saudável, mas que não poupa no sabor, não se preocupe, porque nós temos a solução. Siga a nossa receita de couve-flor no forno e delicie-se com os resultados obtidos. Depois, diga-nos o que achou nos comentários!

Esta é provavelmente a forma mais fácil e saborosa de preparar couve-flor.
Em primeiro lugar, a couve-flor no forno é muito fácil de fazer. A couve-flor em si não requer realmente muita preparação e, uma vez no forno, não precisará realmente de se preocupar com ela, exceto talvez para verificar como cozinhou após algum tempo. Portanto, é um daqueles acompanhamentos fáceis, que pode ser emparelhado com qualquer tipo de receita, do peixe à carne. Assim, fica bem seja em que ocasião for, seja quando tem visitas ou quando lhe apetece algo rápido para o jantar!

Couve-flor no forno: benefícios do consumo de couve-flor

A couve-flor é um vegetal cruciferoso que se parece com uma versão branca do seu primo, os brócolos. Tal como os brócolos, os floretes de couve-flor estão ligados por um núcleo grosso, muitas vezes com algumas folhas leves à sua volta.

Embora o branco seja a cor mais comum, também encontrará couve-flor em tons de laranja, roxo, e verde. Não importa a cor, o sabor é o mesmo: suave e ligeiramente doce.

A couve-flor veio originalmente da região mediterrânica e chegou à Europa por volta do final do século XV. É uma descendente de um tipo de couve selvagem que é também o antepassado da couve, couve-de-bruxelas e couve-rábano. Dos 100 gramas de couve-flor numa só porção, 92 gramas são de água. Isso significa que este vegetal pode ajudá-lo a manter-se hidratado. É também uma boa fonte de fibra.

A couve-flor tem um grupo de substâncias conhecidas como glucosinolatos. À medida que se mastiga e digere, estas substâncias são decompostas em compostos que podem ajudar a prevenir o cancro – ajudam a proteger as células de danos e têm efeitos anti-inflamatórios, antivirais, e antibacterianos.

Como preparar os floretes para a couve-flor no forno

A couve-flor é um vegetal compacto e pesado, por isso é fácil de trabalhar. Para esta receita de couve-flor no forno:

  • Lave e seque. Depois de lavar em água corrente, seque bem a couve-flor (caso contrário, as sobras de água vão vaporizar e não vão permitir que o vegetal doure tão bem).
  • Retire quaisquer folhas verdes no fundo e corte o caule (que pode guardar para outras receitas).
  • Corte toda a cabeça ao meio na vertical, do caule para cima. Depois, com os dedos, parta cada metade em pedaços mais pequenos. Estes são os floretes.

Se preferir mais textura ou crocante, mantenha os seus floretes maiores para que possam dourar sem ficarem demasiado macios. Se preferir uma couve-flor no forno mais macia, parta-os para serem um pouco mais pequenos.

Algumas versões desta receita

A couve-flor no forno é uma grande tela em branco para adicionar sabores para mudar o seu acompanhamento e torná-lo ainda mais perfeito para uma refeição. Aqui estão algumas outras opções para mudar esta receita básica de couve-flor no forno, para que nunca se aborreça:

  • Couve-flor picante: Tempere as flores de couve-flor com 4 dentes de alho picados, raspas de 1 limão, 2 colheres de sopa de azeite, 1 colher de chá de pimenta em pó, 1 colher de chá de cominho, 1 colher de chá de colorau fumado, ½ colher de chá de flocos de pimenta vermelha, ½ colher de chá de sal, e ¼ colher de chá de pimenta preta antes de transferir para a assadeira e assar.
  • Couve-flor ao caril: Polvilhe 1-2 colheres de chá de pó de caril sobre a couve-flor antes de assar. Recomendamos começar com a quantidade mais baixa e adicionar mais, se achar necessário.
  • Couve-flor no forno com parmesão: Asse a couve-flor até quase ficar tenra, depois polvilhe com ½ chávena de queijo parmesão acabado de ralar e asse mais 3-4 minutos até o parmesão ter derretido.
  • Couve-flor com ervas: Polvilhe a couve-flor com 2 colheres de chá (total) das suas ervas secas favoritas como manjericão, orégãos, alecrim, e tomilho antes de assar.
  • Couve-flor com passas e pinhões: Enquanto a couve-flor está a assar, torre ¼ chávena de pinhões numa pequena frigideira, depois adicione ¼ chávena de passas e 2 colheres de sopa de azeite. Retire do lume e adicione à couve-flor no forno assim que esta estiver tenra.

Experimente ainda hoje a couve-flor no forno e renda-se ao seu sabor delicioso. Bom apetite!

Couve-flor no forno

Um acompanhamento rápido e rico em sabor.
Preparação 5 mins
Cozedura 30 mins
Total 35 mins
Refeição Acompanhamentos
Cozinha Portuguesa

Ingredientes
  

  • 1 couve-flor
  • 2 dentes de alho picados
  • Qb de azeite, sal e pimenta
  • Qb de malagueta em pó

Preparação
 

  • Pré-aqueça o forno a 200ºC. Entretanto, lave a couve-flor e corte-a em floretes.
  • Coloque a couve-flor num tabuleiro de ir ao forno. Tempere com o sal, pimenta, o alho picado, a malagueta em pó, e o azeite. Mexa bem.
  • Leve ao forno já quente durante cerca de 25 minutos. Retire do forno e sirva ainda quente.

Dicas

  • Pode substituir o alho picado por alho em pó, caso prefira.
  • Use um pouco de tomilho para temperar a couve-flor e assim dar-lhe mais sabor.
  • Pode usar um pouco de queijo ralado por cima da couve-flor. Retire a couve flor cinco minutos antes de estar pronta, cubra com o queijo, e volte a levar ao forno o restante tempo.
 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome aqui

Últimas receitas

Receitas recomendadas