Algumas receitas de sopas e cremes são tão saborosas e fáceis de fazer, que se tornaram presença assídua nas nossas mesas quando temos família e amigos. Uma dessas receitas é a de creme de marisco caseiro, que não toma muito do seu tempo durante a preparação e que tem um sabor que encanta a todos os que o provam.
Além disso, este creme é perfeito para aproveitar as cascas do camarão, que muitas vezes são mandadas para o lixo, o que é um verdadeiro desperdício. Afinal, aquilo que parece que não pode ser consumido na culinária tem um uso e um sabor muito especial, sendo perfeito não só para este creme de marisco caseiro, como também para a criação de caldos caseiros que podem ser congelados e usados conforme precisar.
A base do prato
São as cascas de camarão que são verdadeiramente a base deste creme de marisco caseiro, já que são elas que vão fazer o creme em si. Depois, os restantes ingredientes apenas servirão para tornar o creme mais espesso, com o miolo do camarão a servir mais como um toque decorativo do que propriamente como um toque de sabor.
A polpa de tomate
A polpa de tomate é muitas vezes usada para dar um pouco de cor aos pratos, e, neste caso, não é exceção. As cascas de camarão já deixarão o creme com um tom naturalmente avermelhado, mas é a polpa de tomate que lhe vai dar o seu tom típico alaranjado, assim como um toque de sabor especial.
O uso do vinho
Já há muito que percebemos que o vinho dá mais sabor aos pratos, razão pela qual vemos tantos pratos da nossa culinária tradicional a fazer uso dessa particularidade (como é o caso das nossas amêijoas com molho de tomate). Neste creme de marisco caseiro, o vinho ajudará um toque doce, mas ao mesmo tempo ligeiramente ácido ao prato, ajudando a harmonizar os diferentes sabores e tornando o resultado ainda mais apelativo ao paladar e ao olfato. É claro que, se não tiver vinho (ou se preferir), pode usar uma cerveja em sua substituição, tendo sempre em conta que a cerveja dará sempre um toque um pouco mais amargo ao seu prato, pelo que deverá ser usada com moderação.
A maizena
Este é aquele ingrediente indispensável à criação de um excelente creme de marisco caseiro, porque vai ser a maizena a engrossar o creme e a deixá-lo com o tradicional aspeto cremoso. Algumas pessoas poderão usar farinha para o mesmo efeito, mas a maizena ajuda a obter estes resultados sem correr o risco de engrumar. Ainda assim, deverá retirar um pouco do creme de camarão para uma tigela, dissolver nela a maizena, e só depois voltar a colocar tudo na panela, mexendo bem. Assim, diminui as suas hipóteses de criar grumos que podem arruinar a sua sopa.
Os toques finais
Toda a gente sabe bem que os olhos também comem, como diz o ditado popular, e é por isso que os toques finais são tão importantes para o sucesso do creme de marisco caseiro. Afinal, não só conseguirá decorar a sua refeição, como terá uma última oportunidade de lhe dar um pouco mais de cor e de sabor antes de a servir. Por isso, reserve o miolo de camarão ou outro marisco à sua escolha como decoração do creme e sirva tudo com um pouco de salsa picada (ou outra erva aromática à sua escolha) e com algumas fatias de pão de alho torrado, para completar o conjunto da melhor forma.
Fazer um creme de marisco caseiro é muito fácil e tem resultados excelentes, sem que para isso tenha que despender muito tempo na cozinha. Basta seguir a nossa receita e saborear os resultados. Bom apetite!

Creme de marisco caseiro
Ingredientes
- 250 g de camarão
- 1 cebola média
- 2 dentes de alho
- 3 colheres de sopa de polpa de tomate
- 2 colheres de sopa de maizena
- 50 ml de vinho branco
- 1 l de água
- Q.b. de azeite, sal, pimenta e piripiri
Preparação
- Descasque o camarão. Reserve o miolo num recipiente e as cascas e cabeças noutro.
- Leve a lume uma panela com um pouco de azeite, e refogue a cebola e o alho picados.
- Junte o vinho, a polpa de tomate e as cascas de camarão ao refogado, e deixe ferver até que as cascas fiquem bem vermelhas.
- Acrescente a água. Dissolva a maizena num pouco de água e junte também à panela. Tempere o creme a seu gosto, com sal, pimenta e piripiri.
- Triture tudo com a ajuda da varinha mágica. Passe o creme por um passador de rede e volte a levar a lume.
- Junte o miolo dos camarões ao creme e retifique os temperos, se necessário. Deixe cozinhar uns minutos, até o miolo de camarão estar cozinhado.
- Desligue o fogão e sirva o seu creme de imediato.
Dicas
- Para além do camarão, pode usar outro tipo de marisco para dar mais sabor à sua sopa. Junte-o ao mesmo tempo que o miolo de camarão.
- O vinho branco pode ser substituído por cerveja.
- Decore o creme com um pouco de salsa e com algumas fatias de pão torrado.