Creme de marisco caseiro

Mais populares

Algumas receitas de sopas e cremes são tão saborosas e fáceis de fazer, que se tornaram presença assídua nas nossas mesas quando temos família e amigos. Uma dessas receitas é a de creme de marisco caseiro, que não toma muito do seu tempo durante a preparação e que tem um sabor que encanta a todos os que o provam.

Além disso, este creme é perfeito para aproveitar as cascas do camarão, que muitas vezes são mandadas para o lixo, o que é um verdadeiro desperdício. Afinal, aquilo que parece que não pode ser consumido na culinária tem um uso e um sabor muito especial, sendo perfeito não só para este creme de marisco caseiro, como também para a criação de caldos caseiros que podem ser congelados e usados conforme precisar.

A base do prato

São as cascas de camarão que são verdadeiramente a base deste creme de marisco caseiro, já que são elas que vão fazer o creme em si. Depois, os restantes ingredientes apenas servirão para tornar o creme mais espesso, com o miolo do camarão a servir mais como um toque decorativo do que propriamente como um toque de sabor.

A polpa de tomate

A polpa de tomate é muitas vezes usada para dar um pouco de cor aos pratos, e, neste caso, não é exceção. As cascas de camarão já deixarão o creme com um tom naturalmente avermelhado, mas é a polpa de tomate que lhe vai dar o seu tom típico alaranjado, assim como um toque de sabor especial.

O uso do vinho

Já há muito que percebemos que o vinho dá mais sabor aos pratos, razão pela qual vemos tantos pratos da nossa culinária tradicional a fazer uso dessa particularidade (como é o caso das nossas amêijoas com molho de tomate). Neste creme de marisco caseiro, o vinho ajudará um toque doce, mas ao mesmo tempo ligeiramente ácido ao prato, ajudando a harmonizar os diferentes sabores e tornando o resultado ainda mais apelativo ao paladar e ao olfato. É claro que, se não tiver vinho (ou se preferir), pode usar uma cerveja em sua substituição, tendo sempre em conta que a cerveja dará sempre um toque um pouco mais amargo ao seu prato, pelo que deverá ser usada com moderação.

A maizena

Este é aquele ingrediente indispensável à criação de um excelente creme de marisco caseiro, porque vai ser a maizena a engrossar o creme e a deixá-lo com o tradicional aspeto cremoso. Algumas pessoas poderão usar farinha para o mesmo efeito, mas a maizena ajuda a obter estes resultados sem correr o risco de engrumar. Ainda assim, deverá retirar um pouco do creme de camarão para uma tigela, dissolver nela a maizena, e só depois voltar a colocar tudo na panela, mexendo bem. Assim, diminui as suas hipóteses de criar grumos que podem arruinar a sua sopa.

Os toques finais

Toda a gente sabe bem que os olhos também comem, como diz o ditado popular, e é por isso que os toques finais são tão importantes para o sucesso do creme de marisco caseiro. Afinal, não só conseguirá decorar a sua refeição, como terá uma última oportunidade de lhe dar um pouco mais de cor e de sabor antes de a servir. Por isso, reserve o miolo de camarão ou outro marisco à sua escolha como decoração do creme e sirva tudo com um pouco de salsa picada (ou outra erva aromática à sua escolha) e com algumas fatias de pão de alho torrado, para completar o conjunto da melhor forma.

Fazer um creme de marisco caseiro é muito fácil e tem resultados excelentes, sem que para isso tenha que despender muito tempo na cozinha. Basta seguir a nossa receita e saborear os resultados. Bom apetite!

Creme de marisco caseiro

Um prato que agrada a todos os que o provam
Preparação 10 mins
Cozedura 30 mins
Total 40 mins
Refeição Sopas
Cozinha Portuguesa

Ingredientes
  

  • 250 g de camarão
  • 1 cebola média
  • 2 dentes de alho
  • 3 colheres de sopa de polpa de tomate
  • 2 colheres de sopa de maizena
  • 50 ml de vinho branco
  • 1 l de água
  • Q.b. de azeite, sal, pimenta e piripiri

Preparação
 

  • Descasque o camarão. Reserve o miolo num recipiente e as cascas e cabeças noutro.
  • Leve a lume uma panela com um pouco de azeite, e refogue a cebola e o alho picados.
  • Junte o vinho, a polpa de tomate e as cascas de camarão ao refogado, e deixe ferver até que as cascas fiquem bem vermelhas.
  • Acrescente a água. Dissolva a maizena num pouco de água e junte também à panela. Tempere o creme a seu gosto, com sal, pimenta e piripiri.
  • Triture tudo com a ajuda da varinha mágica. Passe o creme por um passador de rede e volte a levar a lume.
  • Junte o miolo dos camarões ao creme e retifique os temperos, se necessário. Deixe cozinhar uns minutos, até o miolo de camarão estar cozinhado.
  • Desligue o fogão e sirva o seu creme de imediato.

Dicas

  • Para além do camarão, pode usar outro tipo de marisco para dar mais sabor à sua sopa. Junte-o ao mesmo tempo que o miolo de camarão.
  • O vinho branco pode ser substituído por cerveja.
  • Decore o creme com um pouco de salsa e com algumas fatias de pão torrado.
Artigo anteriorSopa branca rápida
Próximo artigoCanja de galinha de Natal

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome aqui

Mais recentes

Receitas semelhantes