Douradinhos caseiros

Mais populares

Os douradinhos fazem parte das refeições de muitas famílias, já que são muito saborosos e fáceis de preparar, podendo ser comprados em supermercados para maior conveniência. Mas a verdade é que nada bate uns bons douradinhos caseiros, já que podemos ajustar o seu sabor e ingredientes aos nossos gostos.

E, se pensa que fazer douradinhos em casa é demasiado complicado ou trabalhoso, podemos garantir-lhe que isso não é, de todo, verdade, e que o processo é até bastante simples. Basta ver a receita que lhe deixamos para perceber isso mesmo, até porque este prato pode ser feito até por iniciantes no mundo da culinária. Portanto, não há desculpas para não experimentar fazer uns douradinhos caseiros pelo menos uma vez.

O peixe

Para esta receita, vamos utilizar medalhões de pescada, embora possa utilizar outros tipos de peixe da sua preferência. Os medalhões devem estar frescos, devendo descongelá-los previamente caso seja necessário. Depois, tem a opção de cortar os medalhões em pedaços ou deixá-los assim. Prosseguindo com a receita, é claro que poderia simplesmente pegar no peixe e cobri-lo com os flocos de milho, mas a verdade é que os seus douradinhos caseiros podem ter muito mais sabor se utilizar uma marinada. Neste caso, a sua marinada levará sal, orégãos, iogurte natural e o sumo de um limão, devendo atuar durante pelo menos meia hora antes de se prosseguir com a confeção da receita.

Se quiser, pode sempre fazer substituições ou adições na sua marinada. Por exemplo, se não te um iogurte natural (não açucarado) em casa, pode substituí-lo por leite. Também pode usar outras ervas aromáticas que não o orégão, ou usar ervas e especiarias como um pouco de noz-moscada ou pimenta moída. Também pode usar menos sumo de limão, caso não goste de um sabor muito forte a limão.

Panar os douradinhos caseiros

Para os nossos douradinhos, vamos triturar finamente flocos de milho, que servirão para cobrir cada medalhão. Algumas pessoas preferem usar pão ralado, mas a verdade é que os flocos de milho dão uma textura muito mais crocante à receita, ajudando a criar uns douradinhos ainda mais deliciosos e apelativos, tanto para os olhos como para o paladar. Se quiser, pode dar um toque diferente aos seus flocos de milho juntando-lhe outros ingredientes. Por exemplo, pode colocar algumas ervas aromáticas da sua preferência na mistura, ou até mesmo um pouco de queijo ralado.

O tempo de forno

Estes douradinhos vão ser feitos no forno, para um resultado mais saudável e sem óleos adicionados. Apenas terá que cobrir o fundo de um tabuleiro de ir ao forno com papel vegetal e colocar cada pedaço de pescada panado por cima. Depois, leve ao forno por 20 minutos, acompanhado o processo de cozedura, porque, dependendo do aparelho, isto pode demorar mais ou menos tempo.

O que combina bem com os douradinhos caseiros?

Qualquer acompanhamento fica bom com esta receita, sendo essa parte da razão porque os douradinhos são tão populares no nosso país. Caso esteja sem ideias, não se preocupe, porque receitas não nos faltam. Portanto, sugerimos-lhe umas migas de espinafres saborosas, um arroz de cenoura delicioso ou o esparguete ao limão. Para algo mais leve, pode sempre servir o prato com uma salada com os seus ingredientes preferidos.

Como pode ver pelas nossas dicas, fazer uns douradinhos caseiros não é nada complicado e os resultados, esses, são de comer e chorar por mais. Portanto, reúna todos os ingredientes de que precisa, siga as nossas indicações e prepare-se para fazer pela primeira vez esta receita em sua casa. Temos a certeza de que vai ser uma experiência a repetir. Bom apetite!

Douradinhos caseiros

Uma receita prática e muito fácil de recriar
Preparação 10 mins
Cozedura 20 mins
Total 30 mins
Refeição Peixe e marisco
Cozinha Portuguesa

Ingredientes
  

  • 4 medalhões de pescada
  • 1 iogurte natural
  • 1 colher de sopa de orégãos
  • 1/2 colher de café de sal
  • 1/2 limão
  • 1 chávena de flocos de milho

Preparação
 

  • Numa taça, coloque o peixe (inteiro ou em pedaços, consoante a sua preferência). tempere com o sal, os orégãos, o iogurte e o sumo de limão. Deixe marinar durante pelo menos meia hora.
  • Entretanto, pré-aqueça o seu forno a 200ºC e triture bem os flocos de milho.
  • Forre um tabuleiro com papel vegetal. Passe cada lombo na mistura de flocos de milho, cobrindo bem. Coloque no tabuleiro.
  • Leve os seus douradinhos ao forno durante cerca de 20 minutos. Sirva de imediato.

Dicas

  • Pode usar outras ervas aromáticas a sue gosto, na marinada.
  • Se preferir, use um pouco de leite na marinada, em substituição do iogurte natural.
  • Pode juntar algum queijo ralado aos flocos de milho triturados, para dar um sabor diferente aos douradinhos.
  •  Antes de servir, regue os douradinhos com algumas gotas de sumo de limão.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome aqui

Mais recentes

Receitas semelhantes