É possível congelar queijo?

É possível congelar qualquer queijo sem quaisquer riscos para a saúde. Embora seja bom saber isto, levanta-se a questão “será uma boa ideia congelar queijo, apesar de ser possível?” A resposta a esta pergunta, em geral, é não. Isto porque a qualidade da maioria dos queijos é afetada pelo congelamento. A posição padrão sobre o congelamento de queijo para obter sabor e textura é: não o faça. No entanto, como acontece com qualquer regra, é possível encontrar exceções. Se o seu objetivo é impedir que os queijos se estraguem, e a textura e o sabor não são a sua principal preocupação, o congelamento funciona.

Como é que o congelamento afeta o queijo

Formam-se cristais de gelo no queijo durante o armazenamento no congelador, afetando o sabor e a textura. A água expande-se quando congela e contrai-se quando descongela. Esta ação quebra a estrutura molecular do queijo, fazendo com que este se torne quebradiço quando descongelado. Os queijos macios, em particular, emergem do congelador expelindo líquido separado da pasta restante, dura e algo granular.

Queijos que resistem ao congelamento

O queijo produzido industrialmente resiste ao congelamento com o mínimo de perda de qualidade. Grandes blocos de cheddar, por exemplo, são uniformemente lisos e sofrem menos danos de textura quando congelados do que tipos de queijo mais irregulares.

Queijos bem envelhecidos e de ralagem dura, como o pecorino Romano e o Parmigiano-Reggiano (parmesão), normalmente saem do congelador em condições de utilização. Mas estes tipos de queijos podem desenvolver um sabor ligeiramente metálico “queimado” durante o armazenamento no congelador. Uma vez que se mantêm quase indefinidamente no frigorífico bem embalados (sem perda de sabor), faz mais sentido guardá-los aí.

Os queijos ralados embalados, como a mozzarella destinada a ser derretida na pizza e as fatias destinadas a uma tosta mista, são bons candidatos para a conservação no congelador. De facto, o congelamento permite-lhe tê-los sempre à mão.

Queijos que não devem ser congelados

A textura dos queijos frescos, como o requeijão e o paneer, e dos queijos de pasta mole, como o brie, é a que mais sofre com o tempo no congelador. Da mesma forma, os queijos artesanais, com os seus sabores delicadamente equilibrados, saem do congelador visivelmente piorados pelo desgaste.

Também não guarde no congelador queijos com bolsas ou buracos finos. Estas pequenas bolsas de ar favorecem ainda mais os danos causados pelo ciclo de congelação e descongelação.

Como armazenar queijo com segurança

O queijo mantido continuamente no congelador dura indefinidamente do ponto de vista da segurança, mas a qualidade deteriora-se progressivamente com o tempo. Para obter melhores resultados:

  • Utilize o queijo congelado no prazo de três meses.
  • Guarde o queijo na embalagem original fechada ou em sacos de congelação com fecho de correr, com o ar expelido.
  • Se pretender guardar queijo fatiado, separe as fatias com papel vegetal e guarde-as num saco ou num recipiente hermético.
  • Descongele o queijo no frigorífico ou cozinhe-o a partir do estado congelado em pizzas, em caçarolas ou numa sanduíche de queijo grelhado.
  • Utilize o queijo descongelado no prazo de dois a três dias depois de o retirar do congelador.


Receitas com queijo para se deliciar