Erros a evitar ao deixar manteiga no balcão

Se é correto deixar a manteiga à temperatura ambiente ou não é uma questão muito debatida, mas a verdade é que não há problema nenhum em manter a manteiga à temperatura ambiente até duas semanas. A preocupação com a manteiga à temperatura ambiente é o facto de poder ficar rançosa. Mas isso não vai acontecer tão rapidamente como pensa – especialmente se evitar estes quatro erros.

Sim, a manteiga é um produto lácteo e os produtos lácteos degradam-se quando deixados à temperatura ambiente, mas a manteiga tem pelo menos 80 por cento de gordura e um teor de água muito inferior ao de outros produtos lácteos, o que faz com que seja um produto muito menos suscetível ao crescimento bacteriano.

Quanto tempo é que a manteiga pode ficar de fora do frigorífico?

Na maioria das ocasiões, a manteiga pode ficar à temperatura ambiente até duas semanas. A razão pela qual a manteiga pode ficar à temperatura ambiente durante um período de tempo substancial, enquanto que outras formas de produtos lácteos como o leite ou as natas não podem, é que a manteiga tem um teor de água muito mais baixo do que outros produtos lácteos, o que torna menos provável o desenvolvimento de crescimento bacteriano.

Erros a evitar quando se deixa a manteiga no balcão

  • Deixar o tipo errado de manteiga de fora.

Não há problema em deixar a manteiga sem sal no balcão durante algumas horas se estiver a planear cozinhar com ela, mas se vai deixar qualquer manteiga à temperatura ambiente durante um longo período de tempo, escolha manteiga com sal. Isto porque o sal acrescenta uma proteção extra contra qualquer tipo de crescimento bacteriano.

  • Armazenar a manteiga no recipiente errado.

A exposição à luz e ao ar são as duas principais razões pelas quais a manteiga fica rançosa ou se estraga, o que significa que é aconselhável ter cuidado com o recipiente em que está a armazenar a manteiga à temperatura ambiente. Deve ser evitado deixá-la simplesmente no invólucro em que veio ou mesmo apenas num prato embrulhado em película aderente.

Em vez disso, escolha um prato para manteiga que mantenha a luz e o ar fora. Pode também optar por um recipiente para manteiga. Com estes recipientes, a manteiga é mantida num pequeno pote que é imerso em água, criando uma vedação hermética. Tanto o prato como o pote ajudam a manter a manteiga macia e para barrar a uma temperatura constante.

  • Deixá-la numa cozinha muito quente.

Se vive num clima quente ou se está no pico do verão, a sua cozinha pode simplesmente estar demasiado quente para deixar a manteiga no balcão. Se a temperatura na sua cozinha se mantiver constantemente acima dos 20°C, é melhor guardar a manteiga no frigorífico.

  • Tirar demasiada manteiga de uma só vez.

Se a manteiga for armazenada em todas as condições corretas acima referidas, pode manter-se fresca até duas semanas. Por isso, não deixe de fora mais do que pensa que conseguirá consumir nesse pequeno período de tempo. Se não tiver a certeza de que a sua manteiga está boa para comer, basta cheirá-la. Se estiver rançosa, o cheiro será certamente desagradável e, se estiver disposto a prová-la, deverá ter um sabor desagradavelmente azedo. Nesse ponto, é altura de procurar manteiga fresca.


Receitas com manteiga que vai adorar

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.