Espargos com ovos

Mais populares

O nosso país tem uma gastronomia muito rica, sendo possível encontrar pratos tradicionais variados e com um sabor que nos encanta há gerações. É o caso dos espargos com ovos, um prato típico do Alentejo, mas que tem ganho cada vez mais apreciadores um pouco por todo o país. E por uma boa razão!

A combinação dos ingredientes pode parecer algo simples, mas, se há algo que a nossa culinária estabelece, é que não são precisas grandes complicações para se obter uma refeição que não só é nutricionalmente equilibrada como rica em sabor. E esta é uma das nossas receitas que prova isso mesmo.

Os espargos

Se antes eram apenas usados em algumas regiões do país, agora tornaram-se mais populares por todo o lado, devido a uma maior facilidade de acesso a este produto. Portanto, são cada vez mais populares as receitas com espargos, até porque estes se adaptam a todos os tipos de dieta, o que lhes dá uma enorme versatilidade.

Alguns bons exemplos da popularidade deste ingrediente (para além desta receita clássica) são a sopa de cenoura e espargos e o salmão no forno com batatas e espargos. Todas estas opções dão excelentes refeições, leves e muito nutritivas.

Para preparar os espargos, corte-lhes as bases e descarte-as. Coza este ingrediente inteiro, cortando-o em pedaços apenas após a cozedura. Os espargos demoram entre 5 a 7 minutos a ficarem cozinhados na perfeição, mas tenha em conta que os seus espargos ainda vão cozinhar um pouco na frigideira. Portanto, coza-os apenas cerca de 5 minutos, para evitar que eles passem do ponto com a restante cozedura.

O tempero

Alho, louro, sal, azeite e pimenta: isto é tudo o que precisa para dar mais sabor a um prato, seja ele qual for, com resultados fantásticos. E este prato não é exceção, porque vão ser estes temperos que lhe vão dar mais vida e sabor. Para maximizar ao máximo os seus temperos, pode seguir algumas dicas simples. No que diz respeito aos alhos, quanto mais pequenos os conseguir picar, mais do seu sabor vão dar ao prato. Portanto, leve o seu tempo e garanta que os pica bem. Pense bem no azeite que vai usar, porque o seu sabor vai alterar também o sabor do prato. Na culinária, apostar em azeites de qualidade nunca é demais.

O sal é outro ingrediente importante, que deve ser usado tanto nos espargos como nos ovos. Temperar cada ingrediente individualmente permite-lhe realçar os sabores de cada um, sem que o resultado final seja demasiado salgado e pouco apelativo ao paladar. Por fim, a pimenta ajuda a dar um toque diferente aos seus ovos, pelo que se recomenda o seu uso com este ingrediente.

Pode também usar ervas aromáticas, como os coentros e a salsa, para dar mais sabor ao seu prato de espargos com ovos antes de o servir. Para além do sabor, as ervas aromáticas darão também mais cor e tornarão mais apelativo o resultado final.

Ingredientes extra

É claro que pode usar outros ingredientes para dar ainda mais sabor aos seus espargos com ovos. Algumas boas opções são o chouriço, presunto ou até mesmo bacon, que trazem um sabor salgado ao prato que combina muito bem com os restantes ingredientes. Também pode utilizar outros legumes no prato, como cenoura, alho-francês ou courgette, assim como brócolos ou couve-flor. Os cogumelos também combinam muito bem com este prato de espargos com ovos.

Se ficou com água na boca e com vontade de experimentar a nossa saborosa receita de espargos com ovos, siga as indicações que lhe deixamos abaixo e crie este acompanhamento tão especial. Bom apetite!

Espargos com ovos

Uma receita típica alentejana
Preparação 5 mins
Cozedura 5 mins
Total 10 mins
Refeição Acompanhamentos
Cozinha Portuguesa

Ingredientes
  

  • 1 molho de espargos
  • 1 folha de louro
  • 2 dentes de alho picados
  • 6 ovos
  • Q.b. de sal, azeite e pimenta

Preparação
 

  • Lave bem os espargos e mergulhe-os em água a ferver e temperada com sal, durante uns minutos.
  • Retire os espargos, escorra-os e corte-os em pedaços pequenos.
  • Bata bem os ovos e tempere-os com sal e pimenta a seu gosto.
  • Coloque um pouco de azeite numa frigideira. Junte o alho e o louro e deixe dourar um minuto.
  • Acrescente os espargos e mexa bem. Depois, junte os ovos batidos, mexendo sempre com uma colher de pau.
  • Envolva tudo delicadamente e espere uns minutos, até os ovos começarem a cozinhar. Volte a mexer e desligue o fogão antes de os ovos secarem por completo. Sirva de imediato.

Dicas

  • Se quiser complementar a refeição, pode juntar um pouco de chouriço, presunto ou até bacon a este prato.
  • Esta receita acompanha bem com umas fatias de pão alentejano.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome aqui

Mais recentes

Receitas semelhantes