Espetadas de peru no forno

A não perder

Não perca as nossas receitas
Subscreva a nossa newsletter
Não irá receber spam. Poderá remover a subscrição a qualquer altura.
Invalid email address

As espetadas são um clássico do verão, mas a verdade é que mesmo sem ter acesso a um grelhador, é possível fazer um prato saboroso e muito prático. Para o provar, mostramos-lhe como pode fazer estas deliciosas espetadas de peru no forno, que combinam bem com tudo e fazem as delícias de quem as prova.

Desta forma, poderá deliciar-se com esta receita seja qual for a altura do ano e seja qual for a ocasião, porque se trata de um prato muito fácil de se fazer e que requer pouco trabalho da sua parte, bastante preparar os ingredientes e colocá-los no forno para ter uma refeição pronta em poucos minutos, o que é perfeito tanto para dias de semana como para quando tem convidados de última hora em casa.

As espetadas

Neste caso, a receita diz-lhe que use espetadas de peru já prontas, como as que se costumam encontrar nos supermercados. É claro que, se quiser, pode sempre fazer as suas próprias espetadas em casa, reunindo os ingredientes necessários com antecedência. No entanto, e apesar de fazer espetadas em casa ser fácil, o processo retira um pouco da rapidez que se pretende ao fazer este prato. Seja como for, a escolha é sua!

Pode utilizar apenas a carne de peru, mas recomendamos-lhe que use pimentos para intercalar os pedaços de carne, porque não só vão dar mais cor ao prato, como também darão um toque adocicado que combina muito bem com estas espetadas de peru no forno. Poderá utilizar também outros ingredientes à sua escolha.

A marinada

Este é um exemplo de uma marinada clássica portuguesa, que usa alguns temperos e especiarias e os conjuga com o sabor do azeite e do vinho para criar um sabor incrível. Pode sempre substituir alguns dos ingredientes por outros (como trocar o vinho branco por cerveja), ou até mesmo utilizar uma marinada ou molho completamente diferente. Sugerimos-lhe o nosso molho para frango de churrasco, o molho de laranja e mel ou o molho de limão, azeite e mostarda.

Caso pretenda seguir a receita que lhe deixamos abaixo, deixe as espetadas marinar pelo menos uma hora, para ganharem sabor. Poderá também deixá-las a marinar de um dia para o outro, para obter ainda melhores resultados. Caso escolha outro molho, siga as indicações da receita. Como regra geral, deverá colocar algum do molho durante a cozedura e depois no final, ao servir.

O tempo de cozedura

Apenas deverá colocar as espetadas de peru no forno quando este estiver na temperatura correta, para que a carne comece logo a cozinhar e a dourar. Nesta receita, deixamos-lhe um tempo indicativo de meia hora no total, para a cozedura, mas este tempo vai variar consoante o seu forno, pelo que deverá acompanhar o processo. Vire também as espetadas a meio da preparação, para que dourem dos dois lados. A carne de peru deve ser totalmente cozinhada antes de ser consumida. Portanto, apenas a deve retirar do forno quando tiver a certeza que ela está no ponto.

Os toques finais

Prepare um acompanhamento rápido para as suas espetadas de peru no forno, como uma salada básica. Também poderá colocar algumas batatas ou legumes da sua preferência a assar no forno ao mesmo tempo que as suas espetadas, para uma refeição ainda mais simples.

Por fim, pique algumas ervas aromáticas à sua escolha, como salsa, cebolinho ou coentros, e polvilhe as espetadas com elas antes de as servir. Isso vai dar mais cor e sabor ao seu prato, tornando-o ainda mais apelativo.

Siga as nossas indicações e faça estas deliciosas espetadas de peru no forno, deliciosas e com resultados que agradam a todos os que as provam. Bom apetite!

Espetadas de peru no forno

Mesmo sem brasas, é possível saborear umas deliciosas espetadas
Preparação 5 minutes
Cozedura 30 minutes
Total 35 minutes
Refeição Carnes
Cozinha Portuguesa

Ingredientes
  

  • 6 espetadas de peru
  • 3 dentes de alho laminados
  • 3 colheres de chá de massa de pimentão
  • 30 ml de vinho branco
  • Q.b de sal e azeite
  • 1 folha de louro

Preparação
 

  • Coloque as espetadas num tabuleiro de ir ao forno. Tempere-as com o sal, o pimentão, o louro, o alho, o azeite e o vinho. Deixe marinar durante pelo menos uma hora.
  • Pré-aqueça o forno a 200ºC. Quando o forno estiver quente, leve as espetadas a cozinhar até estarem prontas (cerca de meia hora). Sirva de imediato.

Dicas

  • Pode substituir o vinho branco por cerveja, na marinada.
  • Idealmente, deverá deixar as espetadas a marinar de um dia para o outro. Vá virando as peças de vez em quando, para que todos os lados tenham contacto com a marinada.
  • Pode temperar usando ervas aromáticas, como salsa ou coentros.
Artigo anterior
Próximo artigo

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome aqui

Últimas receitas

Receitas recomendadas