As favas são um ingrediente bastante presente na nossa culinária, sendo utilizadas nos mais diversos tipos de pratos, dos mais simples aos mais complexos. Se é um apreciador deste ingrediente, esta receita de favas com entrecosto à alentejana vai certamente tornar-se numa das suas preferidas.
Para excelentes resultados, apenas tem que seguir as nossas indicações e, em pouco tempo, terá uma refeição cheia de sabor e que faz as delícias de todos os que a provam. Esta é uma daquelas receitas que é excelente tanto para refeições semanais, como para quando tem convidados em casa, especialmente aqueles que são apreciadores da cozinha tradicional portuguesa. Irão gostar tanto que lhe pedirão a receita das suas favas com entrecosto à alentejana!
Tudo sobre favas
A fava é uma cultura primaveril que é cultivada e consumida em todo o mundo. Uma das mais antigas plantas cultivadas conhecidas, a fava data de cerca de 6000 a.C. e era comida pelos antigos gregos, romanos, e colonos do Mediterrâneo oriental. Atualmente, a fava faz parte da cozinha asiática, do Médio Oriente, europeia (como estas favas com entrecosto à alentejana), sul-americana, e africana. As favas frescas podem ser consumidas cruas, cozinhadas ou secas para uso posterior, e o feijão versátil pode ser utilizado para saladas, guisados, molhos, recheios, snacks, e muito mais.
A fava cresce em grandes vagens verdes, numa planta de ervilha fácil de cultivar que é colhida na primavera. Dentro das vagens almofadadas encontram-se feijões verdes grandes, planos e brilhantes, com uma pele dura e clara que é tipicamente removida antes de comer. Para esta receita de favas com entrecosto à alentejana, pode usar as favas com ou sem a pele, segundo a sua preferência.
As vagens pequenas e jovens podem por vezes ser comidas inteiras, mas os feijões são tipicamente removidos da vagem. O feijão é descascado, arrancando a extremidade do caule da vagem e puxando o cordel aderente. Tire os feijões para fora e repita com as restantes vagens. Os feijões frescos e descascados são frequentemente branqueados para facilitar a remoção da pele dura e clara.
Para descascar os feijões branqueados, use o polegar para abrir a parte superior da pele na covinha do feijão e remover assim a segunda cápsula. Assim que o trabalho de preparação estiver fora do caminho, o feijão pode ser utilizado como está ou ser mais cozinhado, dependendo da receita. As favas podem ser comidas cruas, cozidas, cozidas a vapor, estufadas (como no caso destas favas com entrecosto à alentejana), amassadas, salteadas, fritas, ou assadas.
Os feijões de fava secos são preparados muito como outros feijões secos e devem ser demolhados antes de se cozinharem, em lume baixo e lentamente, em muita água.
Os feijões frescos, sem casca, podem ser armazenados num saco de plástico no frigorífico até 10 dias. Os feijões mais novos e mais pequenos devem ser utilizados o mais cedo possível. O feijão sem casca pode ser armazenado num recipiente hermético no frigorífico por um máximo de dois dias, ou congelado por um máximo de um mês. As favas secas podem ser mantidas num recipiente hermético à temperatura ambiente durante um ano, no máximo.
Servir as favas com entrecosto à alentejana
Esta é uma receita bastante completa e saborosa, que sacia durante muito tempo, e, portanto, pode ser servida por si só. No entanto, pode sempre complementar os sabores deste prato com uma sopa ou uma salada. Recomendamos que experimente a combinação com a sopa de nabiças e a salada de repolho e cenoura. As duas receitas são simples, mas cheias de sabor.
Faça ainda hoje as suas favas com entrecosto à alentejana e prepare-se para se deliciar com o seu sabor. Bom apetite!

Favas com entrecosto à alentejana
Ingredientes
- 1,5 kg de favas descascadas
- 1 chouriço
- 1 kg de entrecosto cortado em pedaços
- 1 morcela
- 1 cebola
- 4 dentes de alho
- 1 ramo de coentros
- 1 dl de azeite
- 1 copo de vinho branco
- 1 colher de sobremesa de colorau
- 1 colher de sopa de molho de tomate
- Q.b. de sal
Preparação
- Pique a cebola e o alho. Coloque o azeite numa panela e refogue nele a cebola e o alho.
- Acrescente o entrecosto e 1/3 do chouriço quando a cebola ficar translúcida. Deixe refogar uns minutos.
- Junte a polpa de tomate, o colorau, o vinho e tempere com sal a seu gosto.
- Tape a panela e deixe cozinhar por cerca de 15 minutos.
- Junte a morcela e as favas. Se necessário, junte um pouco de água para cobrir as favas.
- Coloque o restante chouriço por cima das favas, tape a panela e deixe cozinhar, até as favas estarem prontas.
- Quando as favas estiverem cozinhadas, cubra com coentros picados e sirva de imediato.
Dicas
- Pode optar por fazer este prato na panela de pressão, o que leva a que as favas cozam em cerca de 20 minutos.
- Se quiser, substitua os coentros por salsa.
- Pode usar outros enchidos da sua preferência nesta receita.