Existem diversas receitas que nos permitem ter uma refeição saborosa e saudável em poucos minutos, sem que para isso tenhamos de passar muito tempo na cozinha. Uma dessas receitas é a de filetes de pescada fritos, com um maravilhoso sabor a limão que não deixa ninguém indiferente.
Servidos com uma salada, para algo mais leve, ou com um acompanhamento como o arroz de repolho e cenoura, estes filetes de pescada fritos vão ser sempre um sucesso em sua casa. Além disso, tem sempre a opção de personalizar ainda mais a receita ao seu gosto, juntando-lhe ervas aromáticas e queijo.
Filetes de pescada fritos: dicas para fritar peixe
É verdade que fritar peixe não tem nada de complicado, e é por isso que os seus filetes de pescada fritos vão sair sempre tão bem. No entanto, se quer levar o seu peixe frito a outro nível, deixamos-lhe algumas coisas a ter em consideração.
- Escolher a melhor frigideira para fritar. A fritura pode ser uma atividade suja e perigosa. Assim, é necessário um recipiente para cozinhar que minimize os salpicos. Tenha cuidado para não encher demasiado a frigideira com óleo, ou este irá borbulhar quando colocar o seu peixe para fritar.
- Não faça massas demasiado espessas. Quando se trinca uns filetes de pescada fritos, não se deve ver mais massa do que peixe, mas este é um erro comum. O melhor peixe empanado tem uma ligeira camada que fica estaladiça na fritadeira. Dá textura e satisfaz os desejos de comida frita, mas o destaque deve continuar a ser o peixe.
- Tempere as massas. A mesma sabedoria antiga sobre temperar a farinha para o frango frito também se aplica à fritura de peixe. Se o seu revestimento não estiver temperado, a primeira coisa que interage com as suas papilas gustativas será sem brilho. Certifique-se de que salga as suas massas para panar, quer sejam húmidas ou secas. O sal é o único componente que garante que todas as camadas do seu prato estão devidamente temperadas. Assim, não deixe de temperar o ovo, a farinha e o pão ralado destes filetes de pescada fritos, usando sal, ervas aromáticas ou até queijo ralado.
- Monitorizar a temperatura do óleo. Uma das partes mais difíceis da fritura é manter a temperatura do óleo. É importante manter o óleo a uma temperatura consistente durante todo o processo de cozedura para fritar bem o peixe. É natural que haja algumas variações quando se adicionam alimentos a uma panela de óleo quente, mas se a temperatura baixar demasiado, corre-se o risco de não conseguir dourar e tornar o peixe estaladiço.
- Fritar em lotes. Uma das formas de a temperatura do óleo baixar demasiado depressa na fritura é encher demasiado a frigideira, um erro que todos cometem quando fritam alimentos. O óleo está muito quente e, quando se junta um monte de peixe à temperatura ambiente ou mais frio, a temperatura desce rapidamente. Além disso, quanto mais frio estiver o peixe, mais a temperatura do óleo baixará. Para evitar baixar demasiado a temperatura, frite o peixe em lotes.
- Sirva os filetes de pescada fritos imediatamente. Fez todos os passos certos para se certificar de que obtém o peixe frito perfeito, por isso não deixe que o seu trabalho árduo seja desperdiçado. Os alimentos fritos não devem ficar parados à espera de serem servidos. Quando o peixe sai da fritadeira ainda quente, é quando está no seu melhor. Deve servir o seu peixe frito assim que estiver cozinhado, ou pelo menos enquanto ainda estiver quente e estaladiço.
Recrie esta receita simples em sua casa e faça estes maravilhosos filetes de pescada fritos. Bom apetite!

Filetes de pescada fritos
Ingredientes
- 4 filetes de pescada
- 2 dentes de alho
- 2 ovos
- 1 limão
- Q.b. de farinha, pão ralado, sal e pimenta
Preparação
- Comece por marinar a pescada. Coloque o peixe numa tigela, tempere com sal e pimenta, cubra com os alhos picados e regue com o sumo de um limão. Deixe marinar por pelo menos uma hora.
- Aqueça óleo suficiente numa panela para cobrir metade dos filetes.
- Quando estiver quente, coloque a farinha numa tigela, os ovos batidos noutra, e o pão ralado noutra.
- Escorra bem os filetes de pescada. Passe cada filete na farinha, depois no ovo e por último no pão ralado.
- Frite em óleo quente até dourar os dois lados. Sirva ainda quente.
Dicas
- Pode deixar o peixe na marinada por mais tempo para obter um sabor melhor. Se quiser, pode deixá-los de um dia para o outro e retirá-los da marinada somente quando os filetes estiverem fritos.
- O óleo que usa para fritar os filetes não deve ser reaproveitado, por isso procure não usar uma fritadeira.
- Pode mergulhar os filetes apenas na farinha e no ovo. Depois de mergulhados no ovo, devem ser mergulhados novamente na farinha antes de fritar.
- Misture o pão ralado com ervas secas ou até queijo ralado para dar ao filete um aspeto crocante e delicioso.
- Tempere os ovos batidos com um pouco de sal e ervas secas para tornar a massa mais saborosa.
- Também pode usar esta receita para outros tipos de peixe branco, como o pangásio.
- Ao retirar os filetes do óleo, escorra o excesso de óleo com papel absorvente.