Filetes de pescada na grelha

A não perder

Não perca as nossas receitas
Subscreva a nossa newsletter
Não irá receber spam. Poderá remover a subscrição a qualquer altura.
Invalid email address

A pescada é um peixe muito versátil, que pode ser acompanhada dos mais diversos ingredientes e pratos para criar uma refeição deliciosa em poucos minutos. E esse é o caso da receita que hoje lhe deixamos, de filetes de pescada na grelha, que ficam bem com tudo e agradam a todos.

Com esta receita, terá a opção de seguir as indicações como as deixamos, ou pode sempre personalizar ainda mais os sabores adicionando outros sabores à sua pescada, como ervas aromáticas da sua preferência ou até algum molho que seja do seu agrado, até porque os filetes de pescada na grelha têm um sabor que fica bem com tudo.

Filetes de pescada na grelha: dicas para grelhar peixe

Grelhar não costuma ser uma tarefa muito complicada e traz resultados saborosos para a nossa mesa, mas pode sempre considerar algumas destas dicas para uns filetes de pescada na grelha ainda mais saborosos e que saem sempre bem.

Comece com um grelhador limpo
Pode parecer algo óbvio, mas a primeira coisa a saber é que um grelhador limpo é essencial quando se trata de grelhar peixe, porque o peixe é delicado e pode agarrar-se ao grelhador, dificultando a sua viragem e levando a todo o tipo de problemas (como uns filetes de pescada na grelha que se desintegraram). E uma das razões pelas quais o peixe se cola é o facto de o grelhador não estar limpo.

Todas aquelas pequenas manchas de sujidade queimada que podem ser invisíveis num bife ou num hambúrguer vão agarrar-se ao peixe. Por isso, dedique alguns momentos extra a raspar, escovar e olear bem o grelhador antes de colocar o peixe. É claro que deve limpar o grelhador de qualquer forma. Mas com o peixe é especialmente importante.

Temperatura ambiente
Deve deixar o peixe atingir a temperatura ambiente antes de o grelhar. Isso significa deixá-lo no balcão durante 30 a 60 minutos. No entanto, isso não significa deixá-lo ao sol durante 30 a 60 minutos. Se estiver ao ar livre, certifique-se de que o seu peixe está coberto e à sombra, para que os filetes de pescada na grelha não fiquem estragados.

Grelhar peixe numa tábua
O método mais fácil de todos é grelhar o peixe numa tábua. Uma tábua é simplesmente uma placa de madeira, normalmente de cedro, mas por vezes de carvalho, ácer, cerejeira ou macieira. Depois de demolhar a tábua durante algumas horas, basta pincelar a parte superior com óleo, colocá-la na grelha quente e colocar o peixe por cima. Tape o grelhador e cozinhe durante cerca de 12 minutos. Nem sequer é necessário virar o peixe.

Uma das vantagens desta técnica é que a tábua começará a arder (embora não deva realmente incendiar-se), o que adicionará um maravilhoso sabor a fumo ao peixe que não se obtém quando se grelha diretamente na grelha. E pode utilizar uma tábua num grelhador a gás ou a carvão. Portanto, se quer uns filetes de pescada na grelha ainda mais diferenciados, esta é uma opção a considerar.

Saber quando o peixe está pronto
Muitas receitas dizem que o peixe está pronto quando se lasca facilmente, mas este é, na verdade, o ponto em que o peixe está demasiado cozinhado. Em vez disso, esforce-se por retirar o peixe do grelhador quando começar a escamar, e não quando escamar facilmente.

Prepare os seus filetes de pescada na grelha e delicie-se com o seu sabor único. Bom apetite!

Filetes de pescada na grelha

Um prato com um sabor a verão
Preparação 10 minutes
Cozedura 15 minutes
Total 25 minutes
Refeição Peixe e marisco
Cozinha Portuguesa

Ingredientes
  

  • 2 filetes de pescada sem pele ou espinhas
  • 1 limão pequeno
  • Q.b. de farinha para envolver os filetes
  • Q.b. de sal e pimenta para temperar

Preparação
 

  • Tempere o peixe com o sal, a pimenta e o sumo de limão. Deixe marinar durante uma hora, no mínimo, para o peixe ter mais sabor.
  • Aqueça uma grelha até esta estar bem quente. Depois, escorra o peixe, passe-o na farinha (adiantadamente colocada num prato) e coloque os peixes na grelha.
  • Vire o peixe apenas quando este parecer que está cozinhado do lado da grelha, usando uma espátula para ajudar. Deixe cozinhar até que sinta o meio dos filetes firme. Sirva quente.

Dicas

  • A pescada pode ficar a marinar durante mais tempo, ou mesmo de um dia para o outro. Quanto mais tempo estiver na marinada, mais sabor terá.
  • Se quiser, pode não usar farinha para envolver o peixe. Este ingrediente apenas ajuda a que o peixe mantenha o sabor enquanto grelha.
  • A grelha deve estar muito quente quando colocar o peixe.
  • O peixe irá descolar com relativa facilidade da grelha quando estiver bem cozinhado de um dos lados.
  • Pode usar o que restou da marinada para ir regando os filetes enquanto estes estão na grelha. Use um pincel de culinária para o fazer.
  • Se não tem grelhador, pode usar uma frigideira quente para cozinhar os filetes. Use um pouco de azeite para que o peixe não cole tanto.
Artigo anterior
Próximo artigo

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome aqui

Últimas receitas

Receitas recomendadas