São muitas as receitas com um toque mais tradicional que se mantiveram no topo das preferências de muitas pessoas ao longo dos tempos, pelo seu sabor e textura. Um desses casos é o do frango à passarinho, que, a estas vantagens, alia a facilidade de preparo. É, portanto, uma receita a não perder.
Servido com diversos acompanhamentos e com um molho da sua preferência, o frango à passarinho é a forma perfeita de dar mais vida a qualquer refeição, seja qual for a ocasião. Assim, temos a certeza de que, assim que provar os resultados, vai querer repetir esta receita muitas mais vezes.
Frango à passarinho: como escolher a melhor carne?
Muitos de nós não consideram ou nem sequer se apercebem que um bom frango tem um determinado aspeto, o que nos pode ajudar a escolher a melhor carne para pratos como o frango à passarinho. É suposto um bom frango ter:
- Pele de cor amarela, sem outra cor.
- A carne deve ter um tom rosado claro e um aspeto natural, tanto na forma como no corte.
- Deve ter um aspeto rechonchudo e não danificado, sem amolgadelas ou vincos.
- Os peitos devem ser cor-de-rosa muito claro, com muito pouca gordura.
- A carne escura deve ser rosa escuro com gordura branca.
- O frango deve ser inodoro. Não deve ser possível sentir qualquer cheiro no exterior ou à volta da embalagem, nem quando a abrir em casa. O frango de qualidade não deve ter qualquer tipo de cheiro. Se cheirar mal, deite-o fora imediatamente ou não o compre.
Ler o rótulo do seu frango e compreender o que a informação lhe pode dizer dar-lhe-á uma quantidade surpreendente de informação sobre a carne que está prestes a comprar, como o modo de criação. Por isso, é sempre uma boa ideia ler atentamente o rótulo do seu frango e de qualquer carne, antes de a comprar.
Muitos rótulos afirmam que o seu produto é fresco. E, embora possa ter sido, muitas mercearias fazem com que o frango chegue congelado, depois descongelam-no para ser apresentado nas prateleiras e muitos consumidores involuntários levam esse frango congelado e descongelado para casa e voltam a congelá-lo. A congelação altera todo o sabor do frango fresco e congelá-lo e depois descongelá-lo mais do que uma vez faz uma enorme diferença no sabor do seu frango à passarinho.
O congelamento também pode alterar a textura da carne de frango. Certifique-se de que sabe se o frango foi ou não pré-congelado e descongelado antes de decidir levá-lo para casa para o guardar no congelador. O frango só deve ser congelado uma vez para manter a carne suculenta, tenra e saborosa.
Faça ainda hoje o seu frango à passarinho e delicie-se com o seu sabor. Bom apetite!

Frango à passarinho
Ingredientes
- 8 pernas de frango
- 1 limão
- 4 dentes de alho
- 100 ml de vinagre de vinho branco
- 2 folhas de louro
- Q.b. de sal, piri piri e pimenta
- Q.b. de óleo de fritar
Preparação
- Faça alguns cortes no frango e coloque-o num tacho. Tempere com sumo de limão, louro, vinagre e sal, pimenta e piri piri a seu gosto. Deixe marinar por algumas horas ou durante a noite.
- Aqueça o óleo até que fique bem quente. Retire o frango da marinada, escorra um pouco e frite em óleo por cerca de 20 minutos.
- Retire o frango do óleo com uma colher e deixe escorrer em papel absorvente. Sirva ainda quente.
Dicas
- Se não tiver piri piri, use malagueta picada na marinada.
- Antes de marinar, é importante fazer alguns cortes no frango para dar mais sabor.
- Se não tiver óleo para fritar, pode usar azeite. Ambos podem ser salvos para uso futuro.
- A carne deve ser totalmente coberta com óleo de fritura para que a peça cozinhe por igual e assim obtenha um melhor resultado.
- Adicione alho em pó à marinada para dar sabor ao prato.
- Sirva com salsa picada ou um molho à sua escolha.