Gambas com molho de mostarda

Mais populares

As gambas são uma entrada ou petisco clássico, capazes de agradar tanto a gregos como a troianos. Mas, se procura uma versão ligeiramente diferente, temos a receita para si: umas gambas com molho de mostarda que são de comer e chorar por mais! Siga as indicações e recrie o prato em sua casa, sem ter de perder muito tempo na cozinha.

Uma vez que tenha provado esta receita, temos a certeza de que a vai querer repetir por muitas mais vezes, seja em que ocasião for. É uma forma perfeita de terminar um longo dia de trabalho, ou para quando tem convidados inesperados em casa. E, como as gambas com molho de mostarda são tão versáteis, podem ser servidas quer como prato principal (juntamente com algum tipo de acompanhamento) quer como entrada ou petisco.

As gambas

Na receita, iremos pedir-lhe que cozinhe as gambas por cinco minutos (até estarem rosadinhas). Depois, irá reservá-las e prosseguir com a criação do agradável molho. No entanto, pode sempre cortar tempo neste passo comprando as suas gambas já cozinhadas num supermercado, ou cozinhando-as com alguma antecedência e guardando-as no frigorífico ou no congelador (consoante o tempo que vai demorar a usá-las. Pode parecer pouco, mas poupar 5 minutos quando não nos apetece cozinhar ou quando estamos cansados faz toda a diferença.

O molho

Para as suas gambas com molho de mostarda, vamos criar um molho cheio de sabor e que complementa muito bem com o sabor das gambas. Para isso, iremos apenas usar ingredientes simples, como o azeite e o vinho, assim como a maionese. Alguns dos ingredientes que lhe indicamos na receita ajudam a dar-lhe ainda mais sabor, mas são de uso opcional, como é o caso do caldo de galinha dissolvido (que também pode ser substituído por caldo de marisco, caso queira). A farinha serve para tornar o molho mais grosso, pelo que deve ser sempre utilizada (ou, no máximo, substituída pela mesma quantidade de maizena).

No final da preparação, irá voltar a juntar as gambas, mexendo bem para que estas fiquem bem cobertas de molho. Por fim, espalhe um pouco de salsa picada por cima das suas gambas com molho de mostarda. É a forma perfeita de dar um último toque de cor ao prato. É claro que também pode optar por usar outras ervas aromáticas da sua preferência, como a salsa, os orégãos, o manjericão ou o cebolinho. Caso não tenha ervas frescas, pode sempre utilizar ervas secas, mas, nesse caso, junte-as o mais cedo possível ao seu molho, para que este fique com algum do seu sabor de forma mais intensa.

Por fim, esta receita não usa sal ou pimenta na sua preparação, até porque o cubo de caldo já tem bastante sal. No entanto, se provar e achar que é necessário (ou se não usou o caldo) pode sempre adicionar uma pequena quantidade de sal e pimenta, mexer bem, voltar aprovar e, se necessário, repetir até os sabores das gambas com molho de mostarda estarem no ponto.

Servir as gambas

As suas gambas com molho de mostarda podem ser servidas sozinhas ou acompanhadas, consoante a sua preferência. Neste último caso, recomendamos-lhe receitas como a de arroz no forno com salsa, o esparguete ao limão, a salada de batata rápida ou a salada caprese tradicional. Pode também servir apenas acompanhado com pão ou tostas.

Como pode ver, não é nada difícil recriar em sua casa esta receita de gambas com molho de mostarda, e o resultado vale sempre muito a pena. Aliás, temos a certeza de que, depois de provar, vai querer repetir a receita muitas mais vezes. Bom apetite!

Gambas com molho de mostarda

Uma receita com um sabor diferente
Preparação 5 mins
Cozedura 10 mins
Total 15 mins
Refeição Entradas e petiscos
Cozinha Portuguesa

Ingredientes
  

  • 1 kg de gambas
  • 6 colheres de sopa de azeite
  • 1 cebola picada
  • 2 dentes de alho esmagados
  • 200 ml de vinho branco
  • 1 cubo de caldo de galinha dissolvido
  • 2 colheres de sopa de mostarda
  • 4 colheres de sopa de coentros picados
  • 1 colher de sopa de farinha

Preparação
 

  • Coloque 3 colheres de sopa num tacho. Cozinhe as gambas durante cerca de 5 minutos e reserve-as.
  • Entretanto, noutro tacho, coloque o restante azeite e refogue a cebola e o alho. Depois, junte a farinha e mexa durante cerca de 1 minuto.
  • Adicione o vinho, o caldo de galinha e a mostarda. Mexa bem e deixe cozinhar durante 2 minutos.
  • Junte o camarão e os coentros e deixe apurar mais um minuto antes de servir.

Dicas

  • Pode usar um pouco de sal e pimenta para dar ainda mais sabor ao molho.
  • Use também uma ou duas folhas de louro enquanto cozinha o molho, retirando-as antes de juntar o camarão.
  • Pode usar salsa em vez de coentros.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome aqui

Mais recentes

Receitas semelhantes