Gelado caseiro de nata

Mais populares

Pode parecer difícil fazer gelados em casa, mas a verdade é que existem muitas receitas que são simples e que não exigem o uso de equipamento especial. É o caso deste gelado caseiro de nata, cuja receita aqui lhe deixamos, para que o possa experimentar e deliciar-se com os resultados. Tudo o que tem que fazer é seguir as nossas indicações, levar o gelado ao frio e esperar de um dia para o outro para o provar.

E se pensa que fazer gelados em casa é algo de muito complicado e de que vai precisar de imensos equipamentos mais especializados para o conseguir, temos a certeza de que vai gostar de saber que esse não é, de todo, o caso. Os equipamentos que vai usar são os que já tem por casa, e os próprios ingredientes são muito simples e fáceis de arranjar.

Porquê fazer gelados em casa?

Pode ser essa a pergunta que está a fazer a si mesmo, até porque é muito fácil ir a um supermercado e comprar o gelado que preferir, consumindo-o logo. Mas a verdade é que, ao fazer gelados em casa (como este gelado caseiro de nata), está a ter um maior controlo sobre os diferentes elementos deste doce, pelo que o resultado não terá tantos açúcares e aditivos adicionados. Além disso, consegue personalizar ao máximo o seu gelado, adicionando-lhe os ingredientes que preferir. É verdade que tem que esperar um pouco para que o seu gelado solidifique, mas, tendo em conta as vantagens e o sabor do resultado, acredite que a espera compensa.

O seu gelado caseiro de nata

Para fazer este gelado, vai utilizar apenas 5 ingredientes, todos eles com a sua função em termos de sabor e textura do resultado final. Primeiro, deverá misturar o leite, o açúcar, o ovo e as gemas, até ter uma mistura homogénea. Depois, deverá levar esta mistura a lume (brando) até engrossar, retirando-a depois do lume e deixando-a arrefecer. Enquanto este preparado arrefece, bata as natas. Para melhores resultados, sugerimos-lhe que guarde as natas no frigorífico antes de as bater. Depois, incorpore as natas no preparado anterior e leve ao congelador por seis horas, antes de voltar a bater tudo e levar ao congelador por mais umas horas, antes de poder provar o seu gelado.

Um toque especial no seu gelado

Existem algumas formas de dar ainda mais sabor ao seu gelado. Por exemplo, pode usar um pau de canela na mistura de leite, que passará o seu sabor a estes ingredientes, o que se irá refletir nos resultados como um ligeiro sabor a canela. Também pode substituir um pouco do açúcar branco por açúcar baunilhado, para algo de diferente. Por fim, pode juntar coisas como pepitas de chocolate, raspas de limão ou laranja, pedacinhos de bolacha, ervas aromáticas, frutos secos picados ou até mesmo pedaços de fruta ao seu gelado, incorporando-os ao mesmo tempo que as natas. Use a sua imaginação e verá que consegue criar gelados incríveis.

A decoração

Antes de servir o gelado caseiro de nata, decore-o, para tornar a visão ainda mais apelativa. Pode usar raspas de chocolate, frutos secos bem picados ou bolacha triturada para dar mais vida ao seu gelado. Também pode usar um pouco de fruta em pedaços ou uma calda, como a calda de morango.

Outros gelados

Fazer um gelado caseiro de nata é muito simples, mas fazer outros gelados em casa é igualmente simples. Assim, deixamos-lhe como sugestões para experimentar a seguir o gelado de morango caseiro, o gelado de chocolate caseiro ou o gelado de ananás rápido.

Se ficou com água na boca, siga a nossa receita de gelado caseiro de nata e prepare-se para resultados incríveis. Bom apetite!

Gelado caseiro de nata

Uma receita com um sabor refrescante e apelativo
Preparação 5 mins
Cozedura 15 mins
Refrigeração 6 hrs
Total 6 hrs 20 mins
Refeição Doces
Cozinha Portuguesa

Ingredientes
  

  • 3 dl de leite
  • 1 ovo
  • 2 gemas
  • 100 g de açúcar
  • 1 pacote de natas

Preparação
 

  • Num recipiente, coloque o leite, o açúcar, o ovo e as gemas. Bata bem com uma batedeira até obter um creme fofo.
  • Leve a mistura a lume brando até engrossar. Depois, retire-a do lume e deixe arrefecer.
  • Bata bem as natas e junte ao preparado anterior, envolvendo suavemente. Deite esta mistura num recipiente e leve ao congelador por seis horas.
  • Passado este tempo, deixe arrefecer um pouco e volte a bater com a batedeira. Leve de novo ao congelador por mais umas horas antes de servir.

Dicas

  • Pode juntar um pouco de raspa de limão ou de laranja ao seu gelado, para lhe dar um sabor diferente.
  • Decore com raspas de chocolate ou com doce de morango. Outra boa opção de decoração são os frutos secos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome aqui

Mais recentes

Receitas semelhantes