Fazer gelados em casa pode parecer uma tarefa difícil, especialmente se não tem uma máquina própria, mas a verdade é que existem muitas receitas que não requerem o uso de máquina e que ficam igualmente deliciosas, como é o caso desta receita de gelado de cerejas, com um sabor a primavera único.
E o melhor de tudo? Apenas terá que usar alguns ingredientes, e o tempo de preparação não é longo. É certo que terá de mexer o gelado no congelador de hora a hora, mas os resultados valem muito a pena, e irá certamente repetir o seu gelado de cerejas muitas mias vezes, especialmente na época deste saboroso fruto.
Quanto tempo duram as cerejas frescas?
As cerejas frescas duram três a quatro dias se forem mantidas ao ar livre, e podem durar até uma semana no frigorífico. Portanto, deverá fazer o seu gelado de cerejas dentro desse intervalo de tempo. Lave as cerejas apenas imediatamente antes de as comer, uma vez que o líquido irá acelerar o processo de deterioração. As cerejas podem durar mais tempo se forem congeladas corretamente, podendo durar até seis meses.
5 dicas para conservar as cerejas para o seu gelado de cerejas
Quer compre as suas cerejas na mercearia ou no mercado, vai querer manuseá-las e armazená-las corretamente para poder desfrutar da fruta o mais fresca possível, e para conseguir melhores resultados no gelado de cerejas. Siga estas dicas para conservar as cerejas ao ar livre e no frigorífico:
- Certifique-se de que as cerejas estão secas. Mantenha as cerejas sem lavar, uma vez que a humidade acelera a sua deterioração. Se estiverem molhadas, seque-as com toalhas de papel. Passe-as apenas por água fria imediatamente antes de as consumir ou cozinhar.
- Retire as cerejas estragadas. Verifique se as cerejas estão estragadas. Se alguma estiver deformada, retire-a e deite-a fora.
- Mantenha os pedúnculos nas cerejas. Os caules verdes brilhantes são um sinal de frescura e, se os arrancar, as cerejas podem estragar-se mais rapidamente.
- Coloque as cerejas numa tigela limpa, num local escuro. Depois de separar as cerejas, coloque-as cuidadosamente numa tigela. Pode conservá-las durante alguns dias à temperatura ambiente, mas durarão mais tempo num local mais fresco, como o frigorífico. Se as guardar no balcão da cozinha, certifique-se de que não estão expostas à luz solar direta, uma vez que o calor as torna moles. Se deixar as cerejas no balcão, é melhor guardá-las num local escuro.
- Prolongue o prazo de validade das cerejas, colocando-as num tabuleiro de ir ao forno. Se desejar conservar as suas cerejas durante mais tempo, separe-as numa folha de papel vegetal numa única camada e coloque-as no frigorífico. O espaçamento entre elas evitará que se machuquem e elas durarão mais tempo no frigorífico do que na bancada.
Faça ainda hoje o seu gelado de cerejas e maravilhe-se com o seu sabor. Bom apetite!

Gelado de cerejas
Ingredientes
- 800 g de cereja
- 200 g de açúcar
- 2 dl de natas frescas
- 1 colher de sopa de sumo de limão
- 2 dl de leite meio-gordo
Preparação
- Comece por descaroçar as suas cerejas. Depois, coloque-as num tacho com o açúcar.
- Leve o tacho a lume e, quando o açúcar derreter, deixe cozinhar por cinco minutos. Retire do lume e deixe arrefecer.
- Entretanto, bata as natas em chantilly e reserve-as.
- Coloque as cerejas num liquidificador, junte o sumo de limão e triture.
- Adicione o leite, mexendo bem, e incorpore as natas batidas.
- Coloque um preparado num recipiente que possa ir ao congelador. Coloque o gelado no frio.
- Mexa o seu gelado a cada hora, para quebrar os cristais de gelo, até ter a consistência de um gelado.
Dicas
- Pode reservar algumas cerejas para dar mais sabor e textura ao seu gelado. Coloque-as na mistura antes de a levar ao congelador.
- Pode recriar este gelado com outras frutas (ou misturas de frutas) a seu gosto.
- Adicione menta para um toque diferente no seu gelado. Triture-a com as cerejas e o sumo de limão.