Grão-de-bico com couve

A não perder

Com a correria do dia-a-dia, podemos ter a tendência de repetir sempre os mesmos acompanhamentos, mesmo que de forma inconsciente. Se procura algo diferente, mas muito fácil de fazer, saboroso e rico em nutrientes, esta receita simples de grão-de-bico com couve é perfeita para si.

Este jantar vegetariano fácil, simples e nutritivo é perfeito para os dias de semana em que não lhe apetece cozinhar para domingos de mais preguiça. Para alem de poder ser servido como prato principal (juntamente com uma salada), pode também ser um acompanhamento perfeito para as suas refeições. É por isso que temos a certeza de que vai querer repetir este grão-de-bico com couve muitas mais vezes, em sua casa.

Grão-de-bico com couve: o grão-de-bico faz bem à saúde?

O grão-de-bico (Cicer arietinum L.) é um tipo de leguminosa da mesma família do feijão comum e dos amendoins. Também são chamados feijões garbanzo. Têm um sabor amanteigado e textura cremosa. A primeira utilização conhecida data de 3500 a.C. na Turquia e 6970 a.C. em França. Hoje em dia são cultivados em mais de 50 países. A Índia produz mais grão-de-bico do que qualquer outro país do mundo.

O grão-de-bico ajuda a controlar o açúcar no sangue. O grão-de-bico enlatado e seco tem um baixo índice glicémico. Isto significa que o seu corpo os absorve e digere lentamente. Além disso, têm um tipo de amido que se digere lentamente, chamado amilose. Ambas as coisas ajudam a evitar que o açúcar no sangue e a insulina subam demasiado depressa. Isto é bom para as pessoas com diabetes.

Ajudam na digestão. O grão-de-bico é rico em fibra alimentar, especialmente uma fibra solúvel chamada rafinose. As bactérias boas no seu intestino quebram-no para que o seu cólon o possa digerir lentamente. Estudos têm descoberto que comer mais grão-de-bico, como nesta receita de grão-de-bico com couve, pode ajudar a tornar os movimentos intestinais mais fáceis e mais regulares.

Podem ajudar a baixar o colesterol. A fibra solúvel é boa para mais do que a saúde intestinal. Pode diminuir o seu colesterol total e o seu colesterol LDL (“mau”). Isto reduz o seu risco de doenças cardíacas. Estudos demonstraram que pode diminuir o seu colesterol total se adicionar grão-de-bico à sua dieta.

Podem diminuir o seu risco de cancro. Quando come grão-de-bico, o seu corpo produz um ácido gordo de cadeia curta chamado butirato. Em estudos, mostrou-se que o butirano ajuda o seu corpo a livrar-se de células doentes e moribundas. Isto pode reduzir o seu risco de cancro colorretal. O grão-de-bico também tem outros compostos contra o cancro, tais como licopeno e saponinas.

O grão-de-bico e outros legumes têm cálcio, magnésio, fibras, e outros nutrientes para ossos fortes. Por fim, o grão de bico tem colina, um nutriente que ajuda a produzir químicos importantes para a memória, humor, controlo muscular, e outras atividades do cérebro e do sistema nervoso. Todos estes benefícios ficam ainda mais patentes quando se combinam diferentes legumes, em receitas como a de grão-de-bico com couve.

E a couve, é boa para nós?

A couve é altamente nutritiva e rica em vitamina C, fibra e vitamina K. Além disso, algumas investigações sugerem que pode apoiar a digestão, melhorar a saúde do coração e diminuir a inflamação.

Apesar do seu impressionante conteúdo em nutrientes, a couve é frequentemente negligenciada. Embora possa parecer-se muito com a alface, na realidade pertence ao género Brassica de vegetais, que inclui brócolos, rabanetes, e couves-de-bruxelas.

Vem numa variedade de formas e cores, incluindo vermelho, roxo, branco, e verde, e as suas folhas podem ser enrugadas ou lisas. Este legume é cultivado em todo o mundo há milhares de anos e pode ser encontrado numa variedade de pratos, incluindo chucrute, kimchi, e salada de repolho (ou este grão-de-bico com couve).

Recrie esta receita de grão-de-bico com couve em sua casa e surpreenda-se com o seu sabor. Bom apetite!

Grão de bico com couve

Um acompanhamento rápido e muito nutritivo
Preparação 5 mins
Cozedura 10 mins
Total 15 mins
Refeição Acompanhamentos
Cozinha Portuguesa

Ingredientes
  

  • 5 folhas de couve sem os talos
  • 1 frasco de grão de bico cozido
  • 6 dentes de alho
  • Qb de sal e azeite

Preparação
 

  • Aqueça um pouco de água numa panela e deixe ferver. Entretanto, corte a couve em juliana, e pique os alhos.
  • Escalde a couve na água quente durante dois ou três minutos. Escorra e reserve.
  • Na mesma panela, leve a lume um fio de azeite generoso. Refogue nele os alhos picados.
  • Junte a couve e o grão de bico já escorrido, tempere com sal, e salteie durante 5 minutos.
  • Regue com um pouco mais de azeite antes de servir.

Dicas

  • Enriqueça o prato usando legumes como cenoura, ervilhas ou courgette, que devem ser previamente cozinhados.
  • Use também pimenta para dar ainda mais sabor ao prato.
  • Tempere com um pouco de salsa picada a seu gosto.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome aqui

Últimas receitas

Receitas recomendadas