Se há licor bem conhecido e apreciado no nosso país, é o licor de amêndoas. E sabia que não é muito difícil fazer a sua versão caseira desta bebida? Pois é, apenas tem que usar alguns (poucos) ingredientes e seguir as indicações que lhe deixamos em baixo, para conseguir recriar esta deliciosa bebida.
Fazer um licor em casa não tem nada que se lhe diga, podendo até ser feito por alguém que não tem experiência culinária ou com bebidas. Afinal, o segredo do sucesso desta receita está no tempo em que a aguardente fica a ganhar o sabor das amêndoas, um ponto crítico para que o seu licor seja ainda mais agradável. E, para isso, não tem que fazer nada, a não ser deixar que o tempo faça a sua magia. Portanto, não há desculpas para não experimentar este licor de amêndoas!
Ganhar sabor
Normalmente, um licor caseiro faz-se misturando a aguardente com os ingredientes da sua escolha, que devem ganhar sabor durante um determinado período de tempo. Findo esse tempo, coa-se a aguardente, faz-se uma calda de açúcar que se mistura à aguardente e o seu licor está pronto. É uma receita simples e rápida. Mas e se lhe dissermos que fazer este licor de amêndoas é ainda mais simples?
Pois é, apenas terá que colocar todos os ingredientes numa garrafa e deixar que a aguardente ganhe sabor durante 4 meses. É importante que mexa com frequência a garrafa ao longo desses 4 meses, para que todos os ingredientes se voltem a misturar. Também deve guardar a garrafa num local fresco e seco. Findos esses 4 meses, apenas terá de coar a aguardente e colocá-la numa garrafa esterilizada, estando o seu licor pronto a consumir.
Altere o seu licor
É claro que tem sempre a opção de alterar um pouco os sabores do seu licor de amêndoas, para o tornar ainda mais seu. Para isso, pode adicionar os mais variados ingredientes à aguardente, como o mel, fruta e especiarias (ou ervas aromáticas). No que diz respeito à fruta, pode substituir as cascas de limão por cascas de laranja, ou usar outras frutas do seu agrado, como a casca de pera ou de maçã. Quanto às especiarias, dê mais sabor à bebida usando um pau de canela, cravinho ou até mesmo estrelas de anis. Quanto às ervas aromáticas, a hortelã ajuda a dar um sabor mentolado e fresco ao licor de amêndoas, mas pode usar outras ervas da sua preferência.
Como servir este licor
Pode servir o seu licor de amêndoas sozinho, no final de uma refeição, por exemplo. No entanto, este licor tem um sabor que combina particularmente bem com doces, uma vez que a amêndoa vai ajudar a equilibrar a doçura das sobremesas. Não lhe será difícil encontrar combinações de sabores de que goste, mas, se precisa de inspiração, não se preocupe, porque nós ajudamos. Assim, recomendamos-lhe que experimente o licor com a nossa tarte de pêssego rústica, a mousse de laranja simples, a aletria de chocolate deliciosa ou o pudim de café fácil.
Como pode ver, este licor de amêndoas combina muito bem com os mais diversos tipos de sabores, pelo que temos a certeza de que vai ser uma presença constante na sua mesa, seja como aperitivo, seja para terminar uma refeição em grande, em conjugação com um doce. É também a bebida perfeita para quando tem convidados em casa, podendo surpreendê-los com o facto de ter criado uma bebida tão deliciosa.
Portanto, não tenha medo de deitar mãos á obra – afinal, poucos são os passos a fazer nesta receita, conseguindo resultados incríveis mesmo sem precisar de muitos esforços. Bom apetite!

Licor de amêndoas
Ingredientes
- 600 g de amêndoas cruas e sem pele
- 600 g de açúcar
- 2 cascas de limão
- 1 l de aguardente
Preparação
- Coloque as amêndoas num frasco. Junte-lhe as cascas de limão e o açúcar.
- Cubra com a aguardente e agite bem o frasco. Leve a macerar durante 4 meses, num local fresco e escuro, mexendo frequentemente.
- No final desse tempo, coe e filtre a bebida, e depois engarrafe-a.
Dicas
- Pode juntar um pau de canela à garrafa com as amêndoas, para lhe dar um sabor diferente.
- É muito importante que mexa a garrafa com frequência, para que os ingredientes se envolvam.