Licor de canela aromático

A não perder

Temos uma longa tradição de fazer licores, com os mais diversos sabores e aromas. Um dos licores mais adorados leva canela, especiaria muito apreciada na nossa culinária. Se quer recriar este licor de canela aromático em sua casa, siga as nossas indicações. Verá que é muito fácil!

Esta aromática e saborosa bebida é perfeita para acompanhara todo o tipo de doces, como o pudim de ovos e limão e a tarte de pera com amêndoas. Para além de poder ser consumida assim, pode também ser diluída com um pouco de água ou até usada em cocktails, criando bebidas cheias de sabor. Portanto, não deixe de experimentar fazer este licor de canela em sua casa, porque temos a certeza de ue vai adorar os resultados e querer repetir a experiência.

Licor de canela: afinal, o que é a canela?

Utilizada como especiaria durante milhares de anos, a canela provém da casca de várias espécies de árvore. As folhas, flores, frutos e raízes da canela também têm sido utilizadas na culinária e para fins medicinais. Existem diferenças na composição química dos produtos de canela produzidos a partir de diferentes espécies ou partes de canela.

A canela tem sido utilizada como especiaria durante milhares de anos, sendo mesmo utilizada durante o embalsamamento no antigo Egipto e o óleo de unção perfumado no Antigo Testamento. Foi trazido para estas áreas através de rotas terrestres e marítimas de especiarias da Índia e da China, mas as fontes foram mantidas em segredo por comerciantes árabes de especiarias. É uma das especiarias que levou os exploradores europeus a procurar rotas marítimas para a Ásia e para as ilhas das especiarias. Eventualmente, os exploradores portugueses encontraram a fonte no Ceilão e ganharam o controlo do comércio. Seguiram-se guerras que depois entregaram o controlo aos holandeses e depois aos britânicos.

Há muitos tipos de canela, podendo usar qualquer um deles neste licor de canela caseiro. A canela do Ceilão (Cinnamomum verum), cultivada principalmente no Sri Lanka, é conhecida como canela “verdadeira”. A canela Cassia (Cinnamomum aromaticum), cultivada no sudeste da Ásia, é o tipo mais comum vendido no nosso país. A canela tem uma longa história de utilização na medicina tradicional em várias partes do mundo, incluindo a China, Índia, e Pérsia (Irão).

Hoje em dia, a canela é promovida como suplemento dietético para diabetes ou para a síndrome do intestino irritável ou outros problemas gastrointestinais, bem como para outras condições. A canela Cassia é também promovida para utilização tópica (aplicação na pele) como repelente de insetos.

Benefícios de consumir canela

Um dos ingredientes ativos mais importantes da canela é o cinamaldeído. É utilizada em aromatizantes e fragrâncias. Pode ser responsável por alguns dos possíveis benefícios para a saúde da canela, que passarão para este licor de canela.

Algumas pesquisas mostram que a canela pode ser boa para as pessoas com diabetes. Uma revisão de 18 estudos sugere que a canela pode baixar o açúcar no sangue. Mas não afectou a hemoglobina A1C, que é um indicador dos níveis de açúcar no sangue durante um longo período. Pode também baixar o colesterol em pessoas com diabetes. Muitos dos estudos não indicam que tipo de canela foi utilizada ou têm outros problemas que tornam as suas descobertas incertas. Uma análise sugere que a canela pode ajudar na obesidade e na perda de peso. É por vezes utilizada para a síndrome do intestino irritável ou outros problemas estomacais ou intestinais. Mas não é claro que funcione.

Tem sido sugerido que a canela também pode ajudar em:

  • Doenças cardíacas
  • Doença de Alzheimer
  • Cancro
  • VIH
  • Infeções
  • Alergias

A canela tem propriedades antioxidantes, antibióticas e anti-inflamatórias, mas por enquanto, não há estudos suficientes para provar que funciona tão bem nas pessoas. Mas isso não o impede de saborear esta especiaria, em receitas como a de licor de canela!

Recrie a nossa receita de licor de canela em sua casa e maravilhe-se com o seu aroma maravilhoso. Bom apetite!

Licor de canela aromático

Um licor com um sabor a canela muito apelativo.
Preparação 5 minutes
Cozedura 10 minutes
Total 15 minutes
Refeição Licor
Cozinha Portuguesa

Ingredientes
  

  • 1 litro de água
  • 400 ml de aguardente
  • 1 kg de açúcar
  • 4 paus de canela

Preparação
 

  • Coloque a aguardente numa garrafa, juntamente com os paus de canela. Guarde num local fresco e escuro, bem tapada, durante uma semana. Deverá agitar a garrafa todos os dias.
  • No final dos sete dias, leve a água e o açúcar a lume e faça uma calda. Misture-a à aguardente e à canela, e depois coloque novamente no mesmo local, durante 30 dias. Vá agitando de vez em quando.
  • No final dos 30 dias, retire os paus de canela e coloque o licor em garrafas de servir.

Dicas

  • Dê um sabor ainda mais original ao licor adicionando-lhe alguma menta, que deve ser colocada e retirada ao mesmo tempo que os paus de canela.
  • A calda de açúcar deve estar bem espessa antes de ser adicionada à aguardente.
  • Sirva o licor com um pau de canela, ou decorado com alguns bagos de romã.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome aqui

Últimas receitas

Receitas recomendadas