Os licores caseiros são muito populares no nosso país, não só porque são muito fáceis de se fazer, como por serem uma boa forma de usar alguma da fruta que temos por casa, criando assim uma deliciosa bebida. Hoje, mostramos-lhe como pode fazer um saboroso licor de frutos vermelhos, que fará as suas delícias (e de quem o provar).
Afinal, podemos ter a tendência de achar que os licores são algo de muito complicado de se fazer em casa, mas a verdade é que não é isso que acontece. Não é por acaso que temos uma longa tradição no fabrico de licores caseiros no nosso país: estes são uma boa forma de aproveitar os mais diversos frutos e são uma bebida deliciosa que é extremamente fácil de se recriar, bastando respeitar os tempos de maceração para se conseguirem bons resultados.
A base dos licores
Em todos os licores que faça, a base é sempre a mesma: a aguardente. É ela que vai ficar com o sabor dos diferentes frutos e ingredientes que utilizar, e é também ela que vai dar o teor alcoólico a esta bebida. No geral, a aguardente é combinada com os ingredientes que vão dar sabor ao licor e vai a macerar durante um determinado tempo. Quanto mais tempo estiver assim, mais sabor vai ganhar, portanto não tenha medo de passar ligeiramente do prazo indicado. No entanto, não retire os frutos mais cedo da aguardente, porque o licor não terá tanto sabor.
À base de aguardente com sabor, será adicionada uma calda de açúcar, que servirá para tornar a bebida ainda mais agradável ao nosso paladar. Essa calda deve ser adicionada no dia em que for coar a aguardente. Isto acontece em todos os licores caseiros, como é o caso do licor de romã e o licor de mel.
O sabor
No caso desta receita, são os frutos vermelhos que vão dar o sabor ao seu licor. Poderá usar frutos à sua escolha, embora os mais comuns sejam os morangos e as framboesas. Neste licor de frutos vermelhos, recomendamos-lhe que use uma embalagem de frutos vermelhos congelados, das que se compram no supermercado. Mas, caso tenha muitos destes frutos frescos em casa, pode e deve usá-los no seu licor, porque darão um sabor ainda mais vibrante à bebida. Cerca de 200 gramas serão o suficiente para preparar este licor de frutos vermelhos.
Se quiser um toque ainda mais especial no seu licor de frutos vermelhos, pode sempre colocar um pouco de hortelã a macerar juntamente com os frutos vermelhos. Isto dará um pouco mais de frescura ao resultado final, o que é sempre agradável. Se preferir, pode também usar um pau de canela para o mesmo efeito, sendo que, neste caso, o resultado será mais aromático e quente. Seja o que for que coloque a macerar, certifique-se de que o frasco fica muito bem fechado, para evitar contaminações, e que o guarda num local fresco e seco. Deverá também ir mexendo o frasco de vez em quando.
A calda de açúcar
Como referimos anteriormente, deve fazer a calda de açúcar no dia em que coar os ingredientes do licor, e depois adicioná-la à aguardente já coada. A calda de açúcar deve estar morna quando se adicionar ao licor, garantindo assim uma melhor mistura dos diferentes ingredientes. No final, volte a coar tudo novamente, desta vez para uma garrafa, e terá o seu licor de frutos vermelhos pronto a consumir. Certifique-se de que sela bem a garrafa, para evitar a contaminação do seu licor.
Fazer um licor de frutos vermelhos caseiro é muito simples, com resultados saborosos e surpreendentes. Aventure-se pelo mundo dos licores com esta receita e diga-nos o que achou do resultado. Bom apetite!

Licor de frutos vermelhos
Ingredientes
- 1/2 embalagem de frutos vermelhos congelados
- 500 ml de aguardente
- 500 ml de água
- 500 g de açúcar
Preparação
- Num frasco, coloque os frutos vermelhos e a aguardente. Tape bem e ddeixe macerar por no mínimo 15 dias.
- No final desse tempo, coe o líquido e reserve-o.
- Faça uma calda com a água e o açúcar. Quando a calda estiver morna, junte a aguardente.
- Volte a coar para uma garrafa, e feche-a bem. O seu licor está pronto!
Dicas
- Pode usar fruta fresca para a preparação deste licor, cerca de 200 gramas de frutos vermelhos a seu gosto.
- Quanto mais tempo os frutos ficarem a macerar, mais forte será o sabor a frutos vermelhos do seu licor.
- Sele bem o frasco para evitar contaminação do seu licor.