Não há nada como saborear um bom licor caseiro, até porque são muito fáceis de se fazer e muito versáteis, podendo ser usados os ingredientes que preferirmos e tivermos à mão. Hoje, mostramos-lhe como pode fazer um licor de mel caseiro, cheio de sabor e que vai conquistar quem o provar.
Para além de poder ser servido sozinho, este licor de mel complementa muito bem diversos tipos de pratos. Se procura uma combinação mais doce, conjugue-o com o pudim de ovos e limão ou com a mousse de framboesa. Por sua vez, se quer combinar o licor com algo salgado, sugerimos-lhe o pão recheado com bacon ou as nossas moelas fritas para petiscar. Não tenha medo de usar o licor de mel nas mais diversas situações, porque este tem um sabor bastante agradável que combina com praticamente todo o tipo de ingredientes em que possa pensar.
Como pode ver, fazer um licor de mel em sua casa não tem nada de complicado e pode ser feito por qualquer um. E, caso faça este licor em sua casa, deixe-nos a sua opinião nos comentários, dizendo-nos se gostou, o que substituiu ou adicionou e se vai ou não voltar a repetir esta receita mais vezes (embora tenhamos a certeza de que vai querer repetir). Bom apetite!
Licor de mel
Ingredientes
- 500 ml de mel
- 600 g de açúcar
- 500 ml de água
- 500 ml de aguardente
Preparação
- Num frasco, coloque o mel e a aguardente e deixe repousar por duas semanas num local fresco.
- Coloque a água e o açúcar numa panela, leve a lume e deixe ferver cerca de dez minutos.
- Quando a calda arrefecer, junte-a ao mel e aguradente e deixe repousar mais duas semanas.
- Por fim, coe e engarrafe este licor.
Notas
- Pode aromatizar ainda mais o licor usando as cascas de uma laranja ou um pau de canela, que devem ser retirados quando se adicionar a calda de açúcar.
- Durante o período de repouso, procure agitar a mistura de aguardente e mel de vez em quando.
- Antes de colocar o licor, esterilize bem as garrafas que vai usar.