Os petiscos querem-se rápidos e fáceis de fazer, bem como muito saborosos. É o caso da receita que aqui lhe deixamos hoje, que usa poucos ingredientes, muito simples, mas que tem um resultado de comer e chorar por mais Recrie em sua casa esta linguiça recheada com queijo e apaixone-se pelo prato.
Este prato tradicional é muito popular e fica bem tanto numa mesa de entradas, juntamente com receitas como as de berbigões picantes com tomate e de pastéis de camarão, ou fica bem servida como prato principal, com todo o tipo de acompanhamentos. É uma daquelas receitas que fica sempre bem, seja qual for a ocasião, e que, por isso, temos a certeza de que vai querer repetir muitas mais vezes a receita de linguiça recheada com queijo em sua casa.
Linguiça: o que é?
Linguiça é um tipo de salsicha que vem de Portugal. A salsicha distingue-se por um sabor ligeiramente picante temperado com um processo de fumagem que torna a salsicha saborosa e tenra. A linguiça pode ser encontrada em sopas e pães, e é também utilizada para coisas como recheios de sanduíche, para além de receitas como a linguiça recheada com queijo.
O ingrediente principal da linguiça é o porco, que é cortado em pedaços e misturado com especiarias. O porco tende a ser magro, resultando numa salsicha mais magra com um sabor mais carnoso. As especiarias comuns na linguiça incluem orégãos, pimentão, alho, pimenta, cominho, e por vezes canela. Estas especiarias são cuidadosamente misturadas com a carne não cozida, à qual é permitido descansar antes de se fazerem as linguiças, para ganhar sabor.
Alguns cozinham a sua linguiça em salmoura numa mistura de vinagre e sal antes de a fumarem, enquanto outros misturam a salmoura com a carne antes de fazerem as salsichas. Em ambos os casos, a salmoura suaviza o sabor da salsicha e acrescenta um sabor distinto. A salsicha resultante pode ser consumida fresca, mas é mais frequentemente fumada para a tornar mais durável. Normalmente, a linguiça precisa de ser armazenada sob refrigeração ou congelada, e terá de ser cozinhada antes de ser consumida, em receitas como a de linguiça recheada com queijo.
Linguiça recheada com queijo: que tipo de queijo usar?
Pode usar qualquer queijo ralado da sua preferência. No entanto, lembre-se que o queijo vai ajudar muito do sabor ao prato, e que, se for demasiado forte, pode desequilibrar o resultado. Por isso, recomendamos que use queijo mais suave, como o flamengo, para que o sabor da linguiça brilhe.
Curiosidades sobre queijo
- Sabia que o método de fabrico do queijo remonta a cerca de 7.000 a.C.? Na realidade, as primeiras explorações de ovinos e caprinos na Ásia foram descobertas por volta dessa época. Até os romanos e os etruscos eram produtores e consumidores de queijo, mas só na Idade Média é que as técnicas foram estabelecidas e aperfeiçoadas nos mosteiros, e só mais tarde é que os queijos estavam disponíveis no mercado.
- Sabia que a forma arredondada clássica do queijo provém do facto de os primeiros queijos serem fabricados dentro das rodas para facilitar o seu transporte quando os motores ainda não tinham sido inventados?
- O World Cheese Award é realizado todos os anos em Birmingham, Inglaterra. Este é um concurso para queijos, com 300 provadores profissionais a decidir o vencedor, o melhor de todos os queijos do ano.
Se ficou com água na boca e vontade de experimentar esta nossa receita de linguiça recheada com queijo, deite mãos á obra, siga as nossas instruções e, em pouco tempo, terá resultados de comer e chorar por mais. Bom apetite!

Linguiça recheada com queijo
Ingredientes
- 360 g de linguiça
- 1 colher de sopa de azeite
- 3 dentes de alho
- 1 embalagem de queijo ralado
Preparação
- Ligue o forno a 180ºC.
- Abra a linguiça a meio, sem cortar completamente. Leve-a a ferver em água quente por 3 minutos.
- Aqueça o azeite na frigideira e junte-lhe os dentes de alho picados.
- Frite a linguiça a té estar pronta.
- Coloque a linguiça num tabuleiro de ir ao forno e cubra-a com o queijo.
- Leve ao forno até o queijo derreter e sirva.
Dicas
- Pode usar qualquer tipo de queijo ralada na sua linguiça, mas recomendamos-lhe queijos de sabor mais suave, que acompanham muito bem este prato.
- Antes de servir, cubra com um pouco de cebolinho.