As massas são uma forma rápida de obter uma refeição farta e que nos sacia, sendo muito versáteis devido ao facto de a elas se poderem juntar os mais diversos ingredientes. Um bom exemplo disso mesmo é esta massa com bacon e natas, que fica pronta em poucos minutos e que faz as delícias de quem a prova.
Servida sozinha ou acompanhada de uma salada, este é um daqueles pratos perfeitos para aqueles dias em que não lhe apetece perder muito tempo na cozinha, mas em que, mesmo assim, quer uma refeição caseira e cheia de sabor. Portanto, esta massa com bacon e natas será um prato a repetir muitas vezes!
Massa com bacon e natas: que massa escolher para este prato?
Na receita, dizemos-lhe que qualquer tipo de massa fica muito bem com a massa com bacon e natas, e é por essa razão que não especificamos nenhum tipo. Mas, se quer aprender mais sobre que tipo de massa fica bem com cada receita, deixamos-lhe um pequeno guia.
- Conchiglie (italiano para “conchas”), a massa em forma de concha facilmente reconhecida, vem da região da Campânia. Esta massa pode ser encontrada em três formas: o tamanho pequeno (conchigliette), que é normalmente utilizado em sopas, o tamanho normal, que funciona bem com molhos espessos, e o tamanho grande (conchiglioni), que é tipicamente recheado e cozido no forno. Todas as formas são lisas no interior e estriadas no exterior; no entanto, alguns fabricantes de massa produzem-nas sem estrias no exterior.
- O Farfalle (italiano para “borboletas”; também conhecido como massa de gravata borboleta) foi originalmente produzido nas regiões do Norte de Itália da Lombardia e da Emilia-Romagna, já no século XVI e é agora consumido em todo o país. São feitas frescas com ovo ou com sêmola de trigo duro como massa seca. Os Farfalle são normalmente combinados com molhos simples e leves.
- O fettuccine, o tagliatelle e o pappardelle são massas planas, com ovos frescos, de largura variável. A superfície rugosa da massa fresca com ovos torna estas formas maravilhosas para qualquer condimento que cubra a massa, como no caso da massa com bacon e natas.
- Os fusilli tomam o seu nome de “fuso”, o fuso utilizado para formar a espiral. Em muitos locais do Sul de Itália, a massa ainda é feita à mão desta forma. As formas curtas e extrudidas ficam bem em pratos de massa fria, bem como em pratos com molho ou queijo (ou ambos!) e pratos com legumes ou pedaços de carne que ficam presos entre as espirais juntamente com o molho.
- Maccheroni significa coisas diferentes para pessoas diferentes. Num lugar, maccheroni significa espirais tubulares estriadas; noutro, são massas finas, rectas e curtas; noutro ainda, são uma massa de cotovelo estriada. Uma coisa que todas estas massas extrudidas têm em comum é o facto de serem perfeitas para pratos de massa mais leves e frios ou, claro, para a sua melhor receita de massa com bacon e natas.
- Rigatoni e penne rigate (de “rigato”, que significa “estriado”) são massas tubulares extrudidas de diferentes diâmetros. A primeira é cortada a direito, o que lhe confere uma forma cilíndrica, enquanto a segunda é cortada na diagonal, o que lhe confere uma forma oblíqua. Os sulcos, como a aspereza das massas frescas, ajudam os molhos a aderir. Estas formas são perfeitas para pestos ou molhos com pedaços de legumes ou de carne que se podem empilhar no garfo numa só dentada. Também se prestam bem a pratos de massa frios e de verão.
- O esparguete (de “spago”, que significa “fio”), a forma de massa mais facilmente reconhecida, é uma forma extrudida que teve origem numa pequena cidade perto de Palermo, chamada Trabia. Pode comer-se esparguete com tudo! Um molho feito com os melhores tomates, crus ou cozinhados, com manjericão ou com as suas ervas favoritas, funciona sempre com esta massa.
Seja qual for o tipo de massa escolhido, vai ver que esta massa com bacon e natas fica sempre bem. Bom apetite!

Massa com bacon e natas
Ingredientes
- Massa a gosto
- 300 g de bacon
- 4 dentes de alho
- 1 pacote de natas
- Q.b. de sal, pimenta e azeite
Preparação
- Ferva um pouco de água com sal numa panela. Quando a água ferver, adicione a quantidade desejada de massa e deixe cozinhar pelo tempo indicado na embalagem.
- Entretanto, pique os alhos e aloure-os num tacho com um pouco de azeite.
- Em seguida, adicione o bacon e cozinhe por alguns minutos até dourar.
- Adicione a massa já escorrida e misture no bacon. Por último, acrescente as natas, tempere com sal e pimenta e misture bem. Sirva ainda quente.
Dicas
- Pode usar qualquer tipo de massa, pois todas combinam bem com esta receita.
- Se quer uma versão ainda menos gordurosa, coloque primeiro o bacon numa frigideira sem azeite. Deixe cozinhar por alguns minutos até que o bacon comece a soltar a sua gordura natural. Em seguida, adicione o alho e frite.
- Também pode adicionar uma lata de cogumelos à receita para torná-la ainda mais rica. Frite-os com o bacon.
- Para um sabor mais profundo, adicione um pouco de noz-moscada ao prato enquanto tempera com sal e pimenta.
- Sirva com um pouco de coentro ou salsa picados. Pode usar apenas um pouco para adicionar cor e sabor.
- Se gosta de queijo ralado, espalhe um pouco sobre a massa antes de a servir.