Massa com feijão

A não perder

As massas são um prato muito popular no nosso país, sendo inúmeras as receitas que a usam, das mais simples às que levam mais ingredientes. Na receita de hoje, mostramos-lhe como pode fazer uma massa com feijão, rápida de se fazer, com um sabor incrível e que acompanha muito bem qualquer tipo de prato.

O uso do feijão é parte integrante da nossa gastronomia, seja de que tipo for. Afinal, este ingrediente é muito versátil e extremamente saciante, o que é sempre uma mais-valia em qualquer refeição. Além disso, podem ser consumidos por um vasto número de pessoas, mesmo as que têm dietas mais restritivas, até porque o feijão é uma das bases de uma dieta vegetariana saudável.

A massa

Para se fazer uma boa massa com feijão, pode ser usado qualquer tipo de massa, das mais curtas às mais compridas. No entanto, recomendamos-lhe o uso de massas mais curtas e com alguma espécie de abertura, porque dessa forma absorverá melhor o molho. Boas opções são os cotovelos, macarrão, penne ou tubetti. Fusilli e laços são também uma boa opção, porque as suas curvas ajudam também a conter melhor o molho. Portanto, siga a regra geral de que, neste caso, deverá evitar massas longas e lisas, como a esparguete.

O feijão

Qualquer tipo de feijão fica bem nesta receita, mesmo que tenhamos recomendando o feijão encarnado. Portanto, não se prenda muito com o tipo de feijão que vai usar, mas sim na forma como este vai ser preparado. Caso prepare o feijão em sua casa, não se esqueça de o demolhar por umas horas, antes de o cozinhar. Depois, poderá cozer o feijão tanto numa panela (um processo que demora um pouco mais de tempo) como usando a panela de pressão.

É claro que tem sempre a hipótese de comprar o feijão já cozido, o que reduz em muito o tempo de preparação. Mas nesse caso, lembre-se sempre que não terá controlo sobre o teor de sal do feijão já pronto, pelo que poderá ter que usar um pouco menos de sal na sua receita.

O molho

É impossível errar quando se usa tomate numa receita, até porque este é muito versátil e combina com os mais diversos ingredientes, desde o marisco (como no caso das amêijoas com molho de tomate) às sopas (como o delicioso creme de marisco caseiro). O tomate ajuda a dar um toque ligeiramente ácido às receitas e traz-lhes também uma atraente cor, servindo de base para muitos pratos da nossa culinária tradicional. A massa com feijão não é uma exceção e uma grande parte do seu sabor caraterístico e cor vem da polpa de tomate presente na receita.

Os toques finais

Qualquer prato fica com mais sabor e um colorido vibrante quando se lhe juntam algumas ervas aromáticas picadas antes de servir. Poderá usar um pouco de salsa, uma escolha clássica, ou usar ervas como o manjericão, os orégãos ou o cebolinho. Pode também utilizar diversas ervas, não precisando de se cingir a apenas uma, para dar este toque de sabor e cor à sua massa com feijão.

Algumas variações da receita

Apesar de a receita apenas usar como ingredientes principais a massa e o feijão, tornando-se assim apta a vegetarianos estritos, a verdade é que também lhe pode acrescentar outros ingredientes a seu gosto, desde legumes, como a cenoura, a carne, como um pouco de chouriço e bacon. Cabe-lhe a si personalizar um pouco a receita e torná-la um pouco mais sua com os ingredientes que preferir!

Se ficou com água na boca, basta apenas seguir as indicações que a seguir lhe deixamos e fazer a sua saborosa massa com feijão. Bom apetite!

Massa com feijão

Uma massa saciante e saborosa
Preparação 10 minutes
Cozedura 20 minutes
Total 30 minutes
Refeição Acompanhamentos
Cozinha Portuguesa

Ingredientes
  

  • 300 g de massa
  • 200 g de feijão encarnado cozido
  • 1 cebola picada
  • 1 folha de louro
  • 1 fio de azeite
  • 2 dentes de alho picados
  • 1 colher de sopa de polpa de tomate
  • Q.b. de sal e água

Preparação
 

  • Numa panela, coloque o azeite e leve a aquecer.
  • Depois, junte a cebola e os alhos, assim como a folha de louro. Deixe refogar uns minutos.
  • Junte a polpa de tomate e água suficiente para cozer a massa.
  • Acrescente o feijão e a massa, tempere com sal a seu gosto e mexa bem. Deixe cozinhar.
  • Quando a massa estiver cozinhada e o molho apurado, desligue o fogão e sirva a massa de imediato.

Dicas

  • Procure usar massas mais curtas, já que absorvem melhor o molho.
  • Se quiser, pode juntar um pouco de chouriço em rodelas à sua massa, adicionando-o ao mesmo tempo que a cebola.
  • Dê um toque diferente à sua massa cobrindo-a com salsa picada antes de a servir.
Artigo anterior
Próximo artigo

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome aqui

Últimas receitas

Receitas recomendadas