Massa com molho de tomate

Mais populares

Os acompanhamentos não têm que ser muito elaborados e usar diversos ingredientes para serem bons. Pelo contrário – com apenas alguns ingredientes, conseguimos criar combinações de sabores que ficam bem com tudo e que se tornam uma daquelas receitas-base que temos sempre na manga, prontas a utilizar quando é necessário (ou quando a imaginação o dita). É o caso desta massa com molho de tomate, simples mas muito apelativa ao paladar.

Afinal, mesmo com poucos ingredientes se conseguem fazer pratos deliciosos, que nos seduzem a cada garfada e que dá vontade de repetir vezes sem conta. Além disso, esta massa é tão versátil que se torna perfeita em qualquer ocasião, acompanhando muito bem os mais diversos ingredientes e sabores, dos mais suaves aos mais complexos.

A massa

Pode utilizar qualquer formato de massa que tenha por casa ou que prefira, com resultado sempre deliciosos. No entanto, recomendamos-lhe o uso de massas com aberturas, que recolhem melhor o molho e lhe permitem saborear mais a cada garfada. Na receita, vamos utilizar massas secas, das de compra, mas pode também comprar massa fresca ou até fazer a sua própria massa em casa. A receita não é complicada e certos formatos de massa fresca não implicam o uso de máquina. para estender ou cortar.

O molho de tomate

É claro que podia sempre utilizar molho de tomate de compra, juntá-lo a massa já cozida e obter uma massa com molho de tomate. Mas temos de ser sinceros: há formas mais deliciosas de fazer esse prato, e muito do sabor original vai passar pelo seu próprio molho de tomate caseiro. Assim, comece por combinar um azeite de qualidade com cebola e alho picados. Refogue até a cebola estar translúcida, o que lhe permite libertar o seu sabor. Depois, acrescente o tomate pelado (que pode cortar em pedaços pequenos para acelerar a formação do molho) e deixe cozinhar, mexendo de vez em quando. Se vir que é necessário, pode acrescentar um pouco de vinho branco ao seu molho, enriquecendo assim ainda mais o sabor desta massa com molho de tomate.

Pode também utilizar outros legumes da sua preferência e acrescentá-los ao molho. Alguns bons exemplos são o alho francês, os cogumelos e a cenoura. Caso seja um legume que demora a cozinhar (como a cenoura), corte-o em pedaços bem pequenos, para garantir que fica pronto, ou coza-o previamente.

Os toques finais

Use um pouco de manjericão ou de orégãos picados para cobrir a sua massa com molho de tomate antes de a servir, dando-lhe assim mais cor e sabor. Pode também utilizar outras ervas a seu gosto. Outra alternativa muito popular é cobrir a massa com um pouco de queijo ralado, ou com rodelas de azeitona preta (ou com uma combinação de ervas, queijo e azeitonas). Siga o seu instinto e os sabores que prefere para dar os toques finais neste prato.

Com o que é que combina a massa com molho de tomate?

Se há massa que é versátil, é esta. No que diz respeito a pratos de carne, combina muito bem com a posta à mirandesa ou as costeletas de porco com cogumelos. Se prefere peixe, combine a massa com os douradinhos caseiros ou com o polvo à galega. Para algo diferente, pode combinar a massa com molho de tomate com as nossas receitas de espargos com ovos ou de pimentos recheados com queijo.

Se já ficou com água na boca só de ler estas dicas, comece já a reunir os ingredientes necessários e prepare em sua casa esta saborosa massa com molho de tomate. temos a certeza que vai adorar os resultados. Bom apetite!

Massa com molho de tomate

Um acompanhamento simples e saboroso
Preparação 5 mins
Cozedura 10 mins
Total 15 mins
Refeição Acompanhamentos
Cozinha Portuguesa

Ingredientes
  

  • 300 g de massa
  • 1 colher de sopa de azeite
  • 1 cebola picada
  • 1 dente de alho picado
  • 400 g de tomate pelado
  • Q.b de sal e pimenta

Preparação
 

  • Coza a massa de acordo com as instruções. Depois, escorra e reserve.
  • Numa frigideira, coloque o azeite e refogue a cebola e o alho.
  • Cubra com o tomate e tempere com sal e pimenta a seu gosto. Deixe cozinhar, mexendo de vez em quando, até se formar um molho.
  • Coloque a massa na frigideira e enolva-a bem no molho. Sirva de imediato.

Dicas

  • Pode usar legumes como cenoura ou alho-francês para dar mais consistência ao molho.
  • Use manjericão e orégãos para temperar o molho de tomate.
  • Cubra com um pouco de queijo ralado antes de servir.
Artigo anteriorQuinoa com legumes
Próximo artigoArroz de legumes rápido

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome aqui

Mais recentes

Receitas semelhantes