Massa com salmão

A não perder

Não perca as nossas receitas
Subscreva a nossa newsletter
Não irá receber spam. Poderá remover a subscrição a qualquer altura.
Invalid email address

As massas são uma forma rápida de se conseguir uma refeição deliciosa, nutritiva e muito versátil, até porque podemos usar qualquer ingrediente que tenhamos por casa. Nesta receita, vai aprender a fazer uma saborosa massa com salmão, que usa poucos ingredientes, mas que tem muito sabor.

Servida sozinha ou acompanhada de uma salada (como a salada de abacate, rúcula e tomate), a sua massa com salmão é perfeita tanto para aqueles dias em que não lhe apetece cozinhar, como para quando tem convidados em casa e lhes quer servir algo saboroso e apelativo. No fundo, é uma receita para todas as ocasiões!

Massa com salmão: erros a não cometer ao cozinhar o salmão

O salmão não é um peixe particularmente difícil de cozinhar, e é por isso que a massa com salmão resulta sempre tão bem. No entanto, existem sempre formas de melhorar o seu sabor ao cozinhá-lo da maneira correta, e é por isso que lhe deixamos alguns erros comuns ao cozinhar salmão, para que os evite e obtenha melhores resultados.

  1. Tirar a pele
    Antes de mais, a pele é saborosa! Por isso, quando estiver a cozinhar salmão, mantenha a pele: esta proporciona uma camada de segurança entre a carne do peixe e uma frigideira ou grelhador quente. Comece com a pele virada para baixo e deixe-a ficar estaladiça. É muito mais fácil deslizar uma espátula de peixe sob a pele do salmão do que sob a sua carne delicada. As únicas exceções? Deve retirar a pele quando estiver a escalfar ou a assar lentamente o salmão – esta nunca ficará estaladiça no líquido e acabará por ficar com uma textura pegajosa e desagradável.
  2. Cozinhar demasiado
    Este é o erro mais comum, que faz com que o seu peixe se transforme em comida de gato cara em vez do jantar elegante que estava a imaginar. Se utilizar um grelhador ou uma frigideira, sele o salmão com a pele virada para baixo em lume forte até a pele ficar estaladiça. Deve cozinhar cerca de 90% do tempo com a pele virada para baixo (o que demora cerca de 3 minutos para um filete à temperatura ambiente) até a carne passar de rosa translúcido a branco opaco em todos os lados ~. Depois disso, pode virar o peixe e deixar que o calor residual da frigideira cozinhe o salmão até ao fim.
  3. Não saber quando está pronto
    Existem três formas de testar a cozedura. Uma delas é dar uma picada suave com o dedo no centro do filete, para ver se este se transforma em pedaços. Também pode fazer isto com um garfo, mas é mais provável que parta o belo filete que está prestes a servir. Cozinhar o salmão da sua massa com salmão até ficar mal passado ou médio é perfeitamente aceitável – ficará tenro e satisfatório, não seco e triste.
  4. Comprar peixe de má qualidade
    Quando estiver no balcão da peixaria, considere cuidadosamente as suas opções para a massa com salmão. Em primeiro lugar, não torça o nariz para a barriga – ela é gordurosa, rica e cheia de sabor. Além disso, tende a ser mais barata do que os filetes. Se optar por um corte mais tradicional – como um bife ou um filete – certifique-se de que as peças são todas do mesmo tamanho. A melhor aposta é pedir um corte central para obter uma espessura uniforme, para que cozinhe de forma homogénea. A principal diferença entre o salmão criado em viveiro e o salmão selvagem está no sabor. O salmão selvagem tem uma cor mais vibrante e um sabor mais saboroso, intenso e complexo do que o salmão criado em viveiro. Comprar peixe congelado é também uma opção, já que assim garante alta qualidade e frescura máxima.

Faça a sua massa com salmão e maravilhe-se com os resultados obtidos. Bom apetite!

Massa com salmão

Uma refeição rápida e cheia de sabor
Preparação 15 minutes
Cozedura 20 minutes
Total 35 minutes
Refeição Peixe e marisco
Cozinha Portuguesa

Ingredientes
  

  • 1 posta de salmão
  • 1 cebola pequena
  • 1 dente de alho
  • 100 ml de natas
  • Massa a gosto
  • Q.b. de sal e pimenta

Preparação
 

  • Coloque água e um pouco de sal numa panela e deixe ferver. Quando a água ferver, adicione a quantidade desejada de massa e cozinhe conforme as instruções da embalagem. Coe a massa e reserve.
  • Coloque num tacho um fio de azeite e a cebola e o alho picados. Deixe cozinhar por alguns minutos enquanto mexe.
  • Adicione o salmão e deixe dourar. Quando o salmão estiver quase cozinhado, retire-o da frigideira e corte-o em pedaços, retirando-lhe as espinhas e a pele.
  • Retorne os pedaços de salmão para a frigideira. Adicione as natas e a massa, tempere com sal e pimenta e misture bem. Servir quente.

Dicas

  • Os pacotes de massas geralmente vêm com a quantidade certa de comida a fazer com base no número de comensais, pelo que se pode guiar por lá.
  • Também pode cozinhar o salmão apenas em azeite, sem cebola e alho. Junte estes ingredientes a seguir juntamente com os pedaços de salmão e frite um pouco antes de adicionar as natas e a massa.
  • Antes de servir, adicione sumo de limão à massa e misture bem. Isso dá-lhe um efeito cítrico que combina bem com a comida.
  • Adicione espinafres ao seu prato para uma refeição ainda mais nutritiva. Adicione-os ao mesmo tempo que os pedaços de salmão e deixe cozinhar por alguns minutos.
  • Antes de servir, pique um pouco de coentro e polvilhe sobre a massa. Também pode usar salsa.
  • Antes de servir, polvilhe a massa com queijo ralado.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome aqui

Últimas receitas

Receitas recomendadas