Seria bom se todos nós pudéssemos ter pão fresco nas nossas cozinhas diariamente. Mas isso provavelmente não é possível, e, portanto, a melhor alternativa é congelar o pão e tirá-lo quando precisarmos dele – desde que sigamos algumas regras simples.
Tenha em conta que algum pão não deve ser congelado. Nunca se recomenda congelar coisas como baguetes ou ciabatta. Qualquer coisa que tenha uma grande proporção de superfície para miolo nunca se reaquece da mesma forma.
No entanto, praticamente qualquer outro pão pode ser congelado, já que, ao reaquecer segundo estas dicas, conseguirá manter a sua estrutura, textura e sabor. Assim, deixamos-lhe a melhor forma de congelar pão de modo a conseguir reaquecê-lo na perfeição.
- Certifique-se de que o pão arrefeceu completamente.
Se estiver a fazer pão em casa, é fundamental deixar o pão arrefecer completamente antes de o congelar. Deixe o pão arrefecer durante três a quatro horas. - Corte o pão em fatias.
Está a congelar um pão de forma? Corte-o em fatias antes de o embalar. Caso contrário, deixe o pão inteiro. - Embalar o pão.
Embrulhe bem o pão em película aderente antes de o colocar no congelador. Também pode utilizar um saco de congelação com fecho de correr ou mesmo uma seladora a vácuo. Algumas pessoas recomendam a colocação de sacos duplos para proteger o pão de côdea dura das arestas afiadas, que podem causar pequenos rasgões no plástico, expondo o pão a queimaduras de congelação. Independentemente da forma como embala o pão, o seu objetivo é criar uma barreira entre o pão e o ar do congelador. - Congelar e conservar.
O pão conserva-se durante três a seis meses no congelador, mas os sabores podem começar a perder-se ao fim de um mês. Coloque-o numa parte mais quente do congelador – por exemplo, na porta – se for para, digamos, sanduíches, e se o for utilizar frequentemente. - Descongelar e reaquecer.
Antes de precisar de utilizar um pão, retire-o do congelador e coloque-o, ainda na embalagem, numa bancada. O pão reabsorverá qualquer humidade no interior do saco ou da embalagem. Deixe-o repousar até atingir a temperatura ambiente. Em seguida, reaqueça o pão desembrulhado no forno, a 180°C durante cerca de 10 minutos. Se preferir, pode passar o pão diretamente do congelador para o forno: coloque o pão desembrulhado num forno a 200°C durante 20 minutos. Este método de “descongelamento a quente” faz com que os pães fiquem rapidamente estragados, pelo que é melhor apreciá-los imediatamente.