O mexilhão é um ingrediente que tem bastante relevância na nossa culinária, aparecendo em inúmeros pratos. Mas hoje, queremos mostrar-lhe como os pode fazer de uma forma diferente, embora igualmente rápida. Falamos do mexilhão à belga, receita cheia de sabor e que não podia ser mais simples.
Tradicionalmente, este prato é servido com batatas fritas, mas poderá servi-lo como bem entender, podendo até usá-lo como um petisco. Seja qual for a forma como decidir provar esta receita, temos a certeza de que este mexilhão à belga se vai tornar um dos seus favoritos, e que vai repetir o prato muitas vezes.
Tudo sobre o mexilhão
Apesar de serem um ingrediente comum e parte integrante de diversas receitas, como esta de mexilhão à belga, ainda existem muitas dúvidas sobre este ingrediente. Por isso, deixamos-lhe algumas dicas:
- A época alta para os mexilhões frescos é de outubro a março. Pode comprar mexilhões com concha durante todo o ano, especialmente congelados. Pode também comprá-los sem concha- congelados, fumados ou engarrafados em salmoura ou vinagre.
- Evite escolher mexilhões que estejam lascados, partidos ou com as conchas danificadas. Os mexilhões frescos tendem a estar bem fechados.
- Use cerca de 500g por pessoa para uma refeição principal, e metade dessa quantidade para uma entrada ou para utilização em massas ou sopas.
- Coloque os mexilhões em água fria para remover as cracas ou areia. Deite fora os que flutuam para o topo.
- Se houver algum mexilhão aberto, dê-lhe uma pancadinha com uma faca, e deite fora qualquer mexilhão que não se feche após a pancada (é sinal que está morto e não pode ser consumido).
- Remova a ‘barba’ – um tufo fibroso de pelos que brotam da concha – dando-lhe um puxão afiado em direção à extremidade da dobradiça do mexilhão.
- Coloque os mexilhões limpos numa tigela de água fria até estarem prontos a ser utilizados. Mude esta água duas ou três vezes para remover qualquer sal ou areia que os mexilhões possam expelir.
- Os mexilhões são altamente perecíveis e devem ser comidos no dia da compra. No máximo, pode guardá-los para o dia seguinte, mas confirme se ainda estão em condições antes de os consumir.
Porque é que o mexilhão se tornou tão popular na Bélgica?
Está no nome da receita: mexilhão à belga. Mas sabia que este ingrediente é extremamente popular nesse país, sendo consumido em praticamente todo o lado, e durante o ano inteiro?
Mesmo assim, embora apreciados em todo o mundo, tem havido muitas disputas sobre as origens exatas do mexilhão à belga. Semelhante à origem das batatas fritas, este humilde prato estava também no centro de uma discussão tempestuosa entre a Bélgica e a França.
Para resolver a diatribe moules-frites, os historiadores deram-se ao trabalho de desenterrar um manuscrito flamengo de 1781 que contava a história do prato.
Muito semelhante à nossa especialidade belga moderna, os mexilhões eram preparados nas casas belgas, especialmente durante o inverno, quando havia escassez de peixe. Facilmente encontrados ao longo das costas do Mar do Norte, os mexilhões eram uma alternativa barata e rapidamente adotada pelas famílias belgas. Isto anulou um pouco a afirmação francesa sobre este alimento básico belga, e provou que o mexilhão à belga tem origens nesse país, onde sempre foi um alimento fundamental.
Servir o mexilhão à belga
A forma tradicional de servir este prato é com batatas fritas, mas pode optar por servi-lo sem nada, como um petisco. Também pode inovar nos acompanhamentos, usando receitas como a de batatas assadas com alecrim ou de salada de pimento grelhado, que são simples, mas igualmente ricas em sabor.
Se ficou com curiosidade de experimentar o mexilhão à belga, siga as nossas indicações e delicie-se com o resultado. Bom apetite!

Mexilhão à belga
Ingredientes
- 2 kg de mexilhão
- 1 cebola picada
- 3 dentes de alho picados
- 1 copo de vinho branco
- Sumo de 1 limão
- 1/2 litro de leite
- 1 folha de louro
- Q.b. de alho francês picado
- Q.b. de salsa picada
- Q.b. de sal, azeite e pimenta
Preparação
- Comece por limpar o mexilhão. Para isso, coloque-o de molho em água com sal. Junte também o leite, para que o mexilhão fique macio. Deixe de molho por duas a três horas.
- Numa panela, coloque um fio de azeite e refogue a cebola e o alho por uns minutos.
- Adicione o mexilhão e o alho francês a gosto. Depois, tempere com sal, salsa, pimenta e o louro. Deixe cozer com a panela tapada.
- Quando o mexilhão começar a abrir, junte-lhe o vinho branco e o sumo de limão.
- Deixe que os restantes mexilhões abram e sirva-os de imediato.
Dicas
- Se gosta de aipo, pode juntar um pouco aos mexilhões, ao mesmo tempo que junta a salsa.
- Não precisa de refogar muito a cebola e o alho antes de colocar os mexilhões. Refogue-os apenas um pouco, para que comecem a libertar o seu sabor.