O mexilhão é um ingrediente que tem bastante relevância na nossa culinária, aparecendo em inúmeros pratos. Mas hoje, queremos mostrar-lhe como os pode fazer de uma forma diferente, embora igualmente rápida. Falamos do mexilhão à belga, receita cheia de sabor e que não podia ser mais simples.
A forma tradicional de servir este prato é com batatas fritas, mas pode optar por servi-lo sem nada, como um petisco. Também pode inovar nos acompanhamentos, usando receitas como a de batatas assadas com alecrim ou de salada de pimento grelhado, que são simples, mas igualmente ricas em sabor.
Se ficou com curiosidade de experimentar o mexilhão à belga, siga as nossas indicações e delicie-se com o resultado. Bom apetite!
Mexilhão à belga
Uma receita rápida e com um sabor magnífico
Ingredientes
- 2 kg de mexilhão
- 1 cebola picada
- 3 dentes de alho picados
- 1 copo de vinho branco
- Sumo de 1 limão
- 1/2 litro de leite
- 1 folha de louro
- Q.b. de alho francês picado
- Q.b. de salsa picada
- Q.b. de sal, azeite e pimenta
Preparação
- Comece por limpar o mexilhão. Para isso, coloque-o de molho em água com sal. Junte também o leite, para que o mexilhão fique macio. Deixe de molho por duas a três horas.
- Numa panela, coloque um fio de azeite e refogue a cebola e o alho por uns minutos.
- Adicione o mexilhão e o alho francês a gosto. Depois, tempere com sal, salsa, pimenta e o louro. Deixe cozer com a panela tapada.
- Quando o mexilhão começar a abrir, junte-lhe o vinho branco e o sumo de limão.
- Deixe que os restantes mexilhões abram e sirva-os de imediato.
Notas
- Se gosta de aipo, pode juntar um pouco aos mexilhões, ao mesmo tempo que junta a salsa.
- Não precisa de refogar muito a cebola e o alho antes de colocar os mexilhões. Refogue-os apenas um pouco, para que comecem a libertar o seu sabor.