Molho à Espanhola

Mais populares

Existem diversas receitas de molhos que podemos usar para complementar os pratos que fazemos, alguns mais conhecidos que outros. Hoje, mostramos-lhe uma receita que é bastante popular no nosso país, usada sobretudo com peixes. Falamos do molho à espanhola, muito fácil de fazer e rico em sabor.

Afinal, um bom molho pode dar toda uma nova vida a um prato que, de outra forma, poderia ser aborrecido e pouco apelativo, tanto em termos visuais como em termos de sabor. Para além disso, este molho à espanhola é muito rápido e fácil de se fazer, não sendo necessário um grande tempo de preparação nem muitos ingredientes para se ter sucesso ao fazer este molho em sua casa.

Porquê à espanhola?

Algo à espanhola costuma levar cebola, colorau e salsa, juntando-se depois outros ingredientes segundo o tipo de prato que se procura criar. O uso de tomate é também muito popular nas preparações do género. Neste caso, este molho à espanhola tem a base da cebola, da salsa e do colorau, ao qual se acrescenta um pouco de vinagre e azeite, para se criar uma emulsão cheia de sabor e que dará mais vida a qualquer prato a que se acrescente.

Um toque diferente

Nesta receita, o vinagre serve para dar um toque ácido ao molho, sem ser excessivo. Isto ajuda a contrabalançar todos os sabores, até porque a riqueza do azeite se pode tornar demasiado notória neste tipo de preparações. No entanto, o uso do vinagre é completamente opcional, podendo optar por usar apenas azeite para preparar este molho à espanhola.

A receita usa vinagre de vinho branco, mas também pode usar outros tipos à sua escolha, como o vinagre de maçã. Não recomendamos muito o uso de vinagre balsâmico, porque irá alterar demasiado a cor da receita, e porque tem tendência a sobrepor-se com muita facilidade aos restantes ingredientes.

Usar ou não usar alho?

Apesar de a receita que aqui lhe deixamos não usar alho na sua preparação, a verdade é que este combina muito bem com o molho à espanhola, dando-lhe um sabor ainda mais especial. Caso queira experimentar, pode optar por usar alho em pó, que é mais rápido de adicionar, ou picar finamente alguns dentes de alho e juntá-lo ao molho, mexendo bem para ajudar a incorporar o seu sabor.

A cor da salsa

A salsa é imprescindível neste molho à espanhola, pelo que recomendamos que não a retire da preparação. No entanto, esta não precisa de ser a única erva aromática que usa neste molho. Pode acrescentar também coentros, orégãos, cebolinho ou até tomilho, que ajudarão a realçar ainda mais o sabor do molho e o sabor do prato onde irá usar o molho à espanhola.

Onde posso usar o molho à espanhola?

Este molho é muito versátil e pode ser usado nos mais diversos pratos. Apesar de combinar muito bem com peixes, pode também ser usado em carnes ou até mesmo em saladas. Se quer experimentar este molho, mas está sem ideias de pratos que podem ser complementados com ele, sugerimos-lhe uma dourada assada na brasa, uns bifes de peru grelhados ou até uma salada de búzios. A versatilidade do molho faz com que ele realce bem os sabores de praticamente todos os ingredientes, dando um toque de frescura a qualquer prato a que seja adicionado.

Não há como enganar com este saboroso e incrível molho à espanhola. Não só é muito fácil de fazer, o que lhe permite ter bons resultados de todas as vezes que o faz, como combina com praticamente com todos os ingredientes com que possa pensar, o que o irá tornar um dos seus aliados mais valiosos na cozinha. Experimente a nossa receita e diga-nos se gostou. Bom apetite!

Molho à espanhola

Um molho fácil e rico em sabor
Preparação 5 mins
Cozedura 5 mins
Total 10 mins
Refeição Molhos
Cozinha Portuguesa

Ingredientes
  

  • 1/2 cebola picada
  • 6 colheres de sopa de azeite
  • 3 colheres de sopa de vinagre
  • 1 colher de café de colorau
  • 2 colheres de sopa de salsa picada
  • Q.b. de sal

Preparação
 

  • Coloque a cebola numa taça, e acrescente-lhe os restantes ingredientes. Mexa bem.
  • Se necessário, retifique os temperos. Sirva o seu molho de imediato.

Dicas

  • Este molho combina particularmente bem com peixes, mas pode ser usado para complementar outros ingredientes.
  • Se quiser, pode juntar um pouco de alho finamente picado ao seu molho, ou usar alho em pó.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome aqui

Mais recentes

Receitas semelhantes