Molho agridoce caseiro

Mais populares

Cada vez mais, os molhos são uma presença constante nas nossas mesas, já que nos ajudam a dar ainda mais sabor aos nossos cozinhados e a tornar cada refeição um momento ainda mais especial. Por isso, deixamos-lhe aqui esta receita de um molho agridoce caseiro, de sabor leve e preparo fácil.

Caso prepare a nossa receita, verá que este molho tem muitas potencialidades em termos de sabor, podendo ser combinado com os mais diversos pratos para resultados incríveis. O equilíbrio entre o doce e o salgado é perfeito seja em que ocasião for, pelo que temos a certeza de que este se vai tornar um daqueles molhos a que vai recorrer vezes sem conta nas suas preparações culinárias.

O molho agridoce caseiro

Para fazer este molho, não são necessários muitos ingredientes nem preparações exóticas. Iremos recorrer ao vinagre para dar um toque mais agro, ao açúcar para adoçar a mistura, ao ketchup para dar um pouco de cor, ao molho de soja para o salgado e à maisena para engrossar toda a mistura. Como vê, cada ingrediente tem a sua função na preparação do molho agridoce, pelo que não deverá retirar nenhum da prepração.

É claro que isto não implica que não possa fazer certas substituições, como no tipo de açúcar que usa ou na versão do molho de soja que prefere. Por exemplo, pode usar um molho de soja com menos sal para conseguir um molho igualmente equilibrado, mas com um pouco menos de calorias. Mesmo assim, se quiser, pode juntar um pouco de sal ao molho, tendo o cuidado de o provar antes de o fazer e de adicionar apenas pequenas quantidades, até o sabor estar do seu agrado.

A preparação do molho agridoce caseiro não podia ser mais simples: apenas tem de misturar bem os ingredientes, até ter uma mistura homogénea, e levar tudo a lume por uns minutos para que o molho adquira a sua textura caraterística. Depois, pode servi-lo de imediato, ou então guardá-lo no frigorífico por uns minutos, para o arrefecer antes de o servir.

Caso decida preparar o seu molho para acompanhar uns legumes salteados, pode sempre saltear os seus legumes por uns minutos, enquanto mistura os ingredientes do molho. Depois, cubra os legumes com o molho e deixe-o engrossar enquanto os diferentes legumes terminam de cozinhar. Desta forma, garante que todos os ingredientes ficam bem cobertos com o seu molho agridoce caseiro.

Para dar um toque de cor e sabor final, junte algumas ervas aromáticas ao seu molho antes de o servir. Recomendamos particularmente o uso do cebolinho, que tem um sabor muito suave e que complementa muito bem os restantes ingredientes deste molho. Pode usar o seu cebolinho fresco ou seco, consoante o que tiver por casa e as suas preferências.

O que combina com o molho agridoce caseiro?

Pode fazer diversas combinações de sabores com este molho, sempre com bons resultados. No entanto, devemos ressaltar que o molho agridoce caseiro combina particularmente bem com pratos de legumes ou de carne. Assim, como sugestões de combinações de sabores, deixamos-lhe as nossas batatas fingidas, a batata doce no forno, as espetadas de peru no forno ou as almôndegas de frango fáceis. Todas estas receitas são bastante simples e são muito fáceis de fazer, pelo que não deverá ter problemas a recriá-las em sua casa.

Caso tenha ficado com água na boca e vontade de fazer este molho agridoce caseiro, apenas terá de seguir as nossas dicas e indicações e, em pouco tempo, terá um delicioso molho para provar. Se fizer esta receita, diga-nos o que achou dos resultados nos comentários. Bom apetite!

Molho agridoce caseiro

Um molho que acompanha bem todo o tipo de pratos
Preparação 5 mins
Cozedura 5 mins
Total 10 mins
Refeição Molhos
Cozinha Portuguesa

Ingredientes
  

  • 3 colheres de sopa de vinagre
  • 4 colheres de sopa de açúcar
  • 4 colheres de sopa de ketchup
  • 3 colheres de chá de Maizena
  • 1 colher de chá de molho de soja

Preparação
 

  • Misture todos os ingredientes numa taça. Leve depois a lume brando, até engrossar. Sirva de imediato.

Dicas

  • Se necessário, pode juntar um pouco mais de sal.
  • Pode misturar os ingredientes para o molho e colocá-lo de seguida em cima de legumes previamente salteados, deixando cozinhar até o molho engrossar.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome aqui

Mais recentes

Receitas semelhantes