Molho Béchamel caseiro

A não perder

Não perca as nossas receitas
Subscreva a nossa newsletter
Não irá receber spam. Poderá remover a subscrição a qualquer altura.
Invalid email address

Precisa de molho Béchamel para um prato que lhe apetece muito, ou para fazer uma receita para convidados de última hora, mas não tem este molho já pronto em casa? Não se preocupe, porque é muito fácil fazer um molho Béchamel caseiro, usando apenas três ingredientes, e com resultados sempre excelentes.

O molho béchamel caseiro fica pronto na perfeição em apenas alguns passos. Esta é uma receita fácil e muito rápida, ótima para utilizar para realçar massas, mas também é perfeita para pratos principais e legumes. Experimente servir o seu molho com pratos como o bife à café com cogumelos ou com a massa gratinada com camarão. Temos a certeza de que vai gostar tanto dos resultados, que quererá repetir muitas mais vezes esta receita, seja em que ocasião for.

A história por detrás do molho béchamel

A origem do molho béchamel é atribuída ao Marquês Louis de Béchameil de Nointel, que foi o maître d’hôtel do Rei Louis XIV. O molho recebeu o nome de Béchameil mas perdeu um i ao longo dos tempos para se tornar béchamel.

Louis de Béchameil foi na realidade inspirado por um molho italiano mais antigo, salsa colla trazida de Itália, mais precisamente da Toscana, pelos cozinheiros de Catarina de Médicis. Salca colla significa cola e refere-se à ação deste molho, uma vez que foi utilizado para ligar os diferentes ingredientes num prato.

O que pode correr mal ao fazer um molho béchamel caseiro?

O molho béchamel caseiro é um dos molhos mais fáceis de fazer e será um enorme sucesso se prestar atenção a estes detalhes:

  • Evite que a farinha fique dourada ao fazer o roux. Se parecer que está a cozinhar demasiado depressa, basta deslizar a panela para fora do fogão e continuar a mexer sem parar até a panela arrefecer;
  • Mexa continuamente assim que adicionar o leite, para que o fundo da panela não se queime, e não se formem grumos.
  • Cozinhar a farinha é a chave para um molho delicioso! Preste atenção aos cantos inferiores da panela e não se esqueça de raspar o seu batedor de vez em quando nas bordas.
  • A manteiga e a farinha vêm sempre nas mesmas quantidades. Não altere as proporções destes ingredientes.
  • A espessura do molho é influenciada pela quantidade de leite e duração da cozedura. Pode fazer o molho rápido, mas sugerimos que não o cozinhe por menos de 15 minutos. O risco, caso contrário, é de poder provar a farinha no resultado final.

Como ajustar a consistência de um molho béchamel caseiro

O béchamel nesta receita é de consistência média. Para ajustar a consistência do molho de acordo com a sua preferência, pode acrescentar um pouco de leite para diluir o molho se este for demasiado grosso. Se for demasiado fino, pode mexer em algumas colheres de chá de buerre manié.

Buerre manié é o termo francês (literalmente ‘manteiga amassada’) para uma pasta feita de partes iguais de manteiga e farinha misturada até ficar lisa. Pode ser adicionada para engrossar praticamente qualquer molho. Derrete-se facilmente no molho com o batedor de arames. O molho precisa de ferver suavemente durante um ou dois minutos para cozer completamente a farinha, uma vez adicionado o buerre manié.

Como armazenar ou congelar o molho béchamel caseiro

Armazene o molho num recipiente hermético no frigorífico por até 5 dias. Reaqueça em lume brando, batendo constantemente, no fogão. Pode congelar béchamel num recipiente hermético até 3 meses.

Reaqueça o bloco congelado de molho numa pequena panela em lume brando, batendo bem. Adicione uma fina camada de água ao fundo da panela, e mexa frequentemente assim que o molho começar a liquefazer-se.

Faça o seu molho béchamel caseiro e surpreenda-se com os deliciosos resultados. Bom apetite!

Molho Béchamel caseiro

Fazer o seu próprio molho Béchamel não é complicado!
Preparação 5 minutes
Cozedura 35 minutes
Total 40 minutes
Refeição Molhos
Cozinha Portuguesa

Ingredientes
  

  • 1 colher de sopa de manteiga
  • 2 colheres de sopa de farinha
  • 250 ml de leite
  • Qb de sal e pimenta

Preparação
 

  • Derreta a manteiga numa panela e junte a farinha aos poucos, mexendo até formar um creme.
  • Junte o leite aos poucos, mexendo sempre até engrossar.
  • Adicione os temperos, mexa mais uma vez, e está pronto a servir.

Dicas

  • O molho deve ser feito em lume baixo, para evitar queimar.
  • Use um batedor de arames para bater o molho enquanto este engrossa.
  • Dê mais sabor ao molho juntando-lhe um pouco de noz-moscada a seu gosto.
Artigo anterior
Próximo artigo

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome aqui

Últimas receitas

Receitas recomendadas