O molho chimichurri é um dos molhos mais deliciosos e versáteis que existem. É tradicionalmente servido com bife ou costeletas grelhadas e é uma parte essencial de uma parrillada argentina ou grelhada mista. Combina muito bem com frango e peixe, e é um must com chouriço grelhado. O chimichurri funciona bem como uma marinada e também dá muito sabor aos vegetais, sendo, portanto, um molho bastante versátil.
O chimichurri funciona bem com qualquer coisa grelhada, especialmente carne vermelha e bife. Mas também fica bem com pratos de forno ou de fogão. Experimente as nossas espetadas de peru no forno ou os bifes de peru grelhados. Com os seus altos níveis de acidez, é também um grande parceiro para peixes, combinando bem com as receitas de dourada assada na brasa e de pargo assado no forno com batatas, entre outras receitas.
Se ficou com curiosidade e vontade de experimentar ainda hoje este molho chimichurri, reúna os ingredientes de que vai precisar e que lhe indicamos na receita e verá que, em poucos minutos, terá algo de muito saboroso para servir juntamente com o prato principal, seja em que ocasião for. Bom apetite!
Molho chimichurri
Ingredientes
- 1 cebola finamente picada
- 4 dentes de alho ralados
- 3 dl de azeite
- 1 colher de chá de orégãos secos
- 1 colher de chá de tomilho
- 1 colher de chá de sementes de mostarda
- 1 colher de chá de pimentão doce
- Sumo de um limão
- 1 colher de sobremesa de vinagre
- 2 colheres de sopa de coentros frescos picados
- Q.b. de sal e pimenta preta
Preparação
- Coloque todos os ingredientes num frasco. Tape o frasco e agite tudo muito bem, até todos os ingredientes estarem incorporados. Sirva o seu molho.
Notas
- Também pode misturar tudo num liquidificador, embora, nesse caso, corra o risco de a cebola e o alho se partirem ainda mais.
- Este molho combina muito bem com grelhados, podendo também ser usado como marinada.