O molho chimichurri é um dos molhos mais deliciosos e versáteis que existem. É tradicionalmente servido com bife ou costeletas grelhadas e é uma parte essencial de uma parrillada argentina ou grelhada mista. Combina muito bem com frango e peixe, e é um must com chouriço grelhado. O chimichurri funciona bem como uma marinada e também dá muito sabor aos vegetais, sendo, portanto, um molho bastante versátil.
Algumas pessoas preferem usar mais alho, algumas preferem apenas coentros, e outras até adicionam tomate fresco-experimente acrescentar os ingredientes de que gosta para criar o seu próprio molho de assinatura e altere as proporções de acordo com o seu gosto. Assim, terá sempre a sua própria receita de molho chimichurri, que irá certamente agradar a todos os que a provarem.
O que é chimichurri?
O molho chimichurri é um popular molho verde ou vermelho não cozinhado, originário da Argentina e do Uruguai. É frequentemente utilizado como marinada para bifes e outras carnes grelhadas, bem como ingrediente culinário e condimento de mesa. Tem um efeito acentuado sobre os ingredientes a que é adicionando, acrescentando muito sabor a pratos de churrasco, desde peixe inteiro com pele estaladiça e bifes suculentos, a pimentos doces assados.
De que é feito o chimichurri?
Os ingredientes para o molho chimichurri podem tipicamente incluir salsa picada e/ou coentros, alho, cebola, azeite, vinagre de vinho tinto ou branco e piripiri. Nesta receita, para além de alguns ingredientes clássicos, vamos também usar outros condimentos, como as ervas e a pimenta, para mais sabor.
Vinagre de vinho tinto ou branco?
Pode utilizar vinagre de vinho tinto ou branco para adicionar a acidez ao chimichurri. O vinagre de vinho tinto presta-se melhor à carne vermelha, da mesma forma que esta se pode emparelhar com o vinho tinto. O vinagre de vinho tinto também faz com que as cebolas picadas fiquem bonitas, manchando-as com uma delicada tonalidade de rosa.
Como servir o molho chimichurri
O chimichurri funciona bem com qualquer coisa grelhada, especialmente carne vermelha e bife. Mas também fica bem com pratos de forno ou de fogão. Experimente as nossas espetadas de peru no forno ou os bifes de peru grelhados. Com os seus altos níveis de acidez, é também um grande parceiro para peixes, combinando bem com as receitas de dourada assada na brasa e de pargo assado no forno com batatas, entre outras receitas. O mais importante a lembrar é que é um condimento, pelo que não responde bem a ser cozinhado. Funciona também como molho de salada, como é o caso das nossas receitas de salada de choco grelhado e feijão frade e de salada de pimento grelhado.
Quanto tempo dura este molho?
Se utilizar ervas frescas picadas, o seu molho estará no seu melhor estado imediatamente, mas pode ser conservado por até três dias no frigorífico, num frasco bem fechado (após este tempo, o vinagre começará a degradar a frescura das ervas).
Posso congelar o molho chimichurri?
Pode congelar molho extra num recipiente de cubos de gelo ou em pequenos sacos de plástico. Assim, terá porções prontas para usar a qualquer momento com o mínimo de preparação. Congele por não mais de três meses. O molho pode parecer ligeiramente estranho após ser congelado, uma vez que o óleo ficará nublado, mas enquanto for descongelado lentamente à temperatura ambiente, voltará à sua antiga glória.
Se ficou com curiosidade e vontade de experimentar ainda hoje este molho chimichurri, reúna os ingredientes de que vai precisar e que lhe indicamos na receita e verá que, em poucos minutos, terá algo de muito saboroso para servir juntamente com o prato principal, seja em que ocasião for. Bom apetite!

Molho chimichurri
Ingredientes
- 1 cebola finamente picada
- 4 dentes de alho ralados
- 3 dl de azeite
- 1 colher de chá de orégãos secos
- 1 colher de chá de tomilho
- 1 colher de chá de sementes de mostarda
- 1 colher de chá de pimentão doce
- Sumo de um limão
- 1 colher de sobremesa de vinagre
- 2 colheres de sopa de coentros frescos picados
- Q.b. de sal e pimenta preta
Preparação
- Coloque todos os ingredientes num frasco. Tape o frasco e agite tudo muito bem, até todos os ingredientes estarem incorporados. Sirva o seu molho.
Dicas
- Também pode misturar tudo num liquidificador, embora, nesse caso, corra o risco de a cebola e o alho se partirem ainda mais.
- Este molho combina muito bem com grelhados, podendo também ser usado como marinada.