Há molhos que são autênticos clássicos da nossa culinária, sendo transmitidos há gerações e conquistando sempre adeptos. Um desses molhos é o que hoje aqui lhe deixamos, o popular molho de leitão e que é tão simples de fazer que irá ficar espantado. Afinal, não é por um prato usar poucos ingredientes que deixa de ser saboroso, e os molhos são a prova disso, porque, com poucos ingredientes, consegue criar algo que realça o sabor a tudo em que os coloca.
Não é por acaso que a nossa culinária tem diversos molhos no seu arsenal, alguns criados para realçar o sabor dos alimentos no geral, outros para serem usados com um ingrediente em específico, como é o caso desta receita que aqui lhe deixamos. O que é certo é que, seja qual for o prato, um pouco de molho nunca vai cair mal.
O alho
Vai ser o alho a dar o seu sabor aromático e fragrante a este molho, e, portanto, o seu uso é fundamental. É também por isso que é importante que os alhos estejam bem esmagados, até ter uma pasta, porque, na culinária, quanto mais pequeno e esmagado o alho estiver, mais do seu sabor vai libertar no prato. Esta é uma boa regra a ter em conta, tanto na preparação deste molho de leitão, como na preparação de outros pratos que levem alho, como o pão de alho ou o arroz de bacalhau.
A banha
Apesar de ser um ingrediente cada vez menos usado nos pratos mais modernos, a verdade é que a banha traz um sabor e textura muito particulares aos pratos em que é usado. E, em receitas como esta, é até mesmo fundamental para o bom sucesso dos resultados. Afinal, neste molho de leitão, a banha não só vai dar o tom ao restante molho, como servirá de elemento de ligação entre os restantes ingredientes, ajudando a criar um molho homogéneo e com uma aparência algo cremosa.
O vinho
Muitos molhos usam azeite, vinagre ou até água para serem diluídos um pouco (até porque ninguém quer um molho demasiado espesso e grumoso). Mas, neste molho de leitão, é o vinho que vai ter esse papel, ajudando a diluir um pouco os diferentes ingredientes e dando-lhe ao mesmo tempo um toque de sabor entre o doce e o ácido que é muito agradável e que combina muito bem com tudo o resto. É claro que, se não tiver vinho em casa, pode sempre substituí-lo pela mesma quantidade de cerveja, embora deva ter em atenção que a cerveja tem sempre um travo um pouco mais amargo, que irá passar para o molho.
Como pode usar este molho
Como o nome indica, este molho combina na perfeição com o leitão, sendo essa a forma mais comum de ser usado. Se o vai servir com esse ingrediente, tenha o cuidado de não cobrir a carne com o molho antes de a levar a cozinhar. Em vez disso, uso o molho a meio da cozedura e depois no final, em abundância.
Por outro lado, o molho de leitão pode (e deve) ser usado noutras carnes, como o frango, peru ou vaca, porque o seu sabor combina muito bem com estes ingredientes. Além disso, este molho pode também servir para dar um pouco mais de sabor a alguns legumes, ou até mesmo a uma ou outra salada. Pode sempre fazer algumas experiências para perceber onde gosta de usar este molho.
Fazer um molho de leitão é mais simples do que pode parecer à primeira vista, e os resultados são sempre muito satisfatórios, seja qual for o prato onde o vai usar. Assim, siga as nossas indicações e prepare esta receita em sua casa. Bom apetite!

Molho de leitão simples
Ingredientes
- 125 g de banha de porco
- 2 cabeças de alho
- 3 colheres de sopa de sal grosso
- 30 g de pimenta branca
- Q.b. de vinho branco
Preparação
- Esmague bem os alhos numa almofariz. Depois, cubra o fundo de um tacho com um pouco de vinho e os alhos.
- Junte a banha, e tempere com o sal e a pimenta.
- Misture tudo muito bem até obter um molho. Sirva de imediato.
Dicas
- Pode usar louro em pó e salsa picada no seu molho, se gostar.
- Se vai usar o molho em leitão, não o coloque na carne antes de a levar ao forno. Em vez disso, pincele a carne com o molho a meio da cozedura e no final.
- Também pode usar este molho noutras carnes, como frango.