Molho de limão, azeite e mostarda

Mais populares

Os molhos são uma forma excelente de complementar qualquer prato, dando-lhe um sabor diferenciado e ainda mais especial. Hoje, deixamos-lhe um molho de limão, azeite e mostarda, muito fácil de recriar em sua casa e que é o acompanhamento perfeito para qualquer tipo de salada ou mesmo para outros pratos mais complexos, que usem ingredientes como a carne ou o peixe na sua preparação.

Afinal, este é um daqueles molhos bastante versáteis e que combina sabores que se dão bem com a grande maioria dos ingredientes, o que lhe permite ser usado em várias receitas. É por isso que este é um dos molhos preferidos de muitas famílias, estando presente no dia-a-dia de muitos lares por Portugal (e pelo mundo) a fora.

As bases

Tal como acontece num molho vinagrete, este molho vai combinar um ácido, uma gordura e uma emulsão. Neste caso, o ácido será o sumo de limão, a gordura o azeite e a emulsão será a mostarda. Se experimentar misturar o sumo de limão e o azeite, verá que, mesmo que os mexa durante muito tempo. Para que ambos os ingredientes estabilizem e se misturem, vai precisar da ajuda da mostarda, que dá muito mais que o sabor ao molho: dá-lhe a estabilidade. Estas são as bases do seu molho de limão, azeite e mostarda, a partir das quais poderá começar a construir os seus sabores juntando-lhe outros ingredientes e temperos. É claro que pode sempre mexer com as proporções dos ingredientes para conseguir um molho ainda mais do seu agrado: se quer um maior sabor a limão, use mais sumo; se o sabor a limão muito intenso não for o que pretende, corte no sumo de limão e junte mais azeite.

Os temperos

Iremos usar sal, orégãos e alho para dar mais sabor ao seu molho, tornando-o ainda mais versátil e apelativo. No entanto, não tenha medo de fazer substituições ou acrescentar outros ingredientes aos que já aparecem na receita. Por exemplo, pode substituir os orégãos ou optar por complementá-los com outras ervas aromáticas que tenha em casa. Também pode usar um pouco de pimenta ou até de noz moscada para dar um sabor ligeiramente diferente ao molho de limão, azeite e mostarda.

O tempo de frio

O seu molho de limão, azeite e mostarda pode ser servido de imediato, com excelentes resultados. No entanto, para aprimorar ainda mais os sabores, recomendamos-lhe que deixe o molho no frigorífico durante pelo menos vinte minutos antes de o servir. Dessa forma, garante que o seu molho está bem fresco e com um sabor ainda mais convidativo, especialmente bem-vindo nas épocas de maior calor.

O que pode combinar com o molho de limão, azeite e mostarda?

Este molho combina com diversos ingredientes e pratos mas, se está a precisar de alguma inspiração culinária, nós damos-lhe uma ajuda. No que toca a carnes, pode fazer umas espetadas de peru no forno ou um frango grelhado com tomate e pimento. Se prefere uma combinação com peixe, pode fazer a dourada assada na brasa ou o salmão no forno com batatas e espargos. Por sua vez, se prefere algo mais leve, recomendamos-lhe os barcos de pepino e atum ou as tostas de salmão fumado. Todas as receitas aqui sugeridas são muito fáceis de recriar e têm um sabor ainda mais apelativo quando combinadas com este molho de limão, azeite e mostarda.

Portanto, se ficou com vontade de experimentar o nosso delicioso e rápido molho de limão, azeite e mostarda, deite mãos à obra e, em pouco tempo, poderá usá-lo nos seus pratos preferidos, aprimorando-lhes ainda mais o sabor. Bom apetite!

Molho de limão, azeite e mostarda

O molho perfeito para acompanhar saladas
Preparação 2 mins
Cozedura 3 mins
Total 5 mins
Refeição Molhos
Cozinha Portuguesa

Ingredientes
  

  • Sumo de 1 limão
  • 1 colher de sopa de mostarda
  • 2 colheres de chá de azeite
  • 1 colher de chá de orégãos
  • 2 dentes de alho amassados
  • Qb de sal

Preparação
 

  • Num recipiente, misture bem todos os ingredientes até ter um molho homogéneo, temperando no final com sal a seu gosto.
  • Leve ao frigorífico durante pelo menos vinte minutos antes de colocar por cima de uma salada à sua escolha.

Dicas

  • Pode juntar um pouco mais de azeite ao seu molho, se o quiser deixar mais líquido.
  • Procure usar orégãos frescos, ou outra erva aromática fresca à sua escolha. Salsa e manjericão são boas opções.
  • Use um pouco de pimenta preta para dar ainda mais sabor ao molho. Junte-a ao mesmo tempo que o sal.
Artigo anteriorMolho de queijo rápido
Próximo artigoMolho piripiri caseiro

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome aqui

Mais recentes

Receitas semelhantes