Molho de tomate e natas

A não perder

Se está à procura da receita de um molho muito versátil, que combina bem com massas, carnes e até com peixe, não tem que procurar mais, porque nós temos o molho perfeito para si. Siga as nossas indicações e recrie este molho de tomate e natas em sua casa, de forma simples e rápida, sempre com muito sabor.

Este molho de tomate e natas é uma daquelas receitas básicas de despensa que acaba por ser um salva-vidas vezes sem conta. Isto porque usa ingredientes simples e que temos com frequência na despensa, o que nos permite criá-lo rapidamente, mesmo quando temos convidados de última hora e não sabemos o que fazer. Tudo isto faz desta receita uma grande escolha de recurso quando se precisa de algo rápido e satisfatório. Experimente combinar este molho com pratos como a massa gratinada com camarão ou as espetadas de peru no forno. Vai adorar os resultados!

Encontre os tomates enlatados de melhor qualidade para este molho de tomate e natas

Este molho é bastante dependente da qualidade dos tomates, até porque estes darão muito sabor ao resultado. Certifique-se de que está a utilizar tomates enlatados da melhor qualidade nesta receita! Aqui estão algumas notas sobre o que procurar:

  • Procure por tomates assados ao fogo, se os conseguir encontrar. São assados ao fogo antes de serem enlatados, e o sabor é doce e desenvolvido logo a partir da lata.
  • Ou procure os tomates San Marzano. São uma variedade italiana de tomate com um sabor doce.
  • Não consegue encontrar nenhum deles? Basta usar os tomates esmagados em lata da melhor qualidade que se possa encontrar. Em último caso, pode recriar a receita com polpa de tomate, embora com resultados menos intensos em termos de sabor.

Como fazer molho de tomate e natas: alguns segredos de sabor

Este molho tem alguns segredos de sabor que o podem tornar ainda melhor. Aqui estão algumas coisas a ter em conta (para além dos tomates enlatados, claro):

  • Procura um ingrediente secreto para avivar o molho? As sementes de funcho são a solução. O funcho acrescenta sabor a carne, que não pode ser reproduzido.
  • Acrescente uma meia cebola inteira (não há necessidade de a picar!). Este é um dos nossos truques favoritos para um molho de tomate. Basta colocar uma cebola descascada e deixar o sabor penetrar enquanto o molho cozinha. Depois, retire-a antes de servir.
  • Deixar ferver até engrossar. Isto deve demorar cerca de 5 a 10 minutos.

Variação vegan: use creme de caju

Quer fazer um molho de tomate com natas vegan? Não se preocupe, porque isto não é difícil. Basta substituir as natas por partes iguais de creme de caju! O creme de caju é um molho feito de caju embebido que se torna magicamente num substituto do leite. Usamo-lo em muitos dos nossos cremosos pratos veganos e funciona na perfeição.

Congelar o molho de tomate e natas

Este molho para massa congela bem. Deixe-o arrefecer completamente, depois congele-o num saco grande que dê para selar. Aqueça o molho em lume brando no fogão ou no microondas até este molho estar pronto a ser consumido de novo.

Também pode congelar este molho de tomate e natas já misturado com alguma massa, numa assadeira forrada com papel de alumínio. Uma vez congelada, pode tirar a massa enrolada em folha de alumínio do prato para libertar a sua assadeira para outros usos. Quando estiver pronto a usar a massa, coloque-a de novo na mesma assadeira, (tire primeiro a folha de alumínio), deixe descongelar durante a noite no frigorífico, e coloque tudo no forno a 180ºC até estar quente e pronto a comer.

Faça ainda hoje esta receita de molho de tomate e natas e saboreie os resultados com a sua comida preferida. Bom apetite!

Molho de tomate e natas

Um molho perfeito para acompanhar massas.
Preparação 5 minutes
Cozedura 15 minutes
Total 20 minutes
Refeição Molhos
Cozinha Portuguesa

Ingredientes
  

  • 1 pacote de natas
  • 2 dentes de alho
  • 1 dl de azeite
  • 200 g de tomate pelado
  • Qb de sal, pimenta e orégãos

Preparação
 

  • Aqueça o azeite e refogue nele os alhos finamente picados.
  • Junte-lhe o tomate pelado partido em pequenos pedaços, e mexa bem. Deixe cozinhar uns minutos, até libertar o molho.
  • Por fim, junte as natas. Mexa bem e tempere com sal, pimenta e os orégãos.
  • Quando o molho estiver um pouco mais grosso, está pronto a servir.

Dicas

  • Se quiser, pode adicionar uma cebola picada finamente ao seu molho, para lhe dar mais sabor.
  • Pode substituir os dentes de alho por alho em pó. Nesse caso, coloque primeiro o tomate e só depois o alho.
  • Para além dos orégãos, pode juntar um pouco de manjericão seco ao seu molho.
  • Pode substituir o tomate pelado por molho de tomate.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome aqui

Últimas receitas

Receitas recomendadas