Na nossa culinária, podemos encontrar diversas receitas de molhos, que ajudam a dar mais sabor a todo o tipo de pratos e que utilizam produtos da terra para o conseguir. Esse é precisamente o caso da receita que lhe deixamos hoje, de molho de vilão, típica dos Açores, mas com fãs em todo o país.
Apesar de a pimenta da terra ser típica do arquipélago açoriano, pode ser encontrada nalguns locais do continente ou, se não a encontrar, pode ser substituída por massa de pimentão, com excelentes resultados. Sirva o seu molho com todo o tipo de pratos, como o pargo assado no forno com batatas ou com os bifes de peru grelhados, e verá que todos vão adorar a combinação dos diferentes sabores com este molho de vilão!
Molho de vilão: há benefícios no consumo de malaguetas?
A pimenta da terra é uma espécie de malagueta, que serve de base para a criação deste maravilhoso molho de vilão. Dependendo da quantidade de sementes que se deixam, o molho será mais ou menos picante. Mas será que existem benefícios em consumir alimentos picantes, como as malaguetas?
Comestível em todas as fases – desde a semente até à malagueta picante adulta – a malagueta é fácil de cultivar e abundante em todo o mundo. As malaguetas são especialmente populares na cozinha mexicana e asiática, mas podem ser adicionadas a quase todos os alimentos para adicionar um toque de sabor e especiarias, como é o caso deste molho de vilão.
As malaguetas e a malagueta em pó são frequentemente utilizadas para aromatizar alimentos, enquanto que as variedades especialmente picantes podem ser reservadas para um toque de ousadia. Mas escondidas por detrás do sabor picante deste vegetal, estão uma série de benefícios para a saúde que deve conhecer. Aqui estão apenas alguns dos benefícios que poderá desfrutar ao comer malaguetas, em pratos como este molho de vilão.
- Reduzir a duração da doença. Se é o tipo de pessoa que bebe sumo de laranja quando está doente, então já conhece a importância da Vitamina C quando se trata de impulsionar o seu sistema imunitário. Estudos mostram que, embora a Vitamina C não possa prevenir completamente a constipação comum, tomar mais Vitamina C quando se está doente pode reduzir o tempo que a doença dura. As malaguetas têm ainda mais Vitamina C do que as laranjas. Assim, se o sumo de laranja não for o seu forte, pode sentir-se bem a petiscar malaguetas quando está doente.
- Prevenir doenças cardíacas. Como a comida picante está frequentemente associada à azia, pode preocupar-se em comer malaguetas se tiver problemas com o coração. Mas a azia é um nome um pouco errado e na realidade não tem nada a ver com o seu coração. Na verdade, quando se trata de prevenir doenças cardíacas, os alimentos picantes podem ser exatamente o que o seu corpo precisa. Estudos mostram que a capsaicina nas malaguetas pode reduzir a inflamação e diminuir as hipóteses de doenças cardíacas.
- Promover a perda de peso. Se for uma das muitas pessoas no mundo com obesidade, pode estar interessado em saber que se pensa que as malaguetas estimulam a perda de peso. Estudos mostram que a capsaicina nas malaguetas pode reduzir o apetite. Outros estudos mostram que estas podem aumentar o metabolismo e ajudar a queimar as calorias que consome. Enquanto comer malaguetas por si só pode não levar a uma alteração significativa do seu peso, utilizá-las em conjunto com o seu plano de perda de peso aprovado pelo médico pode ajudá-lo a ver os resultados mais rapidamente.
Faça em sua casa este molho de vilão e surpreenda-se com os resultados obtidos. Bom apetite!

Molho de Vilão
Ingredientes
- Q.b. de sal
- Q.b. de alho picado
- Q.b de pimenta da terra em pedaços
- Q.b. de vinho branco
- Q.b. de azeite
- Q.b. de salsa picada
Preparação
- Numa frigideira, coloque um fio de azeite e refogue nele o alho.
- Acrescente a pimenta da terra e envolva tudo muito bem.
- Junte o vinho e a salsa, e tempere com sal a seu gosto. Misture tudo bem e mexa por uns minutos.
- Retire o molho do lume e sirva-o de imediato.
Dicas
- A pimenta da terra é típica dos Açores, mas pode encontrá-la moída em alguns supermercados, ou substituí-la por massa de pimentão.
- A receita original leva o chamado “vinho de cheiro”, produto típico açoriano que no continente é conhecido por “vinho morangueiro”.
Uma das piores informacies em qualuer receita:
Q.b. = completamento inútil para ninguém nunca cozinhou um prato antes