Molho para frango de churrasco

Mais populares

Os molhos são a a forma perfeita de dar mais vida a um prato, mesmo aos populares grelhados. Assim, mostramos-lhe como pode fazer um saboroso molho para frango de churrasco em sua casa, usando poucos ingredientes. Siga as nossas indicações e prepare-se para uma explosão de sabor.

Afinal, os molhos são a prova de que não são necessários grandes ingredientes nem um diploma em cozinha para conseguirmos fazer uma receita aparentemente simples brilhar. E, tendo em conta que o frango assado é uma refeição tão popular no nosso país, é sempre bom ter um truque na manga para o deixar ainda mais especial.

A base do molho

Para este molho para frango de churrasco, vamos usar diversos líquidos como base, que vão dar o seu sabor muito particular ao molho e, por consequência, ao frango. Neste caso, irão brilhar a cerveja, que dá um sabor rico e amargo, e o sumo de limão, com o seu toque ácido. Será também usado óleo vegetal que, apesar de não dar sabor ao molho, vai ajudar a emulsionar os ingredientes, criando-se assim um molho homogéneo. Se preferir, pode usar azeite no seu lugar, embora este vá dar sempre um pouco do seu sabor aos pratos onde é usado.

O sabor

Para complementar o sabor dos ingredientes líquidos, iremos usar ingredientes como o piri piri, o pimentão doce e o alho, que darão também a cor caraterística a este molho. O louro é também uma parte importante em termos de sabor, pelo que não lhe recomendamos que prescinda dele. É claro que, se quiser, pode substituir estes ingredientes por outros do seu agrado, ou complementar com outros sabores de que gosta. A cebola picada, por exemplo, dá um toque muito fresco ao molho, que sabe sempre bem.

É importante que os alhos sejam esmagados e não picados, porque, dessa forma, o molho terá um sabor mais coeso. Além disso, o alho esmagado aporta mais do seu aroma às receitas em que é usado, algo particularmente positivo, especialmente em molhos.

Como usar este molho para frango de churrasco

A melhor forma de usar este molho para dar sabor à sua carne é regando-a enquanto a grelha, usando um pincel de cozinha para o efeito. Dessa forma, garante que os sabores se vão infiltrando na ave à medida que esta é cozinhada, permitindo que o resultado final não seja tão seco.

Caso lhe sobre molho (ou queira dar um toque ainda mais especial ao churrasco), cubra o frango antes de o servir, ou coloque o molho numa taça ou molheira, para que cada um se vá servindo conforme precisar. Dessa forma, adapta a refeição a ainda mais pessoas, porque algumas podem preferir apenas um sabor ligeiro, enquanto outras podem preferir algo mais forte e intenso.

Algumas receitas onde usar este molho

Para além de poder ser usado para o frango, este molho para frango de churrasco fica também perfeito com outras receitas de aves. Assim, recomendamos-lhe o seu uso em receitas como os bifes de peru recheados com queijo e espinafre, as asas de frango crocantes, as espetadas de peru no forno e os bifes de peru grelhados. É também um excelente complemento para bifes fritos em manteiga.

Como vê, este molho para frango de churrasco é bastante versátil e tem muitas utilizações. Devido a essa versatilidade e ao seu sabor, acreditamos que vai recriar esta receita em sua casa bastantes vezes, seja qual for o prato principal do dia. Basta seguir as indicações que lhe deixamos abaixo e prepara-se para uma explosão de sabor no seu prato, que o deixará com água na boca. Bom apetite!

Molho para frango de churrasco

Um molho fácil de fazer e cheio de sabor
Preparação 2 mins
Cozedura 3 mins
Total 5 mins
Refeição Molhos
Cozinha Portuguesa

Ingredientes
  

  • 50 ml de óleo vegetal
  • 1 colher de chá de piripiri em pó
  • 1 colher de chá de pimentão doce
  • 2 dentes de alho esmagados
  • 25 ml de cerveja
  • Sumo de 1/2 limão
  • 1 folha de louro
  • Q.b. de sal

Preparação
 

  • Comece por esmagar os alhose colocá-los numa tigela.
  • Junte-lhe o piripiri, o pimentão, o óleo, o sumo de limão, o louro e a cerveja.
  • Tempere com sal a seu gosto e mexa bem.
  • Vá pincelando o frango com esta mistura à medida que o grelha.

Dicas

  • Pode deixar este molho de parte durante pelo menos uma hora antes de o usar, para garantir que todos os sabores se potenciam.
  • Se sobrar molho no final, regue o frango com ele e sirva de imediato.
Artigo anteriorMolho à Portugália
Próximo artigoMolho de leitão simples

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome aqui

Mais recentes

Receitas semelhantes