Molho pesto

A não perder

Não, não é um molho tradicionalmente português, mas é um daqueles molhos que passou muito para além das fronteiras do seu país original (neste caso, a Itália) e se espalhou pelo mundo, conquistando cada vez mais adeptos. Até porque este é um molho muito fácil, acessível e saboroso… por isso, se quer experimentar fazer molho pesto em sua casa, siga as nossas indicações.

O molho pesto brilhante e saboroso sabe tal como o verão. Está cheio de manjericão fresco, uma pitada de parmesão, e muito alho. Não é necessário cozinhá-lo a sério, por isso é perfeito para preparar num dia quente, quando não se quer passar muito tempo na cozinha. Pode até fazer um grande lote para guardar no frigorífico e desfrutar durante vários dias. Esta receita de molho pesto apresenta os melhores e ousados sabores que amamos, além de uma cremosidade suave e cobiçada que fará qualquer verdadeiro amante de pesto regozijar-se!

A origem do molho pesto

Este molho cru simples e genuíno é típico da região da Ligúria, no noroeste de Itália.

O pesto tem as suas raízes na Roma antiga, quando os romanos costumavam preparar uma pasta feita com queijo, pinhões, óleo, sal e ervas aromáticas, chamada “moretum”. Durante a Idade Média, na cozinha plebeia espalhou-se o uso do molho agliata, basicamente uma pasta de nozes e alho. Nessa altura, o alho era o ingrediente principal em Génova e Ligúria, especialmente entre marinheiros que pensavam que poderia prevenir doenças durante o longo período de navegação. A utilização de ervas aromáticas na cozinha liguriana remonta a este período: pessoas comuns acrescentam sabor a qualquer prato com ervas, muito mais barato do que as especiarias, uma prerrogativa das classes superiores.

Para chegar à versão que hoje conhecemos temos de esperar até 1865, quando foi publicada a receita de Pesto alla Genovese no livro “La Cucina Genovese” (a cozinha genovesa). Desde então, a fórmula tradicional não sofreu alterações notáveis. Para preparar um autêntico Pesto alla Genovese são necessários o almofariz de mármore e o pilão. As palavras pilão e pesto derivam do verbo pestare italiano, que significa esmagar algo para o reduzir a pó. Os ingredientes tradicionais são manjericão, azeite extra virgem, alho, pinhões, parmesão e sal grosso.

É possível congelar pesto?

Uma forma de preservar o seu pesto é congelá-lo num tabuleiro de cubos de gelo. Este método funciona particularmente bem se planeia usar apenas uma pequena quantidade de pesto nas suas refeições.

Para congelar a pesto num tabuleiro de cubos de gelo, prepare a receita que lhe deixamos abaixo. Verta o molho pesto no tabuleiro do cubo de gelo e regue com uma pequena quantidade de azeite sobre a parte superior de cada um dos cubos.
Congele durante algumas horas até ficar sólido. Retire os cubos de pesto congelados do tabuleiro e adicione-os a um grande saco de plástico para armazenamento de alimentos e rótulo com o conteúdo e a data.

Em geral, pode congelar pesto de manjericão caseiro por um máximo de 6 meses. Este prazo, contudo, pode ser influenciado pelas condições no seu congelador.

Como posso servir o molho pesto?

É melhor ter a certeza de que não cozinha diretamente o molho pesto, uma vez que isso mudaria muito o sabor encantador e fresco. Em vez disso, incorpore o pesto cru em pratos cozinhados (e pelo menos ligeiramente arrefecidos), sirva-o refrigerado, ou desfrute dele à temperatura ambiente.

Este molho vibrante de pesto é perfeito para servir como molho frio com vegetais sazonais, bolachas, pita e/ou fatias de baguete. É igualmente fantástico em sanduíches e pizzas.

E, claro, este molho pesto de manjericão é excelente com muitos tipos diferentes de massa e saladas. Combine com receitas como a de salada de tomate e atum, de salada de massa com atum ou de massa com brócolos e queijo para resultados excelentes que farão as delícias de quem o provar.

Faça ainda hoje esta receita e delicie-se com o seu sabor. Bom apetite!

Molho pesto

Perfeito para acompanhar massas e legumes.
Cozedura 5 minutes
Total 5 minutes
Refeição Molhos
Cozinha Portuguesa

Ingredientes
  

  • 50 g de manjericão fresco
  • 1 chávena de chá de azeite
  • 2 dentes de alho
  • 30 g de pinhões
  • 50 g de parmesão ralado
  • 1 pitada de sal

Preparação
 

  • Misture todos os ingredientes, exceto o azeite, os pinhões e o queijo, num liquidificador e bata.
  • Aos poucos, vá adicionando os restantes ingredientes e bata até ter um molho cremoso.

Dicas

  • As folhas de manjericão não devem ser de uma planta grande, já que estas não terão tanto sabor.
  • Prove o pesto antes de o servir e, se necessário, ajuste a quantidade de sal.
  • Se preferir, recorra ao método tradicional, que usa um pilão para criar o molho.
Artigo anterior
Próximo artigo

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome aqui

Últimas receitas

Receitas recomendadas