Molho verde rápido

Mais populares

O molho verde é perfeito para acompanhar qualquer tipo de pratos, sejam eles de legumes, de peixe ou de carne. Além disso, é muito fácil de fazer e usa poucos ingredientes, o que lhe permite dar um toque diferente à sua refeição sem perder muito tempo. Portanto, não admira que este seja um molho extremamente popular.

Para além do seu sabor, único e tão versátil, o molho verde tem uma enorme facilidade de preparo, até porque os ingredientes que usa são poucos. Como bem sabemos, poucos ingredientes não quer dizer pouco sabor – e esta receita vai provar-lhe exatamente isso. Depois de provar este molho, vai querer repeti-lo vezes sem conta, e temos a certeza de que se vai tornar uma das suas formas preferidas de dar mais sabor aos seus pratos.

A base do molho

Afinal, o que é que traz o “verde” a este molho? A resposta é simples: a salsa. Esta erva aromática é uma das mais usadas na nossa culinária, e por bons motivos. Para além de ser rica em nutrientes, combina muito bem com praticamente todos os ingredientes em que possa pensar, e é esse precisamente o segredo da versatilidade deste nosso molho verde. Poderá utilizar a quantidade de salsa que preferir na receita: caos pretenda um sabor um pouco mais forte, use mais salsa; se não, use menos.

É claro que pode utilizar outras ervas aromáticas em conjunto com a salsa, criando assim um molho ainda mais rico. Algumas boas opções são o cebolinho e o manjericão, uma vez que o seu sabor é também bastante versátil em termos de utilizações. Poderá também utilizar coentros, mas esta erva aromática é um pouco menos consensual, havendo pessoas que não gostam dela. Portanto, se tem convidados, certifique-se de que estes gostam de coentros antes de os adicionar ao seu molho.

O toque de sabor

Para dar ainda mais sabor e textura ao seu molho, recomendamos-lhe, na receita, o uso de cebola e de malagueta. É claro que, se não gostar de algum destes ingredientes, o pode retirar, mas a verdade é que a cebola contribuiu em muito para a textura e frescura do molho verde e que a malagueta ajuda a criar um equilíbrio de sabores e um interesse ainda maior.

Também poderá utilizar alho para aromatizar ainda mais o seu molho. Para a quantidade de molho da receita, poderá utilizar entre um a dois dentes. Se usar mais do que isso, corre o risco de o sabor do alho se sobrepor ao dos restantes ingredientes, quando o que se pretende é uma receita equilibrada.

Quando tiver batido os ingredientes no liquidificador, prove o molho e só depois ajuste o teor de sal. Dessa forma, garante que a receita está no ponto certo. Também pode utilizar um pouco de pimenta preta nesta fase, para unir todos os sabores e realçá-los ligeiramente.

O azeite e a maionese

São estes elementos que vão dar o toque cremoso ao molho verde, pelo que são imprescindíveis à receita. Mesmo assim, poderá perceber que, segundo o tipo de azeite ou maionese que utiliza, a receita tem um sabor ainda mais apelativo. Portanto, use sempre azeite de qualidade e experimente utilizar alguma maionese aromatizada para um toque diferente.

Onde pode usar o seu molho verde?

Este molho combina particularmente bem com pratos de peixe, como a dourada assada na brasa, o peixe frito rápido e saboroso ou o salmão no forno com batatas e espargos. Mas pode usar também este molho em pratos de carne ou até mesmo para dar mais sabor a alguns ingredientes, como cogumelos salteados.

Fazer um molho verde é rápido e vai ajudá-lo a dar mais sabor aos mais variados pratos. Basta seguir a nossa receita para bons resultados. Bom apetite!

Molho verde rápido

Um molho que combina bem com qualquer prato
Preparação 5 mins
Cozedura 5 mins
Total 10 mins
Refeição Molhos
Cozinha Portuguesa

Ingredientes
  

  • 1/2 cebola picada
  • 1 malagueta
  • 250 g de maionese
  • 1 colher de sopa de azeite
  • 1 molho de salsa
  • Q.b de sal

Preparação
 

  • Junte todos os ingredientes num liquidificador e bata até ter um molho homogéneo. Se necessário, ajuste o sal antes de servir.

Dicas

  • Pode usar também um dente de alho para dar mais sabor ao molho.
  • Se quiser, pode usar outras ervas em conjunto com a salsa, como cebolinho ou coentros.
  • Tempere também com um pouco de pimenta preta.
Artigo anteriorMolho de coentros
Próximo artigoMolho à Portugália

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome aqui

Mais recentes

Receitas semelhantes