Molho vinagrete tradicional

A não perder

Apesar de termos cada vez mais receitas, com os mais diversos ingredientes, a verdade é que alguns molhos nunca saem de moda e são presença constante nas cozinhas de muitas casas. É o caso do molho vinagrete tradicional, muito simples de fazer e que dá um toque ainda mais especial aos cozinhados.

Muito utilizado para temperar saladas, este molho é também perfeito para acompanhar outras receitas, sendo um bom acompanhamento tanto para carnes como para legumes. Portanto, não tenha medo de fugir dos usos mais tradicionais do molho vinagrete e de fazer experiências com os sabores, porque temos a certeza de que vai encontrar combinações que são tão boas que ficarão na sua lista de receitas a repetir vezes sem conta.

As bases do molho vinagrete

Um vinagrete tem sempre as mesmas bases em termos de composição, mesmo que se mudem os ingredientes utilizados. Ao perceber a química por trás deste molho, poderá criar as suas próprias combinações, sempre com excelentes resultados. Para começar, precisará de um ácido. Normalmente, este papel é desempenhado por um vinagre ou pelo sumo de limão. Depois, precisa de uma gordura, que costuma ser o azeite. Mas experimente misturar estes dois ingredientes: eles irão separar-se rapidamente.

A proporção destes dois ingredientes é também importante para um bom molho vinagrete. Deverá ter sempre mais gordura que ácido para conseguir um molho bom. Regra geral, usa-se o dobro da gordura em relação ao ácido, mas pode brincar um pouco com estas proporções, desde que a quantidade do ácido seja sempre inferior à da gordura.

Para manter os dois juntos, precisará de uma emulsão, que, neste caso é a mostarda. Poderá também utilizar maionese para o mesmo efeito. Não é necessário utilizar muito deste componente, porque mesmo com pouca quantidade se consegue manter todos os ingredientes juntos.

Os temperos

Utilize sal e ervas aromáticas para dar mais sabor ao seu molho vinagrete. Também pode utilizar um pouco de pimenta preta moída, para complementar todos os outros sabores. Pode utilizar qualquer tipo de ervas aromáticas a seu gosto, ou fazer uma combinação de diferentes ervas. Se optar por ervas secas, use uma quantidade um pouco maior, para garantir que o seu sabor passa para o vinagrete. Caso use ervas frescas, não precisará de uma quantidade tão grande para dar sabor ao seu molho vinagrete tradicional.

Se preferir um vinagrete mais doce, pode sempre utilizar um pouco de mel para conseguir esse efeito. Nesse caso, o molho também ficará com uma textura ligeiramente mais espessa, mas que não é de todo desagradável. Por fim, se quer o molho um pouco mais ácido, pode sempre utilizar mais vinagre na sua preparação ou optar por juntar um pouco de sumo de limão.

Como servir este molho vinagrete tradicional?

A forma mais tradicional de usar este molho é com saladas. Sugerimos-lhe a nossa salada de figos, rúcula e presunto, ou a nossa salada de manga, camarão e abacate. Também pode usar o molho para dar mais vida a pratos como os barcos de pepino e atum ou os tradicionais peixinhos da horta. Faça experiências e procure as suas combinações preferidas, porque temos a certeza de que se vai aperceber que muitas das refeições que faz no dia-a-dia combinam muito bem com o molho vinagrete tradicional e podem ter o seu sabor aprimorado por este. E, como este não é um molho nada complicado de se fazer, temos a certeza que o irá repetir vezes sem conta, nos mais diversos contextos e combinaçãos.

Se ficou interessado em fazer um molho vinagrete tradicional em sua casa, apenas tem de seguir as nossas dicas e as indicações que lhe deixamos abaixo, e terá um molho delicioso em poucos minutos, que pode usar nos mais diversos pratos. Bom apetite!

Molho vinagrete tradicional

Um molho saboroso e que acompanha bem diversos pratos
Preparação 5 minutes
Cozedura 5 minutes
Total 10 minutes
Refeição Molhos
Cozinha Portuguesa

Ingredientes
  

  • 1 colher de sopa de mostarda
  • 350 ml de azeite
  • 150 ml de vinagre
  • 1 colher de sopa de orégãos
  • Q.b. de sal e salsa fresca picada

Preparação
 

  • Num recipiente, misture todos os ingredientes (exceto a salsa). Triture com a ajuda de uma varinha mágica.
  • Prove e, se necessário, retifique o sal. Cubra o molho com um pouco de salsa picada e sirva.

Dicas

  • Para um toque mais doce, junte uma colher de café de mel ao seu molho. Também pode juntar a mesma quantidade de caril.
  • Para um toque ácido, junte um pouco de sumo de limão ao molho.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome aqui

Últimas receitas

Receitas recomendadas