As mousses são uma sobremesa leve, cheia de sabor e muito rápida de se fazer, podendo usar os mais diversos ingredientes na receita. Hoje, mostramos-lhe como pode fazer uma deliciosa mousse de café, com um sabor aromático e textura aveludada que fica muito bem no final de uma refeição.
Servida sozinha ou com outros doces, a mousse de café vai fazer sucesso entre todos os que a provam. Afinal, é sabido que os portugueses são um povo apreciador de café e, portanto, esta sobremesa vai cair muito bem em qualquer ocasião, desde um jantar com amigos a refeições de domingo em família.
Mousse de café: saiba mais sobre o café
O café é uma das bebidas mais populares do mundo e há muitas pessoas que juram que não conseguem começar o dia sem ele. É apreciado em diferentes países e culturas, com diferentes formas de preparação e em diversas receitas, como esta de mousse de café.
O café é preparado a partir de grãos de café torrados, que são as sementes das bagas da espécie Coffea. A planta é nativa da África tropical – especificamente nas áreas da Etiópia e do Sudão – Comores, Madagáscar, Maurícia e Reunião, no Oceano Índico.
A história do café remonta às antigas florestas de café situadas no planalto da Etiópia. A partir de África, o passo seguinte na viagem do café foi o seu cultivo na Península Arábica. No século XV, o café era amplamente cultivado na região do atual Iémen. No século seguinte, o cultivo do café estendeu-se à Pérsia, a leste, e à Síria, ao Egipto e à Turquia, a oeste.
A bebida, chamada qahveh khaneh, tornou-se popular nas casas e cafés públicos da Península Arábica ao Mediterrâneo. Os cafés tornaram-se o centro de troca de informações entre as pessoas, sendo frequentemente designados por Escolas de Sábios.
A difusão do café noutras partes do mundo pode ser atribuída aos milhares de peregrinos que visitam a cidade santa de Meca todos os anos. Os peregrinos aprenderam a apreciar o “vinho da Arábia” e partilharam com todos em casa histórias sobre essa bebida maravilhosa. Com o tempo, o café começou a ser apreciado na Europa e, mais tarde, foi levado para as Américas. No século XVIII, o café tornou-se uma bebida popular em muitos países do mundo, e passou a ser parte integrante em muitas receitas, como é o caso da receita de mousse de café.
Faça ainda hoje a sua mousse de café e delicie-se com o seu sabor. Bom apetite!

Mousse de café
Ingredientes
- 5 folhas de gelatina incolor
- 1 lata de leite condensado
- 3 pacotes de natas
- 10 g de café solúvel
Preparação
- Mergulhe as folhas de gelatina numa pequena quantidade de água morna. Desfaça a gelatina e reserve.
- Bata as natas numa tigela até ficarem firmes. Depois, acrescente o leite condensado e bata mais um pouco, para misturar os ingredientes.
- Dissolva o café num pouco de água morna, misture bem e acrescente essa mistura à mistura de natas e leite condensado.
- Adicione a gelatina dissolvida e misture bem até obter um creme homogéneo.
- Transfira a mousse para tigelas e deixe no frigorífico por pelo menos 4 horas ou durante a noite antes de servir.
Dicas
- Pode usar qualquer café instantâneo que tiver em casa para esta receita.
- Coloque a mousse no frio até a ir comer, para que arrefeça bem e fique firme mais rapidamente.
- Adicione uma colher de cacau em pó à mousse para dar ainda mais sabor.
- Pode adicionar algum brandy, whisky ou porto para um sabor diferente.
- Decore com lascas de chocolate, biscoitos triturados ou café solúvel espalhado sobre a mousse. Canela e frutas frescas também são uma boa combinação.