Nikita

Mais populares

Se há bebida que nos remete para umas belas férias no arquipélago da Madeira, é a Nikita, uma bebida bastante popular e que tem como base dois ingredientes (na sua versão não-alcoólica). Se quer recriar um pouco das férias em sua casa, siga a nossa receita e experimente esta deliciosa bebida.

Fazer esta bebida não podia ser mais fácil, sendo a forma perfeita tanto de complementar uma refeição como de se refrescar durante o verão, seja em que altura for. E, como usa tão poucos ingredientes, que pode ter sempre disponíveis por casa, é uma daquelas receitas a repetir vezes sem conta, até porque temos a certeza de que se vai tornar uma bebida bastante popular na sua casa.

A origem da Nikita

Esta bebida típica da Madeira foi criada em 1985, na cidade piscatória de Câmara de Lobos, tendo-se depois espalhado para todo o arquipélago. O seu criador foi um senhor Marcelino, que esteve emigrado no Brasil, local de onde terá retirado a inspiração para criar esta bebida. Quanto ao nome, vem de uma canção de Elton John, “Nikita”, música que, pelos cistos, era muito apreciada pelo senhor Marcelino.

Ao longo do tempo, foram-se criando diversas versões desta bebida, embora a base seja sempre um sumo e gelado. Hoje, vamos deixar-lhe uma versão mais tradicional desta bebida, mas pode sempre alterar algumas coisas segundo o seu gosto – por exemplo, pode alterar o sabor do gelado, fazer uma versão sem álcool, ou trocar a cerveja por vinho branco. Outra forma de dar uma vida diferente à bebida é usando gelado feito por si na sua preparação, como o gelado caseiro de nata.

A decoração

É claro que a sua Nikita pode ser servida sem qualquer tipo de decoração, até porque se cria uma camada de espuma no topo que é bastante decorativa e agradável. No entanto, pode dar-lhe ainda mais vida se colocar um pedaço de ananás do lado do copo, ou até uma sombrinha. Também pode colocar um pouco de chocolate em pó por cima da bebida, ou até um pouco de hortelã, se procura algo ainda mais diferente.

Esta bebida costuma ser servida num copo alto, mas pode sempre optar por a servir num copo mais baixo. Mas, neste caso, certifique-se de que a camada de espuma não fica demasiado grossa, para que possa aproveitar também a bebida em si.

Preparar a bebida

Nesta receita, dizemos-lhe para colocar tudo num liquidificador e misturar até obter uma mistura homogénea. No entanto, essa não é a forma tradicional de a preparar. Costuma-se utilizar o mexelote (o pau da poncha) para misturar os diferentes ingredientes, o que vai ajudar a criar ainda mais espuma. Também pode usar uma colher de madeira para o mesmo efeito.

Acompanhar a Nikita

A sua bebida tem um sabor bastante apelativo e pode ser servida tanto a acompanhar uma refeição como a qualquer altura do dia. Portanto, não terá dificuldade em encontrar combinações de sabores de que goste. Mas, se quer fazer uma viagem à Madeira sem sair de casa, temos algumas receitas para si. Para além da sua Nikita, pode sempre experimentar a poncha ou os bifes de atum à madeirense. Tratam-se de receitas rápidas e cheias de sabor que farão as delícias de todos os que as provam, possibilitando-lhe ter um dia de férias em termos culinários sem sair da sua casa.

Portanto, como vê, fazer esta bebida em sua casa não tem nada de complicado, e vai ser uma experiência a repetir muitas mais vezes. Se experimentou a Nikita, diga-nos nos comentários o que achou e se fez algumas alterações à receita. Bom apetite!

Nikita

Uma bebida que nos leva para a ilha da Madeira
Preparação 2 mins
Cozedura 2 mins
Total 4 mins
Refeição Bebidas
Cozinha Portuguesa

Ingredientes
  

  • 500 ml de sumo de ananás
  • 6 bolas de gelado de baunilha
  • Qb de cerveja

Preparação
 

  • Coloque todos os ingredientes num liquidificador.
  • Bata bem até ter uma bebida homogénea. Sirva de imediato.

Video

Dicas

  • Se preferir, pode trocar a cerveja por vinho branco, e acrescentar mais ou menos quantidade segundo o seu gosto.
  • Também pode fazer uma versão sem álcool, usando apenas o sumo e o gelado.
  • Sirva acompanhado de um pedaço de ananás ou de uma rodela inteira.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome aqui

Mais recentes

Receitas semelhantes