Omelete de atum

Mais populares

Por vezes, só nos apetece uma refeição rápida ao final de um longo dia, ou simplesmente não temos muita fome, mas queremos comer algo satisfatório. Nesses casos, esta omelete de atum cai sempre bem, já que é fácil de preparar e tem uma combinação de sabores clássica na nossa cozinha: atum, salsa e cebola. Experimente e diga-nos nos comentários se gosta da receita!

Esta omelete de atum é ótima para um rápido pequeno-almoço de fim-de-semana ou brunch, mas também para servir como prato principal, naqueles dias em que lhe apetece comer algo mais leve, mas cheio de sabor. Do princípio ao fim, deve demorar menos de 15 minutos a fazer esta receita. Se não tiver 15 minutos de manhã, pode mesmo prepará-la na noite anterior, deixando a pasta de atum pronta no frigorífico. Portanto, não há desculpas para não experimentar esta receita!

Será que o consumo de ovos faz mal?

Antes de começar a preparar a sua omelete de atum, é importante salientar que não é necessário colocar qualquer limite ao consumo de ovos, como acontecia até há alguns anos atrás. Afinal, ficou provado que os ovos não aumentam o risco cardiovascular nem têm uma influência significativa no colesterol dietético.

Pelo contrário, têm uma alta densidade nutricional e ajudarão a manter um bom estado de saúde ao longo dos anos. Quanto à receita em si, é importante notar que o resultado final dependerá muito da qualidade dos ovos. Por esta razão, recomendamos que sejam, tanto quanto possível, caseiros ou de galinhas criadas ao ar livre. Os ovos de galinhas criadas em gaiolas têm um sabor muito diferente, e o seu valor nutricional também é afetado.

Benefícios de comer omelete de atum

A inclusão da omelete de atum no contexto de uma dieta variada e equilibrada pode gerar vários benefícios para a saúde. Em primeiro lugar, o conteúdo proteico deste prato deve ser realçado.

Os ovos fornecem proteínas do mais alto valor biológico com todos os aminoácidos essenciais e um bom índice de digestibilidade. Estes nutrientes demonstraram ser importantes na prevenção de patologias como a sarcopenia.

Além disso, os ovos são um dos poucos alimentos que contém vitamina D no seu interior. Este nutriente pode ser sintetizado endogenamente a partir da exposição à luz solar, mas quase toda a gente é deficiente nele.

Manter um nível inadequado de vitamina D poderia aumentar o risco de sofrer de diferentes doenças complexas, tais como doenças cardiovasculares.

Finalmente, é importante mencionar que a omelete de atum é uma fonte de ácidos gordos Ómega-3 à base de peixe. Estes elementos ajudam a modular a inflamação interna, conseguindo assim uma situação de homeostasia (equilíbrio do corpo). Os ácidos Ómega-3 são também relevantes para a recuperação desportiva, assim como para assegurar o bom funcionamento do coração.

Poderá consumir ainda mais nutrientes na sua refeição ao combinar esta receita com uma salada, como a salada americana, a salada de pimento grelhado, a salada de figos, rúcula e presunto ou a salada de manga, camarão e abacate.

Como virar uma omelete

Uma das formas mais fáceis de virar a sua omelete de atum é usando uma espátula.

Quando vir que os ovos estão ligeiramente sólidos nas bordas, procure a parte mais cozinhada e insira a espátula no fundo da omelete, cerca de 1/3 do caminho.
Se não conseguir deslizar a sua espátula para baixo facilmente ou de forma limpa, significa que não utilizou óleo ou manteiga suficiente no início, ou que deve esperar alguns segundos para que os ovos se fixem mais.

Utilize uma espátula para levantar um lado dos ovos cuidadosamente para garantir que este lado ainda está inteiro antes de o virar. Se vir que a sua omelete de atum se pode partir, pode tentar virar a partir de outra borda ou esperar um pouco mais.

Quando os ovos estiverem sólidos nos lados, e o centro estiver suficientemente solidificado, está pronto para virar. Levante ligeiramente e dobre a sua omelete ao meio com uma espátula, depois use-a para pressionar no centro para que os dois lados possam aderir.

Faça ainda hoje esta omelete de atum e prepare-se para um mundo de sabor. Bom apetite!

Omelete de atum

Uma omelete com sabor a mar
Cozedura 20 mins
Total 20 mins
Refeição Peixe e marisco
Cozinha Portuguesa

Ingredientes
  

  • 1 lata de atum escorrido
  • 2 ovos
  • 1/2 cebola picada
  • Qb de sal, pimenta e salsa picada

Preparação
 

  • Bata os ovos numa tigela e tempere-os com sal e pimenta.
  • Noutra tigela, misture o atum, a salsa e a cebola.
  • Frite a omelete em azeite até os ovos ficarem consistentes.
  • Num dos lados, coloque a mistura de atum e cebola. Cubra com a outra metade da omelete, e deixe cozinhar até ambos os lados estarem dourados.

Dicas

  • Pode colocar uns pedaços de mozarella na mistura de atum e cebola, para um toque diferente.
  • Pode usar coentros frescos picados, em vez de salsa, caso prefira.
  • Use um pouco de alho em pó para temperar a mistura de atum e cebola.
  • Sirva com uma salada simples, ou com sopa.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome aqui

Mais recentes

Receitas semelhantes