Pão recheado com pasta de atum

Mais populares

Os pães recheados são uma presença cada vez mais frequente nas nossas mesas, já que não só são saborosos, como também dão um toque diferente a qualquer refeição. Hoje, deixamos-lhe uma receita de pão recheado com pasta de atum, simples de recriar em sua casa e deliciosa.

Para ajudar, esta receita é perfeita seja em que ocasião for, seja quando lhe apetece petiscar algo diferente ou, mais comummente, quando tem convidados em casa e pretende fazer algo de diferente, que impressione mas que, ao mesmo tempo, seja saboroso e quase impossível de parar de comer. E este pão reúne precisamente estas condições, com a vantagem de ser muito fácil de fazer e de não requerer grandes preparações culinárias.

O pão

Para melhores resultados, recomendamos que use pão centeio ou pão alentejano, ou qualquer variedade com uma côdea igualmente resistente e cheia de sabor. Deverá retirar o topo do pão com o auxílio de uma faca bem afiada, e depois retirar o miolo, seja com as mãos, seja com a ajuda de uma colher de sopa. É importante que tenha cuidado e leve o seu tempo neste processo, porque a côdea não se pode rasgar, de modo a conseguir conter a pasta de atum sem que esta saia.

Uma vez tendo o seu pão pronto, pode prosseguir com a receita. Mas, como não gostamos de desperdício, não podemos deixar de lhe recomendar que não descarte o miolo do pão. Pode usá-lo na preparação de outras receitas, como a dos clássicos mexidos de Natal, ou aproveitar o miolo para a preparação de croutons ou pão ralado, que podem ser usados nas almôndegas de frango fáceis ou nos cogumelos panados. Verá que terá ainda muito uso a dar ao miolo do pão que lhe sobrou!

A pasta de atum

É claro que podia usar uma versão de compra neste pão recheado com pasta de atum, mas a verdade é que fazer o seu paté caseiro é muito fácil e não lhe dará muito trabalho, tendo a vantagem de poder personalizar ainda mais os sabores. Apenas irá precisar de atum em conserva, maionese, queijo ralado, salsa, cebolinho e um pouco de pimenta preta moída. Misture bem todos os ingredientes e depois recheie o pão com esta pasta, levando-o de seguida ao forno por uns minutos. Se quer uma versão do pão recheado com pasta de atum mais fresca e que possa ir ao frigorífico, não use o queijo ralado na preparação do paté e não leve o pão ao forno. Apenas terá de o rechear e depois levar ao frigorífico até ser altura de servir.

O que pode servir com o pão recheado com pasta de atum?

Esta entrada pode ser servida com outras, para uma mesa ainda mais farta e completa. Precisa também de algo onde possa servir a sua pasta de atum, para que as pessoas a possam provar. Algumas boas opções são tostas ou legumes em palitos. Certifique-se de que os coloca num local visível e próximo do pão recheado, para que os seus convidados não tenham que andar à procura, e deixe também algumas facas de barrar próximas, para quem as quiser utilizar. Dessa forma, tudo correrá bem e não terá preocupações extra de última hora.

Se após ler as nossas dicas ficou com vontade de experimentar o nosso pão recheado com pasta de atum, recriando-o em sua casa, apenas terá de seguir as indicações que lhe deixamos abaixo e preparar-se para uma explosão de sabor e para um toque diferente na sua mesa. E, caso tenha experimentado os resultados, diga-nos o que acho da receita nos comentários. Bom apetite!

Pão recheado com pasta de atum

Uma entrada original e saborosa
Preparação 10 mins
Cozedura 30 mins
Total 40 mins
Refeição Entradas e petiscos
Cozinha Portuguesa

Ingredientes
  

  • 1 pão com cerca de 500 g
  • 300 g de atum em conserva
  • 150 ml de maionese
  • 150 g de queijo ralado
  • Qb de salsa, cebolinho e pimenta

Preparação
 

  • Ligue o forno a 180ºC e deixe aquecer. Entretanto, coloque o atum numa tigela e desfaça-o com a ajuda de um garfo.
  • Junte a maionese, o queijo ralado, a salsa, o cebolinho e a pimenta e misture bem até ter uma pasta homogénea.
  • Corte o topo do pão e retire-lhe o miolo cuidadosamente. Recheie com a pasta de atum e tape com a tampa.
  • Coloque o pão num tabuleiro e leve ao forno durante cerca de 30 minutos.

Dicas

  • Pode (e deve) reservar o miolo para fazer outras entradas ou para levar ao forno e criar pão ralado ou croutons.
  • Se quiser uma alternativa mais fresca, não use o queijo ralado. Basta rechear o pão com a pasta de atum e levar ao frigorífico para servir fresco.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome aqui

Mais recentes

Receitas semelhantes