Paté de camarão caseiro

Mais populares

Quando pensamos em entradas ou petiscos, pensamos muitas vezes em patés, que acompanham muito bem tostinhas ou pão, e que são muito fáceis de se fazer em casa, bastando poucos minutos para ter resultados incríveis. É o caso deste nosso paté de camarão caseiro, simplesmente delicioso e que combina muito bem com outras entradas ou petiscos.

É claro que poderia sempre comprar uma versão de compra, mas a verdade é que fazer o seu próprio paté em casa não tem nada de complicado e os resultados são ainda melhores, porque tem um maior controlo sobre os ingredientes usados e porque pode ajustar os diferentes sabores e temperos aos seus gostos. É uma daquelas receitas que pode ser feita por veteranos da culinária ou por principiantes, portanto, não há desculpas para não o provar!

O seu paté de camarão caseiro

A base de sabores do seu paté vai ser o camarão, que deve estar pronto antes de começar a seguir as nossas indicações. Portanto, coza previamente o seu camarão em água abundante com um pouco de sal. Bastam apenas uns minutos até o camarão estar pronto a ser consumido, portanto esteja atento ao processo. Depois, escorra o seu camarão e deixe-o arrefecer um pouco antes de prosseguir com a receita. Idealmente, deverá deixá-lo arrefecer completamente, pelo que pode ser uma boa ideia preparar os camarões com tempo (ou comprar o camarão já cozido).

Depois, tudo o que tem de fazer é juntar todos os ingredientes pedidos no liquidificador, batendo tudo muito bem até ter um paté homogéneo. No entanto, pode sempre não usar algum dos ingredientes ou substituí-lo por outro. Por exemplo, o uso do ketchup pode ser considerado opcional, podendo este ser substituído por um pouco de mostarda ou simplesmente não ser usado. A cebola também dá bastante frescura ao paté, mas não é necessária em termos de textura, pelo que pode também não ser usada.

Por outro lado, pode sempre usar outras ervas aromáticas da sua preferência para dar ainda mais sabor ao seu paté, ou um ou dois dentes de alho para realçar o seu sabor e aroma de uma forma ainda mais apelativa. Também pode acrescentar ingredientes como as azeitonas pretas descaroçadas, por exemplo. Como vê, é possível personalizar o seu paté de camarão caseiro da forma que preferir, por isso não tenha medo de fazer experiências.

Como pode servir este paté?

Quando for servir o paté de camarão caseiro, certifique-se de que o coloca num recipiente de fácil acesso, com algumas tostas à volta e com uma faca de barrar. Também pode colocar alguns palitos de legumes para serem consumidos com o seu paté. Para os fazer, pode utilizar cenoura, aipo, courgette ou outros legumes da sua preferência. Procure ter uma variedade de legumes, para que cada pessoa possa escolher os seus preferidos.

O que combina com o paté de camarão caseiro?

Para além das tostas e vegetais, pode e deve servir outras coisas com o seu paté. Se está à procura de alguma inspiração, recomendamos-lhe o carpaccio de peixe branco, o pão recheado com bacon, os ovos verdes fáceis e os aros de cebola panados. Com estas receitas, já consegue uma mesa bastante variada e que tem tudo o que é preciso para agradar a todos.

Como pode ver, fazer um paté de camarão caseiro é muito fácil, e os resultados, esses, são simplesmente maravilhosos. Portanto, siga as nossas indicações e em poucos minutos também se poderá deliciar com os sabores deste paté -algo que de certeza vai querer repetir vezes sem conta, seja em que ocasião for, da mais simples à mais festiva. Bom apetite!

Paté de camarão caseiro

Um paté perfeito para acompanhar com umas tostas
Preparação 5 mins
Cozedura 5 mins
Total 10 mins
Refeição Entradas e petiscos
Cozinha Portuguesa

Ingredientes
  

  • 180 g de camarão cozido
  • 150 g de maionese
  • 40 g de cebola
  • 40 g de ketchup
  • Qb de pimenta preta e cebolinho

Preparação
 

  • Coloque todos os ingredientes num liquidificador e bata até ter uma pasta.
  • Guarde no firgorífico até servir.

Dicas

  • Pode juntar um dente de alho ao seu paté, para um sabor diferente.
  • Se gosta de mostarda, junte uma colher de chá ao copo do liquidificador, juntamente com os restantes ingredientes.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome aqui

Mais recentes

Receitas semelhantes