Pato com ananás

A não perder

O pato é um ingrediente bastante consumido no nosso país, apesar de não ser tão popular como o frango ou até mesmo o peru. Existem muitas formas diferentes de servir pato, com mais ou menos tempo de preparação, mas sempre com bons resultados. Assim, hoje mostramos-lhe como pode fazer um delicioso pato com ananás, que fará as delícias de quem o prova.

É verdade que a receita requer algum tempo de preparação, mas a maior parte do trabalho será feita pelo forno, bastante depois terminar de cozinhar o pato juntamente com o molho e a fruta. Portanto, é uma excelente receita para um almoço de domingo ou para quando vai ter convidados em casa. Temos a certeza de que toda a gente vai adorar este pato com ananás e querer repetir a experiência.

Preparação do pato

Antes de seguirmos com a preparação da receita em si, precisamos de cozinhar um pouco o pato no forno. Para isso, deverá pré-aquecer o seu forno a uma temperatura alta, de cerca de 240ºC. Depois, tempere o pato com sal e pimenta, cubra-o com banha e leve-o a assar por 30 minutos. Como o seu pato ainda vai cozinhar na frigideira, juntamente com o molho, não precisa de estar cozinhado a cem por cento quando sair do forno.

Caso queira poupar algum tempo no dia em que for servir a receita, pode sempre cozinhar o pato no dia anterior, no forno, e cortá-lo em pedaços. Depois, apenas tem que seguir a receita como indicado. Esta é também uma boa receita para aproveitar sobras de pato, dando-lhes uma nova vida.

O molho do pato com ananás

Antes de fazer o molho, deve alourar o pato na manteiga. Depois, junte os ingredientes do molho na ordem indicada, deixando tudo reduzir uns minutos em lume brando, para que o pato não cozinhe demasiado. Por fim, deverá adicionar o ananás partido em pedaços, tapando a frigideira e deixando cozinhar por 5 minutos mais. No final deste tempo, o seu prato deverá estar pronto a servir. Se nalgum ponto vir que o molho está a ficar demasiado espesso para o seu gosto, pode sempre adicionar um pouco mais de caldo ou de vinho.

Alterações à receita

O seu pato com ananás terá um sabor delicioso se seguir as indicações que lhe deixamos na receita, mas a verdade é que pode sempre fazer algumas alterações para que o prato fique ainda mais ao seu gosto. Assim, pode acrescentar um pouco de aguardente velha ao seu molho. Para isso, aloure o pato na manteiga, mas depois retire-a, juntando a aguardente e deixando fazer fogo, antes de prosseguir com a adição do caldo, vinho e restantes ingredientes.

Outra forma original de dar mais vida à receita é juntando-lhe algumas cerejas descaroçadas, especialmente na época delas. Junte as suas cerejas ao mesmo tempo que o ananás, para que cozinhem e ganhem algum do sabor do molho. Por fim, pode sempre cobrir o prato com algumas ervas aromáticas, como manjericão, para dar mais cor.

Acompanhar o pato com ananás

Pode acompanhar esta receita com os mais diversos acompanhamentos, dos mais simples aos mais complexos. Se procura sugestões, experimente o nosso arroz árabe fácil, o puré de cenoura delicioso, as batatas assadas com alecrim ou a abóbora assada com grão-de-bico e feta. Todas estas sugestões são bastante simples de fazer e são muito saborosas, combinando na perfeição com o pato.

Experimente fazer o nosso pato com ananás e prepare-se para ser surpreendido pelo seu sabor único e tão apelativo. Irá tornar-se numa experiência a repetir muitas mais vezes em sua casa. Bom apetite!

Pato com ananás

Um prato cheio de cor e sabor
Preparação 30 mins
Cozedura 20 mins
Total 50 mins
Refeição Carnes
Cozinha Portuguesa

Ingredientes
  

  • 1 pato grande
  • 1 colher de sopa de banha
  • 2 colheres de sopa de manteiga
  • 1,5 dl de caldo de galinha
  • 1 dl de vinho branco
  • 1 colher de chá de açúcar
  • 1/2 colher de café de canela
  • 4 rodelas de ananás
  • Q.b. de sal e pimenta

Preparação
 

  • Pré-aqueça o seu forno a 240ºC. Tempere o pato com sal e pimenta, por dentro e por fora.
  • Cubra o pato com banha e leve ao forno por 30 minutos. Depois, corte o pato em pedaços.
  • Coloque os pedaços de pato a alourar na manteiga bem quente.
  • Junte o caldo, o vinho, o açúcar e a canela e deixe reduzir por uns minutos.
  • Por fim, cubra com o ananás em pedaços, tape e deixe cozinhar mais 5 minutos. O seu pato está pronto a servir.

Dicas

  • O seu pato não precisa de estar totalmente cozinhado antes de sair do forno, uma vez que ainda vai cozinhar na frigideira.
  • Pode retirar a manteiga e juntar 4 colheres de sopa de aguardente ao pato, deixando criar fogo. Depois, siga a receita como indicado a partir da adição do caldo e do vinho.
  • Pode também juntar algumas cerejas descaroçadas ao mesmo tempo que o ananás.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome aqui

Últimas receitas

Receitas recomendadas