Existem alguns pratos que podem parecer muito complexos de se fazer, mas que na verdade são bem simples de recriar em sua casa, com apenas alguns ingredientes que terá certamente na despensa. Esse é o caso da receita que lhe deixamos hoje, de peixe ao sal, muito apreciada em alguns restaurantes.
Mas sabia que é possível fazer este prato em sua casa com pouco esforço? Apenas irá precisar de peixe, sal, alho, salsa, limão e duas claras, assim como de apenas alguns minutos para preparar tudo. E o sabor, esse, não desilude nunca! É por isso que temos a certeza que este peixe ao sal irá fazer muito sucesso em sua casa, especialmente naquelas ocasiões em que tem convidados e lhes quer servir algo de diferente, mas simples.
Dicas para um peixe ao sal perfeito
- Compre um peixe inteiro. Peça para esviscerarem e limparem o peixe, o que lhe poupará muito trabalho. Deixe tudo o resto intacto, incluindo a pele.
- Escolha algumas ervas frescas para além da salsa. Esta parte depende de si! Pode escolher tantas ou tão poucas ervas quantas desejar para o seu peixe. As ervas frescas serão recheadas na cavidade do peixe e poderá prová-las em cada dentada.
- Não cozinhe em demasia o peixe. Este peixe inteiro demorará apenas cerca de 25 minutos a cozinhar. Se o deixar dentro por mais tempo, corre o risco de secar o peixe! Deixe o peixe ao sal descansar durante 5 minutos depois de o tirar do forno, isto ajudará a continuar a cozinhá-lo.
- Utilize um martelo ou um rolo de massa para rachar a crosta. Se não tiver um martelo à mão, seja criativo e use qualquer objeto pesado para rachar cuidadosamente a crosta no peixe. Tenha cuidado netse passo, porque não queremos partir o peixe nem que o sal tenha contacto com a carne, para não a salgar em demasia.
- Sirva o seu peixe com qualquer tipo de acompanhamento ou salada. Algumas boas sugestões são o arroz árabe fácil ou a salada de manga.
O que é peixe ao sal
O peixe ao sal é um método siciliano e do sul de Itália para cozinhar peixe, que está também presente noutros países, como Portugal. Um peixe inteiro é coberto com uma mistura de sal e ovos, depois cozido no forno. Isto resulta num pedaço de peixe muito tenro e suculento. A pele retira-se facilmente e sai da carne sem grande trabalho. A crosta é divertida de se colocar sobre o peixe e ainda mais divertida de se partir!
O peixe com crosta de sal tem sabor a sal?
Não! A crosta de sal encerra o peixe quando o coze, mas é rachada e removida antes de se comer o peixe. O sal ajuda a absorver a humidade da pele do peixe para que se desprenda facilmente, mas também ajuda a manter a carne do peixe húmida e tenra. A crosta de sal é rachada com um martelo e removida antes de se comer.
Esta técnica funciona bem para a maioria dos peixes inteiros (especialmente os peixes brancos, que têm um sabor mais suave), mas também para vegetais de raiz como a beterraba, que beneficiam da remoção da pele após a cozedura. Apenas procure não usar a técnica em peixe oleoso. Também é adequada para cortes de carne a mais caros, onde se quer evitar a cozedura excessiva, como o lombo de vaca.
Faça ainda hoje o seu peixe ao sal e maravilhe-se com o seu sabor apelativo. Bom apetite!

Peixe ao sal
Ingredientes
- 1 peixe da sua preferência
- 1 kg de sal grosso
- 2 claras
- 2 dentes de alho picados
- Q.b. de rodelas de limão e salsa
Preparação
- Comece por pré-aquecer o forno a 180ºC.
- Lave bem o peixe e, no lugar das entranhas, coloque um pouco de salsa e o alho.
- Numa taça, misture o sal e as claras.
- Coloque um pouco da mistura no fundo de um tabuleiro de ir ao forno, de modo a servir de "cama" para o peixe.
- Coloque algumas rodelas de limão a cobrir a barriga do peixe.
- Use a restante mistura de sal para cobrir o resto do peixe.
- Leve ao forno por 25 minutos e deixe arrefecer um pouco antes de servir.
Dicas
- O uso do limão a cobrir a barriga do peixe é essencial, para evitar que o sal entre na carne.
- Para cada quilo de peixe, conte com 25 minutos de confeção.
- Terá de retirar a camada de sal com cuidado, para que o peixe não fique salgado em demasia.