Os peixinhos da horta são muito populares no nosso país, graças ao seu sabor e textura únicos. São perfeitos como entrada, petisco ou até como acompanhamento de diversas refeições. Por isso, se tem feijão verde em casa e não sabe o que fazer com ele, experimente estes peixinhos da horta saborosos.
Afinal, não é preciso muito para ter resultados em mãos, até porque esta receita tradicional é bastante simples de se fazer e requer muito poucos ingredientes e um tempo de preparação bastante reduzido. Como tem um sabor bastante suave e que combina com praticamente tudo em que possa pensar, é também uma forma perfeita de complementar qualquer tipo de prato e ingredientes, dos mais simples aos mais complexos. Portanto, é uma daquelas receitas a repetir muitas vezes.
O feijão verde
É a base de toda a receita, pelo que a sua preparação deve ser cuidada. Portanto, comece por lhe retirar as pontas, retirando também as nervuras laterais, se quiser. Corte todo o feijão verde em pedaços com mais ou menos o mesmo tamanho e leve-o a cozer durante 5 a 10 minutos, retirando-o de seguida e escorrendo-o. É importante que os pedaços sejam do mesmo tamanho para que a cozedura seja uniforme, o que vai impedir que alguns pedaços de feijão estejam demasiado moles e outros demasiado duros.
O polme
Para fazer os seus peixinhos da horta, o feijão verde deverá ser passado num polme caseiro, que lhe vai dar sabor, textura e um toque crocante. Para fazer o seu polme, vai precisar de ovos, farinha, sal, pimenta e um pouco de cerveja. Terá de misturar bem os ovos e a farinha, juntando cerveja bem gelada até ter a consistência que pretende. Depois, tempere com sal e pimenta, e já poderá passar o feijão verde pelo seu polme.
Se não quiser usar cerveja (seja por não ter, seja por não gostar do seu sabor), pode sempre usar água gelada em sua substituição. Recomendamos particularmente que use água com gás bem gelada, já que esta é a substituição perfeita para a cerveja. Seja qual for o líquido escolhido, é importante que esteja bem frio, para melhores resultados no polme.
Se quiser uns peixinhos da horta com um sabor ainda mais original, pode adicionar diferentes ingredientes ao seu polme, como ervas aromáticas ou queijo ralado. Como ervas, recomendamos particularmente os orégãos e manjericão, assim como a salsa. Use ervas secas para melhores resultados, uma vez que deverão ir a fritar. Quanto ao queijo ralado, pode usar de qualquer tipo que tenha por casa, do mais suave ao mais forte.
O tempo de preparação dos peixinhos da horta
Uma vez que o seu feijão verde foi previamente cozido, não é preciso muito tempo para esta receita estar pronta. Portanto, apenas deverá fritar o feijão o tempo suficiente para o polme ficar dourado, o que significa que apenas terá de o fritar por apenas alguns minutos de cada lado, em azeite bem quente (também pode usar óleo para fritar).
Acompanhar este prato
Devido ao seu sabor e textura, os peixinhos da horta acompanham bem com qualquer tipo de prato. Se procura inspiração, recomendamos a carne de porco à alentejana, o arroz de bacalhau fácil, as amêijoas com molho de tomate ou as batatas salteadas com chouriço. Tratam-se de receitas muito saborosas e fáceis de fazer, que combinam na perfeição com o feijão verde e com o polme.
Como vê, não há desculpas para não experimentar esta receita, que pode até ser feita por principiantes no mundo da culinária. Portanto, reúna os ingredientes de que precisa e deite mãos à obra. Bom apetite!

Peixinhos da Horta saborosos
Ingredientes
- 1 kg de feijão verde
- 2 ovos
- 100 g de farinha
- Qb de sal, pimenta e cerveja
Preparação
- Lave o feijão verde e corte-lhe as pontas. Corte o feijão para que fique do mesmo tamanho, e leve-o a cozer durante 5 a 10 minutos. Retire e escorra.
- Entretanto, faça o polme, misturando os ovos e a farinha e juntando cerveja até a consistência pretendida. Tempere com sal e pimenta a seu gosto.
- Mergulhe o feijão verde no polme e frite-o uns minutos em azeite bem quente. Retire e coloque em papel absorvente. Repita a operação até esgotar o feijão.
Dicas
- A cerveja que usar na preparação do polme deve estar bem gelada.
- Caso não queira usar cerveja, pode substituí-la por água fria.
- Pode usar um pouco de queijo ralado no seu polme, para dar ainda mais sabor aos peixinhos da horta.