Peru de Natal no forno

Mais populares

Nalgumas regiões do nosso país, é comum a presença de carne na mesa da Consoada e do Natal, enquanto noutras regiões é o peixe quem reina nessas ocasiões. Hoje, mostramos-lhe como pode fazer um delicioso peru de Natal no forno, muito fácil de se fazer, que usa poucos ingredientes e que agrada a todos os que o provam.

Afinal, não é por uma receita usar menos ingredientes que deixa de ser saborosa, e a nossa culinária tem diversos exemplos disso mesmo. E na época do Natal, em que passamos tanto tempo na cozinha, a preparar doces e salgados, quantos menos ingredientes tivermos que manusear e quanto menos tivermos que controlar a preparação de uma determinada receita, melhor.

O peru

Apesar de não ser das carnes mais tradicionalmente usadas da nossa gastronomia, a verdade é que o peru tem ganho cada vez mais adeptos no nosso país, por ser uma carne de fácil preparação, que cozinha rapidamente e que tem poucas gorduras. Além disso, o seu sabor relativamente neutro permite que seja usado com as mais diversas marinadas e molhos, o que leva a que possa ser usado nos mais variados pratos.

No caso da receita de peru de Natal no forno, deverá marinar a carne antes de a levar ao forno. Para melhores resultados, deixe a carne a marinar de um dia para o outro. Verá que esse tempo de espera fará toda a diferença no resultado final! Além disso, marinar com antecedência também lhe deixa mais tempo livre no dia da preparação, que poderá usar para fazer uns acompanhamentos ou doces.

Para garantir que o seu peru fica húmido, recomendamos-lhe que corte um pouco da pele do peito e coloque um pouco de manteiga por baixo desta. A cavidade do peru deverá também ser recheada ou, pelo menos, untada com azeite, que ajudará a dar mais sabor à carne e a manterá húmida enquanto cozinha.

Um sabor muito especial

O toque especial deste peru de Natal no forno é o uso do vinho na marinada, que não só dá sabor à carne, como a mantém húmida enquanto esta está no forno. É claro que, se preferir, pode não usar vinho na sua receita, seja por uma questão de gosto, seja por não ter este ingrediente disponível. NO entanto, recomendamos-lhe que o substitua por cerveja ou, então, por caldo de aves. Isso ajudará a que o prato final seja mais rico em sabor, algo que é sempre positivo.

A decoração do prato

Pode optar por decorar o peru de Natal no forno com os elementos que preferir. Para um aspeto mais tradicional, sirva o seu peru numa travessa, rodeado dos diferentes acompanhamentos, como as batatas assadas e os legumes cozidos. Se procura dar um aspeto ainda mais cuidado à sua mesa de Natal, poderá usar um pouco de azevinho ou de alecrim e romãs para fazer uma decoração à volta da travessa onde vai servir o seu peru. A imaginação não tem limites no que toca a servir este prato!

E as sobras?

É verdade que este prato é simplesmente delicioso, mas, numa época de tanta abundância, é natural que sobre um pouco de peru ou dos seus acompanhamentos. Mas não se preocupe, porque existem muitas receitas que pode realizar para dar uma segunda vida às sobras de comida da melhor forma, evitando assim desperdícios. Alguns exemplos disso são a salada de frango e abacate, que pode ser adaptada para usar peru em vez de frango, ou a salada de tomate, mozarela e peru. Outra boa opção para aproveitar as sobras é o empadão de batata-doce e peru.

Como pode perceber, fazer um peru de Natal no forno não tem muito que se lhe diga, e os resultados são simplesmente maravilhosos. Portanto, deite mãos à obra e siga a receita que aqui lhe deixamos para resultados excelentes. Bom apetite!

Peru de Natal no forno

Uma receita deliciosa e prática de se fazer
Preparação 20 mins
Cozedura 1 hr 40 mins
Total 2 hrs
Refeição Carnes
Cozinha Portuguesa

Ingredientes
  

  • 1 peru limpo de miúdos
  • 2 chávenas de vinho branco
  • 4 dentes de alho picados
  • 1 cebola picada
  • 2 colheres de sopa de sumo de limão
  • 3 colheres de sopa de salsa picada
  • 1 colher de sopa de azeite
  • 4 colheres de sopa de manteiga derretida
  • Q.b. de sal e pimenta

Preparação
 

  • Pré-aqueça o forno a 220ºC. Coloque o peru num tabuleiro de ir ao forno.
  • Levante um pouco a pele do peito do peru e regue a carne com a manteiga derretida.
  • Regue o interior do peru com o azeite e coloque a salsa. Depois, cubra o peru com o vinho branco e o sumo de limão.
  • Esmague o alho e a cebola num pilão e cubra o peru com essa pasta. Por fim, tempere-o com sal e pimenta a seu gosto.
  • Cubra o peru com papel de alumínio e leve ao forno por cerca de 1h30. Passado esse tempo, retire o papel de alumínio e deixe o peru ganhar cor, por cerca de 20 minutos.
  • Retire o peru do forno e sirva de imediato.

Dicas

  • Para que a carne ganhe mais sabor, procure deixá-la na marinada de um dia para o outro.
  • Pode substituir o vinho branco por cerveja, ou por caldo de aves.
  • Se quiser, recheie o peru a seu gosto.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome aqui

Mais recentes

Receitas semelhantes