A culinária portuguesa é muito rica no que toca a petiscos, existindo inúmeros pratos rápidos e cheios de sabor que têm conquistado gerações ao longo do tempo. E esse é precisamente o caso da receita de hoje, de pica pau tradicional, que, com apenas alguns ingredientes e muito pouco tempo de preparação, conquista todos os paladares.
Esta versão é bastante fácil de recriar e de personalizar, podendo-lhe juntar outros ingredientes a seu gosto para dar ainda mais vida ao prato, entre pimentos em tiras, tomate em cubinhos, azeitonas descaroçadas ou um pouco de cebola em aros. Use a imaginação e torne este prato ainda mais seu, sem grande esforço.
Saboreie este pica pau tradicional e diga-nos o que achou do resultado. Bom apetite!
Pica pau tradicional
Um petisco fácil e cheio de sabor
Ingredientes
- 4 dentes de alho picados
- 600 g de febras de porco em pedaços
- 1,5 dl de vinho branco
- Sumo de 1 limão
- 1 folha de louro
- 2 colheres de sopa de margarina
- 3 colheres de sopa de mostarda
- Q.b. de sal e pimenta
Preparação
- Coloque as febras em pedaços num recipiente. Tempere com o alho, o louro, o vinho, o sumo de limão e sal e pimenta a seu gosto.
- Deixe a carne ganhar sabor durante pelo menos 1 hora.
- Coloque a margarina numa frigideira. Quando derreter, junte a carne escorrida e deixe dourar dos dois lados.
- Quando a carne estiver quase pronta, misture a mostarda com a marinada da carne.
- Acrescente à carne e deixe ferver por uns minutos, até ter um molho. Retifique os temperos, se necessário.
- Retire da frigideira e sirva tudo de imediato.
Notas
- Idealmente, a sua carne deveria ficar a ganhar sabor na marinada de um dia para o outro. O mínimo de tempo é mesmo uma hora, pelo que deverá planear com antecedência para ter este valor em conta.
- Pode adicionar outros ingredientes ao pica pau enquanto a carne cozinha, como pimentos em tiras, pedaços de tomate, bacon ou outros sabores da sua preferência.
- É importante que o molho da marinada ferva na frigideira, para apurar ainda mais o seu sabor e garantir que o calor mata qualquer microrganismo presente na marinada.