Polvo à poveira

A não perder

Não perca as nossas receitas
Subscreva a nossa newsletter
Não irá receber spam. Poderá remover a subscrição a qualquer altura.
Invalid email address

As receitas tradicionais são fartas, com ingredientes simples e com um sabor que parece que nos toca fundo na alma e nos evoca memórias de outros tempos. Um bom exemplo disso é o polvo à poveira, receita que hoje lhe deixamos, para que a possa recriar em sua casa seguindo as nossas instruções.

Servida com os mais diversos acompanhamentos, dos mais tradicionais aos diferentes, este é um daqueles pratos que não tem como enganara e que fica bem em todas as ocasiões, quer seja em refeições em família, quer seja quando tem convidados em casa. Portanto, o polvo à poveira vai ser uma receita a repetir muitas vezes!

Polvo à poveira: dicas para um polvo perfeito

O polvo é uma das peças de marisco mais difíceis de preparar. Se cozinhar este molusco com tentáculos durante demasiado tempo ou durante pouco tempo, a textura não será a ideal e o resultado será uma carne borrachosa, dura ou completamente encharcada, o que não é o que se pretende no seu polvo à poveira. No entanto, a tarefa também não deve ser assustadora, uma vez que cozinhar polvo em casa pode ser uma das refeições mais simples e mais satisfatórias – assim que a técnica estiver correta. Para um polvo á poveira (e outros pratos de polvo) delicioso, deixamos-lhe umas dicas:

Utilize uma panela com uma tampa bem apertada
Quando cozinhar um polvo no fogão, certifique-se de que utiliza uma panela com uma tampa bem apertada e verifique sempre se a panela está totalmente tapada. Não quer que o líquido libertado se evapore ou o polvo irá queimar e colar-se ao fundo da panela.

Retire os sucos naturais antes de arrefecer
Por vezes, é bom deixar a carne e o peixe marinar nos seus próprios sucos durante algum tempo antes de servir, mas esse não é o caso do polvo. De facto, pode arruinar todo o seu trabalho árduo, transformando-o em papa. Quando o polvo está tenro, retire-o imediatamente dos sucos naturais e deixe-o arrefecer. Não quer que o polvo arrefeça nos sucos, porque assim o polvo fica encharcado e isso faz com que se desfaça. O polvo ainda deve ter um pouco de ‘dente’, embora fique muito tenro.

Marinar é fundamental
Se vai grelhar um polvo, deverá mariná-lo, uma vez que a carne adquire realmente os sabores quando é carbonizada na proteína. Pode optar por uma marinada muito simples: sumo de limão, azeite virgem extra, alho, malaguetas e orégãos secos. Recomendamos que a marinada atue durante duas a três horas, para que os sumos e as especiarias sejam realmente absorvidos. No caso do polvo à poveira, a receita que lhe deixamos pede que coza o polvo, dando-lhe sabor com o molho, mas pode sempre optar po o grelhar.

Não desperdice nada
Muitas pessoas pensam que as cabeças do polvo são nojentas, e isso não poderia estar mais longe da verdade. Uma das coisas que poe fazer é cortar as cabeças em tiras, paná-las e fritá-las! É uma alternativa muito melhor do que a lula, porque a lula pode ser muito complicada e transformar-se em elástico se for cozinhada um segundo a mais do que o necessário. Estas cabeças de polvo ficarão tenras e deliciosas, e serão um petisco perfeito para a sua próxima refeição.

Faça o seu polvo à poveira e maravilhe-se com o seu sabor. Bom apetite!

Polvo à poveira

Uma receita saciante e cheia de sabor
Preparação 45 minutes
Cozedura 15 minutes
Total 1 hour
Refeição Peixe e marisco
Cozinha Portuguesa

Ingredientes
  

  • 1 polvo
  • 4 fatias de pão
  • 1,5 dl de azeite
  • 1 cebola picada
  • 2 dentes de alho picados
  • 1 folha de louro
  • 1 colher de chá de colorau
  • 2 colheres de sopa de vinagre
  • 4 cenouras cozidas
  • 4 ovos cozidos
  • Q.b. de sal, pimenta e salsa picada

Preparação
 

  • Coloque o polvo a cozer numa panela com água abundante, durante 45 minutos. Reserve o polvo na água.
  • Entretanto, torre as fatias de pão. Disponha-as numa travessa de servir.
  • Noutra frigideira, coloque o azeite e refogue nele a cebola e o alho. Junte a folha de louro e deixe refogar mais um pouco.
  • Junte o colorau, o vinagre e 1 dl da água de cozer o polvo. Deixe ferver mais um minuto, tempere com sal e pimenta, e desligue o fogão.
  • Escorra o polvo e parta-o em pedaços. Coloque-os na travessa do pão, juntamente com os ovos e a cenoura.
  • Regue com o molho de azeite, e, por fim, cubra com a salsa picada.

Dicas

  • Pode adicionar outros ingredientes ao prato, como batatas ou feijão-verde, para uma versão menos tradicional.
  • Esta é uma excelente receita para aproveitar sobras de polvo que tenha por casa.
Artigo anterior
Próximo artigo

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome aqui

Últimas receitas

Receitas recomendadas